Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5


Jorge Whey

Posts Recomendados

  • Supermoderador

nan101, on 11 Mar 2014 - 16:50, said:

Então, eu li relatos de q a aparencia do SL pode ficar tipo t-rex...talvez isso seja bobagem pois meu corpo tá bem legal e to gostando da simetria.

Porém acho minhas pernas grandes e queria dar enfase ao tronco, com um upper/lower logo após o SL.

O q vc sugere pra mim, continuar por quanto tempo mais ou menos o SL?

Calcule suas cargas de forma a alcancá-las em umas 8 semanas. Depois siga por mais umas 8 semanas, pelo menos, ou até esbarrar em uma estagnação forte. Ai você vê como está o seu corpo e, se for o caso, mexe no treino.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Creio que as assistências supram algumas falhas do SL. Eu, por exemplo, adicionei algumas para antebraço, trapézio e panturrilhas, sempre 2 por dia de treino, mas só fiz isso depois de 3 meses no básico.

Eu sempre faço assistencias, por isso não há uma assimetria ou "t-rex".

Calcule suas cargas de forma a alcancá-las em umas 8 semanas. Depois siga por mais umas 8 semanas, pelo menos, ou até esbarrar em uma estagnação forte. Ai você vê como está o seu corpo e, se for o caso, mexe no treino.

Farei isso. To começando a entender o espirito do SL...tbm tem a questão de ter um bom tempo de recuperação, e como sou ectomorfo acho isso essencial. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, já estou dando aquela estudada no SL, então vamos as minhas duvidas.

Sobre a progressão de pesos, no squat feito 3x na semana, se não segunda estava levantando 10, quarta levanto 12 e sexta 14? Funciona assim?

E pelo que li, eles levam em conta o peso da barra + peso total quando eles fazem tiram o peso, certo? E não 12 de cada lado?

Li as apostilas do Ice, e na parte que fala das cargas iniciais, eu me perdi um pouco pq estão em libras, se não me engano, e dois exercícios já começam com pesos, só que, levando em conta a duvida acima, sobre eles usarem a barra nessa conta, poderiam me dizer quantos kgs de anilhas eu deveria colocar, tirando a barra?

E por fim, eu tenho um barra e 20kg de anilhas em casa, se nesse um mês eu seguir a rotina, só com a barra sem pesos, já poderei começar com algum peso?

Estou com algumas duvidas sobre a postura, mas deixa pra depois.

Agradeço a atenção. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aqui lendo, relendo, revirando o tópico e estou pensando em algo que pode ser muita bobagem minha.

No começo, ao ler sobre o SL a ideia do deload fez sentido. Mas depois de iniciar o treino, inclusive já passando por um deload, comecei a refletir sobre ele. Será que é uma boa ideia assim? Tá, eu sei, tem toda aquela história de adaptação neural, recuperação muscular, etc. Mas, será que essa diferença de deload justamente não afetaria a adaptação? Ora, se eu começo a levantar cargas mais altas e num momento fico estagnado, como meu corpo vai se adaptar àquele peso se eu diminuí-lo? Como se o cérebro pensasse: "opa, ele não levantou mais toda aquela carga, posso relaxar!". Não faria mais sentido permanecer indefinidamente, ao menos para os iniciantes, até conseguir fazer 5x5 e assim por diante? Vi que alguns comentaram que o deload sequer funciona em alguns casos.

Nesse caso, a progressão dupla com pesos fracionados faz muuito sentido. Assim, se o cara consegue progredir normalmente, ele vai colocando os pesos indicados. Qdo estagnar, ele faria o mesmo peso até conseguir: 5x4, depois 5x5 até fazer 5x7 sem qualquer deload. Depois vai avançando com anilhas fracionadas do mesmo modo.

Isso sem contar o aspecto emocional do cara inconscientemente fazer um deload desnecessário para fugir do peso qdo passa a ser um incômodo.

Desculpem se falei bobagem demais, mas acho que questionando, refletindo e testando sempre podemos evoluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que o deload é indicado em um treino apenas e tentar seguir em frente depois na progressão, isso bem lá na frente já

EU e a maioria da galera que eu li relatos, tem em mente partir para outros protocolos de treino de força depois que estagnar de vez no SL

Inclusive, já tô lendo uns protocolos do sheiko e pretendo fazer um treino neste sentido após o SL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aqui lendo, relendo, revirando o tópico e estou pensando em algo que pode ser muita bobagem minha.

No começo, ao ler sobre o SL a ideia do deload fez sentido. Mas depois de iniciar o treino, inclusive já passando por um deload, comecei a refletir sobre ele. Será que é uma boa ideia assim? Tá, eu sei, tem toda aquela história de adaptação neural, recuperação muscular, etc. Mas, será que essa diferença de deload justamente não afetaria a adaptação? Ora, se eu começo a levantar cargas mais altas e num momento fico estagnado, como meu corpo vai se adaptar àquele peso se eu diminuí-lo? Como se o cérebro pensasse: "opa, ele não levantou mais toda aquela carga, posso relaxar!". Não faria mais sentido permanecer indefinidamente, ao menos para os iniciantes, até conseguir fazer 5x5 e assim por diante? Vi que alguns comentaram que o deload sequer funciona em alguns casos.

Nesse caso, a progressão dupla com pesos fracionados faz muuito sentido. Assim, se o cara consegue progredir normalmente, ele vai colocando os pesos indicados. Qdo estagnar, ele faria o mesmo peso até conseguir: 5x4, depois 5x5 até fazer 5x7 sem qualquer deload. Depois vai avançando com anilhas fracionadas do mesmo modo.

Isso sem contar o aspecto emocional do cara inconscientemente fazer um deload desnecessário para fugir do peso qdo passa a ser um incômodo.

Desculpem se falei bobagem demais, mas acho que questionando, refletindo e testando sempre podemos evoluir.

Negativo

no deload você deve ficar mais ou menos 2~3 semanas sem levantar cargas máximas, se 2-3 semanas sem levanta-las fizesse você perder força, a maioria dos métodos de treino intermediários/avançados seria extinguida,

não sei se você já leu sobre WSB em que se reveza o exercício principal a cada 2~3 semanas, você faz supino e só volta a faze-lo meses depois, o protocolo é um dos mais famosos do mundo e funciona.

Já leu sobre sheiko? em que se usa cargas muito baixas mas com um volume assustador e todos relatam grandes progressos ao decorrer dos meses

Você acha que um powerlifter experiente treina, igual ao método do stronglift? (levantando cada dia cargas mais pesadas, e fazendo deload indefinidamente? negativo também, eles usam porcentagens ou variação constantes de exercícios)

ou que algum levantador olímpico alcança sua carga máxima o ano inteiro? (e vai progredindo em cima dela "X Kg" por semana?)

é por essas e outras razões que o Stronglift 5x5 é treino pra iniciantes.

Editado por Sprinter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negativo

no deload você deve ficar mais ou menos 2~3 semanas sem levantar cargas máximas, se 2-3 semanas sem levanta-las fizesse você perder força, a maioria dos métodos de treino intermediários/avançados seria extinguida,

não sei se você já leu sobre WSB em que se reveza o exercício principal a cada 2~3 semanas, você faz supino e só volta a faze-lo meses depois, o protocolo é um dos mais famosos do mundo e funciona.

Já leu sobre sheiko? em que se usa cargas muito baixas mas com um volume assustador e todos relatam grandes progressos ao decorrer dos meses

Você acha que um powerlifter experiente treina, igual ao método do stronglift? (levantando cada dia cargas mais pesadas, e fazendo deload indefinidamente? negativo também, eles usam porcentagens ou variação constantes de exercícios)

ou que algum levantador olímpico alcança sua carga máxima o ano inteiro? (e vai progredindo em cima dela "X Kg" por semana?)

é por essas e outras razões que o Stronglift 5x5 é treino pra iniciantes.

Muito boa a explicação. Você tem alguma literatura explicando protocolos do sheiko? Ou indica algo onde eu possa me informar mais a fundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se trata só de levantar os pesos.

O que vai gerar o aumento da força é o aprendizado do SNC. Adaptação neural vem antes da adaptação física. Se o corpo chegou no limite, reduza as cargas. Vai continuar gerando estímulo de hipertrofia e dar tempo ao SNC dominar melhor o movimento. É o domínio do movimento que vai estimular o aumento da força física total, não arregaçar os músculos com cargas extrapesadas todo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...