Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5

Jorge Whey

Posts Recomendados

Falou tantos treinos que agora até fiquei confuso... rs

Mas depois do SL eu pretendo seguir um treino de hipertrofia, porque esse é meu objetivo. Por outro lado, se eu seguir outros treinos de força, creio que seja impossível não ficar grande agachando e supinando com 1.5x o peso do corpo, então fico meio confuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

Desculpe busarello, fiquei um pouco confuso com esta sua afirmação.

Ok, faz parte ;)

EU ACHO que o SL é um treino "de hipertrofia", ou melhor, não é um "treino de força".

Há muitas variáveis envolvidas, vou citar umas poucas:

01 - Reforço de pontos fracos:

Não há. Quando você trava em uma carga, você faz um deload. Funciona? sim, no início. Mas o que resolve mesmo é ver onde, no movimento, está o problema. E atacar este ponto. WSB tem uma estratégia bem agressiva, rotaciona exercícios (dentre uma lista bem trabalhada) e gera, ao final de certo tempo, carry over para o levantamento principal. Há outras formas, como manter o levantamento principal e trabalhar o ponto fraco em acessórios, e por ai vai.

02 - Volume:

É baixo. Cedo ou tarde será necessário aumentar esse volume, e o template SL, neste ponto, é limitado.

Falou tantos treinos que agora até fiquei confuso... rs

Mas depois do SL eu pretendo seguir um treino de hipertrofia, porque esse é meu objetivo. Por outro lado, se eu seguir outros treinos de força, creio que seja impossível não ficar grande agachando e supinando com 1.5x o peso do corpo, então fico meio confuso.

Veja o relato do Gremista.

Independente do seu objetivo, é preciso disciplina e constância. Eu diria que paciência, também.

Você vai crescer enquanto fica mais forte. O contrário nem sempre é verdadeiro.

MAS dá para crescer MUITO mais rápido (sem entrar no mérito dos esteróides) se você não procurar ficar forte na mesma medida.

Agora, aos dois posts citados:

SL e variações são excelentes templates para ensinar:

- trabalhar com os básicos;

- trabalhar com cargas elevadas;

- trabalhar próximo da sua RM (ao menos no final do protocolo);

- pensar no corpo como uma unidade funcional, composta de vários mecanismos, ao invés de pensar nos mecanismos.

MAS cedo ou tarde as limitações do template serão maiores que as vantagens.

Agora o quanto estes templates valem a pena, bem, depende de cada um.

EU procuro manter-me funcional, principalmente porque a idade traz mais do que sabedoria (tendinite, dores, encurtamentos, etc). Então, PARA MIM, que não sou da área, foi uma forma ótima de "abrir horizontes". Para mim, hoje, não adianta nada fazer "rosca direta" com 50 quilos mas, em contrapartida, não conseguir pegar minhas filhas no colo, juntas. Ou ter dor nas costas por carregar duas "bombonas" de água por 3 ou 4 lances de escada.

Isso me fez melhor? No meu juízo, sim. Em absoluto? não.

Link para o comentário

Não entendi essa parte.

Treinos totalmente voltados para força, inevitavelmente acabam pregando uma rápida execução excêntrica e concêntrica, enquanto treinos hipertróficos ou mais voltados para tal, podem ser executados em uma velocidade mais lenta, gerando uma quantidade de estímulos superior. Claro que saber balancear o volume, intensidade e divisão de acordo com o porte físico, qualidade de vida e tempo de treino individualmente, é uma característica que deve ser levado a sério.

Link para o comentário

Caramba, não consigo sair dos 38kg no OHP!! :mad: Eu estava quase conseguindo e hoje senti uma baita dor atrás do ombro esquerdo, será que estou aquecendo pouco? Afff.... e olha que já fiz um deload no ohp e estagnei no mesmo peso! :crying_anim02: E fazer deload em cutting foi horrível no ohp, demorei pra caramba pra voltar nos 38kg.

Link para o comentário

• Supermoderador

busarello, on 25 Jun 2014 - 11:43, said:snapback.png

MAS dá para crescer MUITO mais rápido (sem entrar no mérito dos esteróides) se você não procurar ficar forte na mesma medida.

Não entendi essa parte.

Há um vídeo do Kay Greene aqui no fórum, acho que o título tem algo como "nunca serei um levantador de peso".

Ali ele descreve bem isso de crescer sem se tornar forte na mesma medida.

Em tempo, longe de mim afirmar que um atleta do tamanho do Greene é fraco.

Caramba, não consigo sair dos 38kg no OHP!! :mad: Eu estava quase conseguindo e hoje senti uma baita dor atrás do ombro esquerdo, será que estou aquecendo pouco? Afff.... e olha que já fiz um deload no ohp e estagnei no mesmo peso! :crying_anim02: E fazer deload em cutting foi horrível no ohp, demorei pra caramba pra voltar nos 38kg.

Que tal fugir um pouco do template e aumentar o volume?

Sim, aumentar.

Mantenha o ultimo peso que te proporcionou uma execução "tranquila". Travou nos 38, tente 34, por exemplo.

E aumente o volume. Faça 5x7, por exemplo, até conseguir completar as 35 repetições. Dai aumente a carga.

Outro detalhe é o saldo calórico. Já saiu do cutting?

Ou, em ultimo caso, siga o template e reduza o volume.

Link para o comentário

Esqueceu do principal: Smolov.

Tem o The Cube também.

Tem o método do Verkoshanki.

Tem um monte.

haha, verdade. Smolov. Estou ficando velho e com a memória fraca. O The Cube nem conhecia. A Russia e o leste europeu são f*** nestes treinos de força.

Abraços.

Ok, faz parte ;)

EU ACHO que o SL é um treino "de hipertrofia", ou melhor, não é um "treino de força".

Há muitas variáveis envolvidas, vou citar umas poucas:

01 - Reforço de pontos fracos:

Não há. Quando você trava em uma carga, você faz um deload. Funciona? sim, no início. Mas o que resolve mesmo é ver onde, no movimento, está o problema. E atacar este ponto. WSB tem uma estratégia bem agressiva, rotaciona exercícios (dentre uma lista bem trabalhada) e gera, ao final de certo tempo, carry over para o levantamento principal. Há outras formas, como manter o levantamento principal e trabalhar o ponto fraco em acessórios, e por ai vai.

02 - Volume:

É baixo. Cedo ou tarde será necessário aumentar esse volume, e o template SL, neste ponto, é limitado.

busarello, concordo com seus argumentos que o SL estratégicamente tem algumas limitações. Todavia, eu classifico o SL como um treino de força para iniciante. Tanto é que SL tem força até no nome!!

Uma boa estratégia para quem é fã do SL e já estagnou mesmo fazendo dealoads algumas vezes é partir para o 5/3/1. Depois de estagnar em 5/3/1, pode-se seguir com Madcaw ( Bill Starr) e mesmo assim fazer mais uma vez uma boa progressão. Conheço pouco dos protocolos russos e da região do leste europeu então não tenho parametros para comparar, ouvi dizer que Sheiko é bem completo, por exemplo. Todavia, eu indicaria o SL para qualquer iniciante que procura progressão de força.

Abraços.

Link para o comentário

Galera. me tirem uma dúvida...

Eu tentei ler se a dúvida já foi respondida, mas nas primeiras 10 páginas ninguem falou nada sobre isso, e o tópico tem maiis de 300 páginas, então fica dificil ficar procurando....

Treino de força gera uma hipertrofia agradável? por que eu sou magrelo e queria ganhar uma massa e ficar um pouco musculoso se possível...

Eu comecei a academia faz umas duas semanas, e eu percebi que vários caras que levantam pesos GIGANTESCOS não parecem musculosos, alguns até parece que nem fazem musculação mesmo levando em conta o tanto de peso que eles levantam...

Se eu fizer esse treino SL 5x5, eu vou gahar hipertrofia, ou eu vou ser conhecido na academia como o magrelo que levanta 200 quilos no levantamento terra?

E se esse treino não gerar uma hipertrofia agradável, alguem poderia me falar um treino simples que gere hipertrofia?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...