vinicius_vas 40 Postado Março 26, 2013 às 16:53 Compartilhar Postado Março 26, 2013 às 16:53 Essa coisa de usar peso livre pras panturrilhas é bobagem. A questão máquinhas x pesos livres é um caso a parte nessa questão. A diferença entre um supino na máquina ou com barra livre/halteres por exemplo é que na máquina o movimento não é natural, é todo conduzido pela máquina e tudo o que vc faz é empurrar, não precisa se esforçar pra manter o equilíbrio, recrutando talvez menos fibras musculares. Já no caso de comprar panturrilhas sentado na máquina ou sentado no banco com a barra nas coxas, o movimento que as pernas fazem é exatamente igual e vc não tem necessidade de tentar manter o equilíbrio mesmo com a barra (talvez tenha que equilibrar a barra usando os braços) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio T. 12 Postado Março 27, 2013 às 11:25 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 11:25 Essa coisa de usar peso livre pras panturrilhas é bobagem. A questão máquinhas x pesos livres é um caso a parte nessa questão. A diferença entre um supino na máquina ou com barra livre/halteres por exemplo é que na máquina o movimento não é natural, é todo conduzido pela máquina e tudo o que vc faz é empurrar, não precisa se esforçar pra manter o equilíbrio, recrutando talvez menos fibras musculares. Já no caso de comprar panturrilhas sentado na máquina ou sentado no banco com a barra nas coxas, o movimento que as pernas fazem é exatamente igual e vc não tem necessidade de tentar manter o equilíbrio mesmo com a barra (talvez tenha que equilibrar a barra usando os braços) Opa, eu discordo, fazendo elevação plantar por exemplo, com uma carga razoável, é necessário um esforço a mais para se equilibrar no pico do exercício, e um maior ainda pra se equilibrar enquanto desce o peso controladamente, além dos estabilizadores que são exigidos, como o tornozelo por exemplo (me corrijam se falei besteira aqui) numa máquina ou no leg press por exemplo já não ocorre isso. Abçs. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Supermoderador mpcosta82 2966 Postado Março 27, 2013 às 12:24 Supermoderador Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 12:24 Opa, eu discordo, fazendo elevação plantar por exemplo, com uma carga razoável, é necessário um esforço a mais para se equilibrar no pico do exercício, e um maior ainda pra se equilibrar enquanto desce o peso controladamente, além dos estabilizadores que são exigidos, como o tornozelo por exemplo (me corrijam se falei besteira aqui) numa máquina ou no leg press por exemplo já não ocorre isso. Abçs. Mas aí acaba diminuindo o estímulo nas panturrilhas (no tornozelo imagino que não faça diferença máquinas ou com pesos livres) Se o objetivo for hipertrofia específica nelas, entendo ser mais interessante fazer no leg - assim a carga será suportada pelo seu quadril, e não pelos ombros (e coluna) como é feito em máquinas com suporte nos ombros (ou com pesos livres, com barra nos trapézios). É a mesma discussão sobre fazer desenvolvimento sentado ou em pé - em pé trabalha muito mais estabilizadores, coordenação e um monte de outras coisas; mas sentado você trabalha mais os músculos-foco do exercício (ombros, tríceps, etc). abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio T. 12 Postado Março 27, 2013 às 13:16 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 13:16 Mas aí acaba diminuindo o estímulo nas panturrilhas (no tornozelo imagino que não faça diferença máquinas ou com pesos livres) Se o objetivo for hipertrofia específica nelas, entendo ser mais interessante fazer no leg - assim a carga será suportada pelo seu quadril, e não pelos ombros (e coluna) como é feito em máquinas com suporte nos ombros (ou com pesos livres, com barra nos trapézios). É a mesma discussão sobre fazer desenvolvimento sentado ou em pé - em pé trabalha muito mais estabilizadores, coordenação e um monte de outras coisas; mas sentado você trabalha mais os músculos-foco do exercício (ombros, tríceps, etc). abraços Entendi, mas continuo discordando hehehe 1º) Desculpe minha ignorância, mas qual a vantagem de suportar as cargas no quadril em relação a ombros/coluna? 2º) Seguindo por essa linha de racíocinio, seria mais vantajoso fazer supino no smith por exemplo, poupando-se o trabalho de estabilização, ou, como o vinicius falou, panturrilha é um caso a parte? abçs. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ricardo89 483 Postado Março 27, 2013 às 13:34 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 13:34 Supino nao é um movimento pra cima e pra baixo. A barra vai pra frente e pras tras também. Por isso o smith perde toda a utilidade. Essa máquina só presta pra rebentar nossas juntas! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio T. 12 Postado Março 27, 2013 às 13:38 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 13:38 (editado) Foi só um exemplo, mal escolhido pelo jeito Edit: Eu quis expor o seguinte, se em todos os outros musculos damos preferência a exercícios com peso livre, que exigem estabilização, etc. Por que na panturrilha seria diferente? Editado Março 27, 2013 às 13:41 por Rogerio T. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Supermoderador mpcosta82 2966 Postado Março 27, 2013 às 13:42 Supermoderador Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 13:42 Entendi, mas continuo discordando hehehe 1º) Desculpe minha ignorância, mas qual a vantagem de suportar as cargas no quadril em relação a ombros/coluna? 2º) Seguindo por essa linha de racíocinio, seria mais vantajoso fazer supino no smith por exemplo, poupando-se o trabalho de estabilização, ou, como o vinicius falou, panturrilha é um caso a parte? abçs. hehehe 1) você aguenta mais carga no quadril do que nos ombros - aqui estou considerando aquelas máquinas com suporte bem em cima do ombro; se fizer com barra livre nos trapézios talvez não faça tanta diferença. De qualquer forma você vai ter que estabilizar uma carga alta nos ombros/trapézio, essa carga será suportada pela sua coluna, acho mais interessante que a carga seja suportada pelo seu quadril. Há de se considerar que fazendo com carga nos ombros/trapézio você também levanta o peso do corpo... aí teria que fazer um cálculo para saber qual vale mais a pena (carga nos ombros/trapézio ou no leg). Mas eu imagino que no leg você consiga utilizar uma carga maior. 2) como o ricardo falou, supino no smith (ou em outra máquina) você é obrigado a seguir uma trajetória predefinida. No caso da panturrilha não faz diferença, é exatamente o mesmo movimento, seja com barra, segurando halteres ao lado do corpo, no leg, etc (o que pode variar é a amplitude: se você fizer no chão irá perder boa parte da amplitude). No caso do desenvolvimento que eu citei eu estava comparando também o mesmo movimento (barra/halteres em pé ou sentado); comparar barra/halteres em pé x máquina sentado teria o mesmo problema do supino no smith. abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio T. 12 Postado Março 27, 2013 às 14:14 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 14:14 hehehe 1) você aguenta mais carga no quadril do que nos ombros - aqui estou considerando aquelas máquinas com suporte bem em cima do ombro; se fizer com barra livre nos trapézios talvez não faça tanta diferença. De qualquer forma você vai ter que estabilizar uma carga alta nos ombros/trapézio, essa carga será suportada pela sua coluna, acho mais interessante que a carga seja suportada pelo seu quadril. Há de se considerar que fazendo com carga nos ombros/trapézio você também levanta o peso do corpo... aí teria que fazer um cálculo para saber qual vale mais a pena (carga nos ombros/trapézio ou no leg). Mas eu imagino que no leg você consiga utilizar uma carga maior. 2) como o ricardo falou, supino no smith (ou em outra máquina) você é obrigado a seguir uma trajetória predefinida. No caso da panturrilha não faz diferença, é exatamente o mesmo movimento, seja com barra, segurando halteres ao lado do corpo, no leg, etc (o que pode variar é a amplitude: se você fizer no chão irá perder boa parte da amplitude). No caso do desenvolvimento que eu citei eu estava comparando também o mesmo movimento (barra/halteres em pé ou sentado); comparar barra/halteres em pé x máquina sentado teria o mesmo problema do supino no smith. abraços 1) Entendi 2) Perfeito, interpretei mal sua primeira comparação, mas ainda prefiro elevação plantar com a barra no trapézio, porém não tenho argumentos pra discutir aqui por hora haeuhaeuhuaeuh Pensando aqui de primeira o movimento me parece exatamente igual mesmo em máquina ou livre, mas eu penso se o músculo não necessita trabalhar mais (recrurtar mais fibras) pra você se manter equilibrado e fazer o movimento em uma linha vertical sem balançar o corpo pra frente ou para trás, mas como eu disse, não tenho embasamento e nem argumentos concretos, é puro achismo e empirismo de fazer um baita esforço pra erguer a carga evitando balançar o corpo durante o movimento e "sentindo" ou achando que o músculo está sendo mais exigido, ou não é a panturrilha em si que faz esse trabalho ? Abçs. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dacio 240 Postado Março 27, 2013 às 14:55 Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 14:55 Com barra em pé, vai exigir muito do ombro, trapézio e braços... Não acho interessante colocar mais stress nesses músculos principalmente o ombro, mesmo que seja uma ação indiretamente e você esteja focando toda sua força nas panturrilhas para subir. Em relaçãoa o calcanhar é mais relativo de que forma você executa o exercício, se você sobe dá uma pausa desce outra pausa desce mais outra pausa estabiliza e repete o processo, vai trabalhar muito mais o calcanhar e os fortalescer, indepente de qual plataforma você utilize. E outra coisa, quando você faz no leg, indiretamente você estará trabalhando pernas, afinal de contas recruta um pouco do quadril e o sangue tem que passar pelas coxas, mesmo que seja apenas 1% do exercício esteja trabalhando pernas, acho mais vantajoso 1º porque perna precisa de estímulos extras, 2º porque a divisão ficará mais fácil de montar, 3º p/ poupar os ombros, coitados. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Supermoderador mpcosta82 2966 Postado Março 27, 2013 às 15:00 Supermoderador Compartilhar Postado Março 27, 2013 às 15:00 Pensando aqui de primeira o movimento me parece exatamente igual mesmo em máquina ou livre, mas eu penso se o músculo não necessita trabalhar mais (recrurtar mais fibras) pra você se manter equilibrado e fazer o movimento em uma linha vertical sem balançar o corpo pra frente ou para trás, mas como eu disse, não tenho embasamento e nem argumentos concretos, é puro achismo e empirismo de fazer um baita esforço pra erguer a carga evitando balançar o corpo durante o movimento e "sentindo" ou achando que o músculo está sendo mais exigido, ou não é a panturrilha em si que faz esse trabalho ? bçs. Acho quem faz esse trabalho de estabilização são o pé e o tornozelo... mas também é achismo, hehe abraços Em relaçãoa o calcanhar é mais relativo de que forma você executa o exercício, se você sobe dá uma pausa desce outra pausa desce mais outra pausa estabiliza e repete o processo, vai trabalhar muito mais o calcanhar e os fortalescer, indepente de qual plataforma você utilize. Dácio, o importante no treino de panturrilhas é eliminar o efeito de mola no tendão de aquiles. Pausar na parte de cima do movimento não traz grandes ganhos para hipertrofia. Fazendo no chão você vai eliminar o efeito elástico, mas a amplitude será reduzida. Obviamente dá para resolver isso fazendo em um lance de escada, ou qualquer suporte que te permita descer com o calcanhar mais do que a ponta dos pés (mas sempre tomando cuidado para permanecer uns 2-3 segundos parado na posição inferior, para eliminar o efeito elástico). abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora