Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ervas Naturais Para Aliviar A Dor Da Cólica Menstrual - Série Saúde Da Mulher


Posts Recomendados

Postado

Ervas Naturais Para Aliviar a Dor da Cólica Menstrual

colicas-menstruais-ervas.jpg

A cólica menstrual (pl. cólicas menstruais), também conhecidas como dismenorréia, é uma condição médica ginecológica caracterizada por dor uterina grave durante a menstruação. As dores de cólica incluem a dor afiada, latejante maçante, enjoativa, ardorosa ou aguda e pode preceder a menstruação por vários dias ou pode acompanhá-la, e geralmente desaparece à medida que o sangramento diminui.

O principal sintoma da dismenorréia é a dor concentrada no abdômen, na região do umbigo ou na região suprapúbica do abdômen, que pode irradiar para as coxas e região lombar.

Outros sintomas de cólicas menstruais podem incluir náuseas e vômitos, diarréia ou constipação, dor de cabeça, tontura, desorientação, hipersensibilidade à luz, som, cheiro e toque, desmaios e cansaço. Em estados de fragilidade emocional, a dor menstrual pode ser ainda mais grave.

Vários chás de plantas medicinais são preparados tradicionalmente para aliviar cólicas menstruais. As ervas naturais que relaxam os músculos, conhecidas como antiespasmódicas, contêm fitoquímicos que facilitam espasmos musculares e ajudam a relaxar o útero. Muitas destas ervas também possuem um suave efeito sedativo, acalmando os nervos ao mesmo tempo que aliviam as cólicas menstruais.

Black Cohosh – É uma das plantas medicinais com maiores propriedades para a saúde da mulheres e também é usado para esta condição, vez que possui poderosas propriedades antiespasmódicas, sendo útil no alívio de cólicas menstruais.

Camomila – Na Inglaterra, a Camomila é uma das ervas medicinais mais utilizadas para o tratamento da menstruação irregular. A Camomila contém um agente antiespasmódico muito forte que relaxa músculos tensos e alivia dores no corpo e dor pré-menstrual.

Cava Cava – Possui fitoquímicos chamado kavaloactones, que aliviam o estresse e influi no relaxamento dos músculos. O Kava-Kava também possui uma propriedade curiosa para o trato genito-urinário, especialmente em mulheres, relaxando o útero e tornando-o especialmente útil contra cólicas menstruais.

Chás Medicinais – O chá de Framboesa e o chá de Erva-Cidreira são muito usados na medicina popular para aliviar os sintomas da dismenorréia. Um importante uso medicinal da Erva-cidreira consiste em promover a menstruação e aliviar as dores durante o período.

Gengibre – Direciona o sangue para a região pélvica e ajuda a aliviar os bloqueios pélvicos. Suas propriedades antiespasmódicas relaxam a musculatura lisa e, assim, ajudam a aliviar as cólicas menstruais.

Inhame-Selvagem – É uma erva conhecida por ter propriedades antiinflamatórias e antiespasmódicas e consegue diminuir a dor menstrual, bem como a inflamação associada à endometriose, que leva ao tecido cicatricial. No entanto, como antiespasmódico, a planta já foi utilizada com sucesso na cura para a cólica biliar, sendo especialmente útil para as náuseas das mulheres grávidas. A planta é valiosa também em dores de cólica causadas por Cólera – Cholera, soluços e asma espasmódica.

Viburno – A casca do Viburnum contém pelo menos quatro fitoquímicos que facilitam o relaxamento de cólicas uterinas. Os Viburnums são uteis para relaxar o útero, e tratar cólicas uterinas e dismenorréia.

Observação: Várias outras plantas medicinais são usadas tradicionalmente para aliviar os sintomas da dismenorréia (cólicas menstruais).

Ervas Aromáticas

O uso da Aromaterapia através de massagens abdominais relaxantes pode ter efeito benéfico para liberar a dor e a tensão do baixo ventre. Algumas das ervas aromáticas mais utilizadas para este fim são o Gerânio, a Camomila e o Jasmim. Estes mesmos óleos de massagem podem ser adicionados a um ambiente aconchegante ou a um banho de ervas.

Fitoterápicos e Pesquisas

Outros medicamentos à base de plantas medicinais têm sido estudadas no tratamento da dismenorréia. Em 2008 foram encontradas evidências promissoras advindas da medicina tradicional chinesa para a dismenorréia primária, mas que a prova foi limitada por alguns médicos pela sua baixa qualidade metodológica. Um outro estudo indicou que dois fitoterápicos japoneses, Shakuyaku-kanzo-to (SK) e Toki-shakuyaku-san (TS) proporcionaram alivio total a todos os pacientes da pesquisa. A análise indicou a eficácia do uso da nitroglicerina transdérmica. (Department of Obstetrics & Gynecology, Wakayama Medical University, Kimi-idera, Wakayama, Japan.)

Fonte: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-colica-menstrual-colicas-menstruais.html

Quando achar algo mais para acrescentar editarei o tópico.

Abraços,

MarinhoBF

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...