Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5

Jorge Whey

Posts Recomendados

Publicidade

Dácio, o importante no treino de panturrilhas é eliminar o efeito de mola no tendão de aquiles. Pausar na parte de cima do movimento não traz grandes ganhos para hipertrofia.

Fazendo no chão você vai eliminar o efeito elástico, mas a amplitude será reduzida. Obviamente dá para resolver isso fazendo em um lance de escada, ou qualquer suporte que te permita descer com o calcanhar mais do que a ponta dos pés (mas sempre tomando cuidado para permanecer uns 2-3 segundos parado na posição inferior, para eliminar o efeito elástico).

abraços

Nesse caso seria com a barra sobre as costas, como no agachamento correto? Achei muito interessante a ideia, vou até tentar isso depois... Só que minha academia fez uma reforma completa trocou aparelhos, piso, anilhas tudo tudo, os banquinhos ou degraus sumiram... =/

Uma outra questão é a respeito do equilíbrio, seria interessante chamar alguém para ajudar no inicio, para evitar de "escurregar" hehehe

O que eu não acho muito legal é tipo você segurar barra como se fosse fazer o encolhimento, acho um stress desnecessário p/ os ombros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que acham sobre o cinto para o agachamento? Bati 1BW esses dias e estava pensando nisso!!! Já li coisas sobre enfraquecer a lombar, e bla bla bla. Mas qual a opinião de vocês?

É cedo ainda?

Desnecessário na minha opinião, a progrssão que você faz no agachamento e no terra durante o 5x5 te fornece um desenvolvimento da lombar excelente, eu nunca precisei usar cintos e espero continuar assim.

Com barra em pé, vai exigir muito do ombro, trapézio e braços... Não acho interessante colocar mais stress nesses músculos principalmente o ombro, mesmo que seja uma ação indiretamente e você esteja focando toda sua força nas panturrilhas para subir.

Eu li seu outro post agora, quando eu digo barra em pé eu quero dizer barra no trapézio, tipo agachamento high-bar, os braços apenas apoiam pra barra não rolar/escorregar e cair.

Acho quem faz esse trabalho de estabilização são o pé e o tornozelo... mas também é achismo, hehe

abraços

kkkkk ai fica a dúvida, não sei como, mas vou tentar pesquisar e trazer pra nós aqui, valeu ;D

Abçs

Link para o comentário

Entendi, mas continuo discordando hehehe :)

1º) Desculpe minha ignorância, mas qual a vantagem de suportar as cargas no quadril em relação a ombros/coluna?

2º) Seguindo por essa linha de racíocinio, seria mais vantajoso fazer supino no smith por exemplo, poupando-se o trabalho de estabilização, ou, como o vinicius falou, panturrilha é um caso a parte?

abçs.

Eu falei que é um caso a parte do modo que eu vejo. Os exercicios pra panturrilhas não são compostos. O supino tem-se como um exercicio pra peito, mas o mais correto é se dizer quem é um exercicio pra peito, ombro e triceps. Já os treinos para panturrilhas é só para as mesmas e pronto. Qnd vou treinar panturrilhas não quero usar abdomen/lombar etc como estabilizadores, quero treinar as panturrilhas e pronto. E pela composição e formado do músculo, continuo não vendo nada na questão de manter o equilíbrio com pesos livres que torne mais interessante colocar uma barra emcima das coxas ao invés de usar a máquina sentado. Acho que eu não tô sendo suficientemente claro no que quero dizer hehe

Link para o comentário

Eu falei que é um caso a parte do modo que eu vejo. Os exercicios pra panturrilhas não são compostos. O supino tem-se como um exercicio pra peito, mas o mais correto é se dizer quem é um exercicio pra peito, ombro e triceps. Já os treinos para panturrilhas é só para as mesmas e pronto. Qnd vou treinar panturrilhas não quero usar abdomen/lombar etc como estabilizadores, quero treinar as panturrilhas e pronto. E pela composição e formado do músculo, continuo não vendo nada na questão de manter o equilíbrio com pesos livres que torne mais interessante colocar uma barra emcima das coxas ao invés de usar a máquina sentado. Acho que eu não tô sendo suficientemente claro no que quero dizer hehe

Entendi seu ponto de vista e até concordo com você, gêmeos eu também não vejo vantagem em colocar uma barra nas coxas ao invés de usar máquina, mas quanto a elevação plantar com a barra no trapézio, é dificl estabilizar e fazer o movimento completamente vertical, ai ficou a dúvida se a panturrilha participa dessa estabilização, eu acho que sim o mpcosta discorda, mas respondendo pra você agora me surgiu outra dúvida, caso fossem as panturrilhas responsáveis por tal estabilização, o estimúlo é maior ou apenas diferente ? Vale lembrar que com a barra nas costas não da pra pegar uma carga tão alta quanto se você fizesse no leg press por exemplo.

Abçs.

Abçs.

Link para o comentário

Há de se considerar que fazendo com carga nos ombros/trapézio você também levanta o peso do corpo... aí teria que fazer um cálculo para saber qual vale mais a pena (carga nos ombros/trapézio ou no leg). Mas eu imagino que no leg você consiga utilizar uma carga maior.

abraços

Nada relevante, apenas uma observação: não faz diferença se a carga vem do corpo ou de anilhas, carga é carga ;P então se no leg ele colocaria 60kg a mais, talvez ele tenha esses 60kg ou mais no corpo dele dos joelhos pra cima, então a diferença da carga no leg ou livre não importa ;P

pra você se manter equilibrado e fazer o movimento em uma linha vertical sem balançar o corpo pra frente ou para trás, mas como eu disse, não tenho embasamento e nem argumentos concretos, é puro achismo e empirismo de fazer um baita esforço pra erguer a carga evitando balançar o corpo durante o movimento e "sentindo" ou achando que o músculo está sendo mais exigido, ou não é a panturrilha em si que faz esse trabalho ?

Abçs.

Acho que quem vai tentar estabilizar pra não balançar são abdomen + lombar (visto que com o peso na altura das costas/ombros a maior parte do desequilibrio vai ser da cintura pra cima) e na parte baixa o tendão de aquiles, mas não tenho certeza.

Além do mais, eu penso que com essa dificuldade para se equilibrar, vc acaba utilizando menos carga e tem mais dificuldade em controlar a cadência. Portanto, mesmo que haja recrutamento de outra fibras para manter o equilibrio, acredito que seria menos do que vc recrutaria utilizando mais carga e controlando melhor a cadência.

O que eu não acho muito legal é tipo você segurar barra como se fosse fazer o encolhimento, acho um stress desnecessário p/ os ombros.

Eu já acho que poderia ser interessante para aproveitar o exercicio para fortalecer a pegada e fazer um trabalho de isometria dos trapézios ;P (Eu disse poderia, eu não faria, prefiro fazer no leg)

Link para o comentário

• Supermoderador

Pessoal, o que acham sobre o cinto para o agachamento? Bati 1BW esses dias e estava pensando nisso!!! Já li coisas sobre enfraquecer a lombar, e bla bla bla. Mas qual a opinião de vocês?

É cedo ainda?

Desnecessário. Agachamento, terra e remada fortalecerão sua lombar e abdome; cinto é para se usar em último último último caso (1RM ou algo do tipo), e isso não acontece no SL.

Nesse caso seria com a barra sobre as costas, como no agachamento correto? Achei muito interessante a ideia, vou até tentar isso depois... Só que minha academia fez uma reforma completa trocou aparelhos, piso, anilhas tudo tudo, os banquinhos ou degraus sumiram... =/

Uma outra questão é a respeito do equilíbrio, seria interessante chamar alguém para ajudar no inicio, para evitar de "escurregar" hehehe

Aí eu não acho legal, haha

Colocar a barra nos ombros e ficar em uma superfície instável é muito perigoso, a chance de cair para trás é grande. Se for fazer com a barra nos ombros é melhor fazer diretamente no chão.

kkkkk ai fica a dúvida, não sei como, mas vou tentar pesquisar e trazer pra nós aqui, valeu ;D

Abçs

Legal, no aguardo :D

Nada relevante, apenas uma observação: não faz diferença se a carga vem do corpo ou de anilhas, carga é carga ;P então se no leg ele colocaria 60kg a mais, talvez ele tenha esses 60kg ou mais no corpo dele dos joelhos pra cima, então a diferença da carga no leg ou livre não importa ;P

Justamente por isso... o que eu quis dizer é que não dá pra dizer algo do tipo "no leg eu pego 100 kg e nos ombros pego 80 kg, então o leg é melhor porque a carga é maior"

Link para o comentário

Aí eu não acho legal, haha

Colocar a barra nos ombros e ficar em uma superfície instável é muito perigoso, a chance de cair para trás é grande. Se for fazer com a barra nos ombros é melhor fazer diretamente no chão.

Vi um rapaz com 10 anos de academia, não muito grande mas com definição total de fibras, até lembrava ser um fisiculturista pela definição, só pecava no tamanho dos músculos mesmo.

Vi ele fazendo exatamente com a barra sobre os ombros, e ele fazia o movimento do gêmeos nos degraus, isso sobre a proteção da gaiola (se bem que eu não acho que resolveria porra nem uma), achei bem interessante... Porque teria uma aplitude gigantesca e também somaria o peso corporal... Isso com cargas altas acho que possa ser interessante, mais pela amplitude que possa gerar...

A nova maquina do leg da minha academia é muito inferior a antiga para fazer panturrilhas lá.

Mas aqui entre nós, o que será que aconteceria com um escorregãozinho? Pelo menos teria a barra p/ amortecer né.

Eu já acho que poderia ser interessante para aproveitar o exercicio para fortalecer a pegada e fazer um trabalho de isometria dos trapézios ;P (Eu disse poderia, eu não faria, prefiro fazer no leg)

Sei lá hein, cada um com seus treinos rs.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...