Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multivitaminico

Search

Posts Recomendados

Entre o Orange Triad e o Opti-MEN, qual é melhor? Não entendo muito de multivitamínicos =P

Pra mim, OT sem pensar muito.

Show de bola o tópico.

Apenas uma dúvida Craw: Quantas cápsulas de OT tu toma por dia?

(Uma curiosidade apenas, se não quiser responder, de boa ^^)

Quando tomava eram 5 ou 6 caps/dia, dependendo da dieta que eu estava na epoca :) menos do que 5 nunca tomei e nao acho que vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando tomava eram 5 ou 6 caps/dia, dependendo da dieta que eu estava na epoca :) menos do que 5 nunca tomei e nao acho que vale a pena.

E quando acabava o pote, tu dava um "intervalo" entre um e outro ou não? Tipo, tomava ele apenas durante um tempo ou o ano inteiro, por exemplo?

"Tomava"? Hehe, tá usando qual multi agora?

Valeu por responder!

Link para o comentário

Queria trocar uma ideia com o craw e a galera aqui sobre multivitamínicos. Eu tenho uma opinião já formada. Pelo que eu vejo nos tópicos sobre multivitamínicos, ela é parecida com a do craw. Mas tem vários pontos que eu fico me questionando.

Olhando as tabelas dos multivitamínicos mais famosos, percebo o seguinte:

- Doses cavalares de vitaminas do complexo B. Ok, não é tóxico. Mas realmente é necessário tudo isso? Até quanto é necessário? Difícil dizer. Por que não colocar uma dose "intermediária", assim quem sentir necessidade de mais, não suplementa complexo B isoladamente?

- Doses pequenas de certas vitaminas. Exemplo: Opti-Men tem 300UI de Vitamina D3. Acredito que a galera vai concordar comigo que precisamos de mais do que isso. Eu diria que o aceitável pra um multi seria em torno de 1000~1500UI. Outro exemplo: Opti-Men tem 300mg de Vitamina C. Mais uma vez, é pouco. Eu ficaria feliz com algo em torno de 500~800mg.

- Se você analisar os blends que esses multivitamínicos têm, vai achar várias substâncias subdosadas (e outras com doses boas). Exemplo: Opti-Men tem 10mg de inositol. É muito pouco. Phyto blend do Opti-Men tem 240mg, e é composto de várias substâncias. Acredito que várias estejam subdosadas ali.

Eu me pergunto: esses multivitamínicos não estão com foco um pouco equivocado? Não sei se fui claro. Mas em suma, o que eu quis dizer foi: algumas substâncias vêm com concentrações desnecessariamente altas, e outras substâncias importantes com concentrações baixas.

Outra pergunta: será que Opti-Men, OT, ADAM realmente valem a pena? Será que não vale mais a pena investir em um multi como Daily Formula ou All-26 e depois adicionar isoladamente vitamina C, vitamina D3, vitaminas do complexo B, joint support complex, diggestive enzymes complex, PABA, ALA e talvez outros complexos?

Queria opiniões sobre isso...

OBS: Eu tomo Opti-Men atualmente.

@GVacaro, não vejo razão para "ciclar" multivitamínicos. Pode tomar direto sem problemas.

Abraço!

Editado por 2drafael
Link para o comentário

Concordo com a ideia do seu post, 2drafael. Realmente a questao de "o quanto realmente precisamos" é MUITO complicada e pior ainda sao os multis que deixam coisas importantes de lado e overdosam outras por serem mais baratas e/ou por chamar mais atencao.

Por um lado, existem estudos que condenam certas vitaminas/minerais em respectivas dosagens, mas a maioria é estudo lixo com diversas falhas. Por outro, existem substancias que as pessoas consideram 100% seguras, como beta-caroteno, e que dependendo da forma de fabricacao (se for sintetica, e nao natural) é prejudicial. Some isso ao fato que é MUITO dificil dizer qual dosagem é realmente necessaria (por ex: devo usar 5, 15, 50 ou 100mg de B6 por dia?) pra cada caso/situacao e pronto... temos uma crise de incertezas.

A dosagem é a pior parte ao meu ver. Pegue iodo, por exemplo. A ingestao diaria média dos norte-americanos é de 125-150mcg; já a dos japoneses é de 13.000mcg; e qual dos dois tem menos problemas com obesidade/tireoide? Os japoneses, é obvio. 13mg/dia de iodo é um absurdo pra maioria das pessoas, até em forma de suplementos; mas os caras ingerem isso naturalmente (comem muitas algas) e tem um indice de obesidade/saude tireoidal invejavel. E ai? O que isso significa? Que 13mg/dia é melhor do que 150mcg? E entre essas duas dosagens, olha o abismo que existe! Eu deveria usar 1, 3, 7 ou 13mg/dia? Ou até mais?

O que alguns recomendam é justamente isso que voce pensou: nao comprar multi e sim pegar substancias isoladas pra dosar da maneira que preferir. Eu já pensei em fazer o mesmo, mas ai cai no problema de sempre... ok, vou pegar vitamina A, mas mando 5, 10, 20 ou 50.000IU/dia? E iodo? E complexo B? Tem estudos mostrando que 1mg+ de metilcobalamina (B12) é eficiente na protecao contra doencas neurodegenerativas, mas aplica no meu caso? 600-1200mg de benfotiamina (B1 modificada) tem se mostrada muito eficaz em diabeticos pra reduzir glicemia alta/sintomas colaterais da doenca, entao dá pra eu usar tambem como prevencao?

Enfim, é algo muito chato, completamente questionavel... atualmente ta rolando uma ondinha de pessoas ligando o "foda-se" e parando de usar multis, simplesmente por causa dessa dificuldade em estabelecer padroes. Atualmente uso o Two-per-Day da Life Extension que tem uma tabela razoavelmente bacana e é barato... mas posso afirmar que estou fazendo o correto? Com certeza nao. Uso porque é barato e porque minha dieta nao é lá tao completa em micros... mas dizer que é a melhor opcao, nao tem como. Voltei a estudar essas questoes agora e fico com duvidas sobre o tema, entao espero que o debate vá pra frente.

Link para o comentário

alguem sabe por acaso se tem um topico em algum lugar q diga qt mais ou menos de micronutrientes o corpo precisa por dia? ja vi varios multivitaminicos, varias tabelas e pelo q li alguns sao subdosados em algumas substancias, mais sempre vejo discussoes e a galera fala q falta algo, o fato de ter algum topico falando qaul micronutrientes sao importantes e q media sao usados seria interessante pra quem nao entende bem (como eu), ter mais argumentos nesse topico. Se alguem tiver por favor me passa o link, pq nao achei nada ainda =(, abraço.

Link para o comentário

eu também acharia legal algo sobre, a media de vitaminas diarias, e no que elas ajudam o seu corpo, eu ja aprendi muito nesses ultimos dias que comecei a a participar desse forum, ultimamente estou lendo muito sobre o assunto, todo meu tempo livre esta em pesquisas sobre treinos, alimentação, suplementos, agora to pesquisando sobre as vitaminas, antioxidantes, mas ainda estou muito confuso a respeito dos mesmo...

tem vários tópicos muito bem explicados de como tomar creatina, a do BCAA foi muito bom, relatos sobre os NO's tambem, mas esta muito dificio achar algo pratico sobre as vitaminas, melhores horarios para se tomar.. estou lendo, mas ainda tenho muitas duvidas...

se alguem souber algum lugar que tenha esse tipo de informação..

Link para o comentário

Realmente o que você postou é verdade, craw. O que tem de informação questionável, reportagem sem fundamento e pesquisas mal feitas, é impressionante. Vitamina A, como você disse, quando adquirido em forma de carotenos é seguro. Mas sempre se vê gente falando "não consuma mais de X UI de Vitamina A, vai te fazer mal". Engraçado, que se você comer algumas cenouras, consegue quantidades bem altas da Vitamina A, bem maiores do que os valores recomendados diariamente.

Esses dias eu estava lendo algumas matérias no site de um médico americano. Nesse site, ele fala muito sobre vitaminas, seus benefícios e como podemos usá-las para nosso bem-estar. E ele comenta que seus filhos estão indo para a faculdade, e até hoje nunca tomaram uma única dose de antibióticos. Sempre que as crianças ficavam doentes, ele dava doses altas de Vitamina C e seus filhos ficavam bem. Naturalmente, só tomando copos e copos de suco de frutas. Quem fala sobre isso hoje em dia? Qualquer tosse, qualquer nariz trancado, qualquer coisinha, já tacam anti-inflamtório, antibiótico, anti-alérgico, anti-nãoseioque. E pior, ninguém pensa que pode evitar tudo isso, simplesmente prevenindo, com uma boa dieta, rica em macro e micronutrientes, rica em alimentos frescos e naturais.

E quanto à musculação, muitas pessoas só pensam em crescer, e esquecem da saúde. O cara fala "ah, multivitamínico e verduras não vão fazer eu crescer. Creatina e proteína vão". ]

E daí caímos na questão mais contraditória: dosagens. Quanto tomar de cada vitamina? Quais tomar? E assim vai... Eu acredito que temos que tomar todas elas, afinal "nenhum time nunca foi campeão jogando só com atacantes" (não lembro aonde eu vi essa frase, mas achei interessante). Talvez alguns exames de sangue ajudariam. Mas quem faz exames de sangue a cada mês pra verificar se está tudo ok? Eu até penso em fazer as vezes, mas toda vez que tiro sangue, passo mal...

Esse semestre voltei a fazer cursinho, voltei a ter aulas de biologia, e comecei a me interessar aina mais por essa área. Pretendo pesquisar mais, ler mais e postar mais. Também espero que o debate vá pra frente. Em breve volto a postar.

alguem sabe por acaso se tem um topico em algum lugar q diga qt mais ou menos de micronutrientes o corpo precisa por dia? ja vi varios multivitaminicos, varias tabelas e pelo q li alguns sao subdosados em algumas substancias, mais sempre vejo discussoes e a galera fala q falta algo, o fato de ter algum topico falando qaul micronutrientes sao importantes e q media sao usados seria interessante pra quem nao entende bem (como eu), ter mais argumentos nesse topico. Se alguem tiver por favor me passa o link, pq nao achei nada ainda =(, abraço.

Realmente eu não sei se tem exatamente quanto de cada micro nutriente nosso organismo precisa aqui no fórum. Afinal, não sabemos com certeza quanto de que precisa de cada nutriente. É muito difícil de afirmar É questão de você pesquisar e acabar usando uma quantidade que acha ideal.

eu também acharia legal algo sobre, a media de vitaminas diarias, e no que elas ajudam o seu corpo, eu ja aprendi muito nesses ultimos dias que comecei a a participar desse forum, ultimamente estou lendo muito sobre o assunto, todo meu tempo livre esta em pesquisas sobre treinos, alimentação, suplementos, agora to pesquisando sobre as vitaminas, antioxidantes, mas ainda estou muito confuso a respeito dos mesmo...

tem vários tópicos muito bem explicados de como tomar creatina, a do BCAA foi muito bom, relatos sobre os NO's tambem, mas esta muito dificio achar algo pratico sobre as vitaminas, melhores horarios para se tomar.. estou lendo, mas ainda tenho muitas duvidas...

se alguem souber algum lugar que tenha esse tipo de informação..

Dá uma lida nesse tópico e uma pesquisada na internet. Esse assunto é bastante complexo. Aqui tem algumas informações sobre o que cada vitaminas "faz":

http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml

Abraço!

Link para o comentário

Realmente eu não sei se tem exatamente quanto de cada micro nutriente nosso organismo precisa aqui no fórum. Afinal, não sabemos com certeza quanto de que precisa de cada nutriente. É muito difícil de afirmar É questão de você pesquisar e acabar usando uma quantidade que acha ideal.

Abraço!

pois é ai q esta os porens desse assunto de multivitaminicos. Ja q nao existe dosagem ideal (tipo creatina, bcaas), entao a gente vai meio q na sorte, sabendo o efeito das vitaminas mais nao sabendo exatamente as quantidades. Acho esse assunto de multivitaminicos muito complexo, se a noção certa de micronutrientes nao existem, dificilmente se achará o multivitaminico ideal.

artigo interessante q vc postou la, ainda nao tive tempo de ler, mais vou dar uma olhada, abraço.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...