LobinhoJR 66 Postado Agosto 3, 2013 às 13:44 Postado Agosto 3, 2013 às 13:44 minhas opiniões são sempre clichês hehehe se você quer seguir powerlifting eu iria de Sheiko, talvez Chaos n Pain se fosse para hipertrofia WS4SB, Badass e talvez 5/3/1 vdd, Glichês msm. Sobre Sheiko e WS4sb, já li um pouco sobre e não curti muito. Badass e CnP, conheço muito pouco sobre. O que eu quase fiz foi o 5/3/1. Mas no final cheguei a conclusão que ele não diferencia muito de um madcow/texas ou outros treinos similares. O que esses treinos sempre fazem é variar a porcentagens de carga entre as séries. Então, o eu acabo fazendo, é juntar esses conceitos no meu treino sempre que possível. No mais esse meu post nem foi muito para responder o seu.. porque nem sei qual seu objetivo hehehe esse assunto já estava me incomodando a um certo tempo, foi só para exemplificar aos iniciantes, que estão lendo, como funciona a progressão de tensão para hipertrofia. Eu entendo, ás vezes a gente lê tanta coisa, aprende tanta coisa interessante que a gente sente essa vontade mesmo de compartilha-las Sobre meus objetivos, é mesmo que a maioria.... ganhar peso, peso e muito mais peso!!! LOL!! Cara, eu acho que tem algum conceito errado aí. A progressão não tem que ser bruta, o importante não e só progredir... Vamos ver se consigo ser didático. Um exemplo tosco... se você faz 1 série de 1 rep (1x1) e progride durante , sei lá, X meses, provavelmente você aumentaria em Y kg suas cargas se você fizer 5x5, e progride durante esses x meses também, é provável que só tenha progredido em Y/2 suas cargas. quem dos dois você acha que teve melhores resultados, falando em hipertrofia? é óbvio que o que optou por um maior volume. Porque hipertrofia não é só aumentar RM, (ou seja progredir cargas o máximo possível) é progredir cargas com maior volume (claro que tem que ter bom senso, não vamos entrar na discussão de fazer 10x10 por exercício) Então, se uma pessoa quer melhorar a progressão, e o faz diminuindo volume ela está se enganando, ela vai levantar mais carga absoluta sim, mas o volume de treino será muito baixo... isso que estou citando é uma das críticas que a galera tem ao 5x5, depois que ele vira 3x5~1x5 é uma progressão "ilusória", o treino perde a conotação de hipertrofia e torna-se treino REALMENTE de força. Essa também deve ter sido uma das razões pro Mehdi implantar o SL 3x3. Acho que consigo te compreender quando diz "não é importante só progredir". Mas o importante é progredir SIM, basta vc decidir em qual faixa de repetição vc quer fazê-lo. Tanto faz se vai ser com 1,3, 5 ou 20 reps. Óbvio que quanto menor for a faixa de repetição, se torna mais "fácil" progredir, mas isso não significa que o treino vai ser moleza, treinos que trabalham com 3,2 1 reps são muito mais intensos do que qq outro treino. sobre o que vc disse sobre melhor pra hipertrofia, isso vai depender muito Porque não existe só um tipo de hipertrofia, e também tem muitos estudos que mostram que não é a faixa de repetição que vai definir qual hipertrofia vc vai ter. O conceito do Powerbuid prega que vc tem explorar diversas faixas de repetições (high e low reps), para aproveitar o melhor dos dois mundos. O meu treino hj começa comigo fazendo exercícios com 5 reps, e depois faço exercícios com 8-10 reps, o FB a lá craw (acredito vc conheça) possui uns exemplos em que vc começa fazendo 3x3, depois faz 5x5 e depois termina fazendo 4x6 e 2x12. Sobre progredir e mudar o 5x5 pra 3x5 e 1x5, eu também concordo que seja uma espécie de "cheating", eu mesmo já disse isso várias vezes em páginas anteriores. Isso é apenas uma adaptação que se faz necessário, visto que chega uma hora que fazer 5x5 chega a ser infernal, mas isso não quer dizer que não está progredindo, as PRs ainda são em 5RMs, então ainda está progredindo. Outro exemplo é.. um cara que faz o SL 5x5 e estagnou de verdade. Ele então opta por mudar para o 3x5 e continuar progredindo ou opta por persistir com o 5x5 padrão e ir progredindo o mais devagar possível eu acredito friamente que os resultados seriam melhores em quem tentou a segunda opção. Até porque se fosse para aumentar a carga da RM como principal fator eu nem perderia tempo com um treino desses, iria fazer treinos de Powerlifting cujo objetivo é exatamente esse. Força independente de tudo. Esse sou eu, eu progredi no 5x5 até onde não podia mais, e fiz isso sem um deload sequer. A dificuldade que eu encontrei, nem foi na progressão, e ela nem era tão lenta assim, eu progredia 2 quilos por treino. o que tornou difícil é que o treino estava muito desgastante e meus tempos de descanso entre as séries estavam grande demais, estavam entre 5 a 10 minutos então alguns exercícios eu mudei pra 1x5 e outros pra 3x5, mas eu coloquei todos eles ramped pra não diminuir o volume de reps totais. resultado, é que eu consegui novamente terminar meu treino em menos de uma hora, antes disso tava durando 2h30 mais ou menos. Eu também acredito que os resultados serão melhores com 5x5, por isso eu disse que no cutting eu ia fixar as cargas e tentar progredir nas séries, pra justamente a voltar a fazer 5x5 com as cargas atuais. Só pra finalizar, eu muito bom aprender todos esses conceito e tal, mas a melhor forma de entende-los é fazer um por um, pra poder entender muito bem como cada um funciona, sobre essa coisa de achar que existe treino de força pura e hipertrofia pura, a coisa não são tão simples assim. A proposta mesmo do SL5x5 é essa, mostrar que tem como ganhar força e ainda ter hipertrofia.
A.F 70 Postado Agosto 3, 2013 às 13:50 Postado Agosto 3, 2013 às 13:50 [...] é muito bom aprender todos esses conceitos e tal, mas a melhor forma de entende-los é fazer um por um, pra poder entender muito bem como cada um funciona [...] É isso aí! Sem mais, Gde ab à todos! LobinhoJR reagiu a isso 1
Buttler 220 Postado Agosto 3, 2013 às 14:12 Postado Agosto 3, 2013 às 14:12 Sobre a questão dos resultados, e sobre o que esperar, vai ai uma evolução de 6 meses e meio no SS: http://forum.bodybuilding.com/showthread.php?t=155896303 É nitida a diferença, o cara evoluiu legal... O soda de ver um resultado assim realista, pra quem pensa que vai ficar igual o Arnold do dia pra noite, é que olha com desdém, como se fosse a maior moleza do mundo... Em relação a discussão, srs, as vezes eu acho que vcs complicam demais as coisas. Sugiro a seguinte leitura.
KiDD 148 Postado Agosto 3, 2013 às 16:43 Postado Agosto 3, 2013 às 16:43 Sobre a questão dos resultados, e sobre o que esperar, vai ai uma evolução de 6 meses e meio no SS: http://forum.bodybuilding.com/showthread.php?t=155896303 É nitida a diferença, o cara evoluiu legal... O soda de ver um resultado assim realista, pra quem pensa que vai ficar igual o Arnold do dia pra noite, é que olha com desdém, como se fosse a maior moleza do mundo... Em relação a discussão, srs, as vezes eu acho que vcs complicam demais as coisas. Sugiro a seguinte leitura. A evolução desse cara foi ótima. E ainda mais pro SS que é pouco volume, nao acha? Ta ai a prova que nao existe uma certa faixa de repetições pra hipertrofia!
RABISKDO 122 Postado Agosto 3, 2013 às 21:46 Postado Agosto 3, 2013 às 21:46 vdd, Glichês msm. Sobre Sheiko e WS4sb, já li um pouco sobre e não curti muito. Badass e CnP, conheço muito pouco sobre. O que eu quase fiz foi o 5/3/1. Mas no final cheguei a conclusão que ele não diferencia muito de um madcow/texas ou outros treinos similares. O que esses treinos sempre fazem é variar a porcentagens de carga entre as séries. Então, o eu acabo fazendo, é juntar esses conceitos no meu treino sempre que possível. Eu entendo, ás vezes a gente lê tanta coisa, aprende tanta coisa interessante que a gente sente essa vontade mesmo de compartilha-las Sobre meus objetivos, é mesmo que a maioria.... ganhar peso, peso e muito mais peso!!! LOL!! Acho que consigo te compreender quando diz "não é importante só progredir". Mas o importante é progredir SIM, basta vc decidir em qual faixa de repetição vc quer fazê-lo. Tanto faz se vai ser com 1,3, 5 ou 20 reps. Óbvio que quanto menor for a faixa de repetição, se torna mais "fácil" progredir, mas isso não significa que o treino vai ser moleza, treinos que trabalham com 3,2 1 reps são muito mais intensos do que qq outro treino. sobre o que vc disse sobre melhor pra hipertrofia, isso vai depender muito Porque não existe só um tipo de hipertrofia, e também tem muitos estudos que mostram que não é a faixa de repetição que vai definir qual hipertrofia vc vai ter. O conceito do Powerbuid prega que vc tem explorar diversas faixas de repetições (high e low reps), para aproveitar o melhor dos dois mundos. O meu treino hj começa comigo fazendo exercícios com 5 reps, e depois faço exercícios com 8-10 reps, o FB a lá craw (acredito vc conheça) possui uns exemplos em que vc começa fazendo 3x3, depois faz 5x5 e depois termina fazendo 4x6 e 2x12. Sobre progredir e mudar o 5x5 pra 3x5 e 1x5, eu também concordo que seja uma espécie de "cheating", eu mesmo já disse isso várias vezes em páginas anteriores. Isso é apenas uma adaptação que se faz necessário, visto que chega uma hora que fazer 5x5 chega a ser infernal, mas isso não quer dizer que não está progredindo, as PRs ainda são em 5RMs, então ainda está progredindo. Esse sou eu, eu progredi no 5x5 até onde não podia mais, e fiz isso sem um deload sequer. A dificuldade que eu encontrei, nem foi na progressão, e ela nem era tão lenta assim, eu progredia 2 quilos por treino. o que tornou difícil é que o treino estava muito desgastante e meus tempos de descanso entre as séries estavam grande demais, estavam entre 5 a 10 minutos então alguns exercícios eu mudei pra 1x5 e outros pra 3x5, mas eu coloquei todos eles ramped pra não diminuir o volume de reps totais. resultado, é que eu consegui novamente terminar meu treino em menos de uma hora, antes disso tava durando 2h30 mais ou menos. Eu também acredito que os resultados serão melhores com 5x5, por isso eu disse que no cutting eu ia fixar as cargas e tentar progredir nas séries, pra justamente a voltar a fazer 5x5 com as cargas atuais. Só pra finalizar, eu muito bom aprender todos esses conceito e tal, mas a melhor forma de entende-los é fazer um por um, pra poder entender muito bem como cada um funciona, sobre essa coisa de achar que existe treino de força pura e hipertrofia pura, a coisa não são tão simples assim. A proposta mesmo do SL5x5 é essa, mostrar que tem como ganhar força e ainda ter hipertrofia. Lobinho partilho da mesma opinião do MegaFrango,vc apenas abaixou o volume logicamente a progressão ficaria mais facilitada,e ao meu ver vc se equivocou ali em cima se eu não interpretei errado ao dizer que fazer 1x5 ou 5x5 é a mesma coisa pq a RM seria de qualquer jeito 5RM,mas cara seu recorde dependerá do volume de determinado levantamento,assim se vc faz um terra 1x5 com 200kg será mais fácil do que fazer com esse mesmo peso em 5x5. Na verdade acho que ficou meio banal esse história de RM,creio que o certo seria dizer que sua 5RM é tal num volume de 5 rep (1x5),pois aí sim seria sua 5RM máxima ficou meio esquisito né? pois conforme disse o peso variará dependendo do volume. Quando vc citou que seu treino estava demorando muito pq vc estava descansando muito entre as séries,isso deve-se ao fato de vc não estar muito bem condicionado,te garanto que seria mais proveitoso para seu condicionamento se vc abaixasse seu tempo de descanso entre as séries e manter-se entre 2~3min no máx,consequentemente faria vc ficar mais forte,mas é lógico que a progressão iria ficar mais limitada,mas acho que os ganhos seriam mais produtivos,mas é claro que isso varia de pessoa pra pessoa,se seu objetivo é catar cargas maiores a todo custo,o jeito mais prático é fazer isso que está fazendo abaixando o volume,mas chagará uma hora em que vc daqui a pouco vai chegar a fazer 1x1 e não vai ter muita saída (em se tratando de progressão simples). Não estou aqui para te criticar,apenas para mostrar meu ponto de vista,não vou nem discutir quanto a questão de hipertrofia,isso tb pode ser contestável alem de ser um pouco pessoal tb,alguns gostam de mais volume e se sentem melhor trenando assim,outros não,pra mim o importante é a pessoa se sentir bem treinando e progredir tensão de alguma forma. Engraçado vc levantar essa questão de que não existe melhor faixa de rep para hipertrofia,pq ultimamente vi muitos discussões sobre alguns "mitos" parecidos como "o treino não importa,oq importa é a sua dieta" etc,acho legal a gente saber absorver as informações e ver oq se adéqua pra gente,vc estava certo ao dizer que o melhor jeito é testando um por um. Bem ficou aqui minha opinião,não sou de escrever muito bonito,procuro mostrar minha visão de um jeito mais simples,acho que algumas vezes posso acabar sendo mal interpretado ou expor de uma forma errônea mas é isso ai. abraços Mega Frango reagiu a isso 1
Mega Frango 53 Postado Agosto 3, 2013 às 23:15 Postado Agosto 3, 2013 às 23:15 Bom... o RABISKDO já resumiu minha possível resposta no post dele concordo com tudo que foi dito por ele, principalmente sobre a questão dos descansos, mas o assunto ja foi discutido, cada um que tire suas opiniões hehe O que eu quase fiz foi o 5/3/1. Mas no final cheguei a conclusão que ele não diferencia muito de um madcow/texas ou outros treinos similares. O que esses treinos sempre fazem é variar a porcentagens de carga entre as séries. Então, o eu acabo fazendo, é juntar esses conceitos no meu treino sempre que possível. mas mudando de assunto... que é isso cara 5/3/1 é bem diferente do Texas/Madcow , se não me engano esses treinos nem tem assistências, e os lifts são feitos no mesmo dia, enquanto que no 5/3/1 é separado. 5/3/1 é um dos meus treinos favoritos também kkkkk
yuricastello 0 Postado Agosto 4, 2013 às 00:29 Postado Agosto 4, 2013 às 00:29 Tava lendo os topicos do SL 5X5 que o ICEMAN traduziu e não vi em nenhuma parte sobre os exercicios de assistencia, dei uma olhada por cima no arquivo em ingles e tbm nao vi nada sobre eles... Posso saber de onde vcs tiraram esses exercicios de assistencia?
Supermoderador busarello 3354 Postado Agosto 4, 2013 às 00:42 Supermoderador Postado Agosto 4, 2013 às 00:42 Tava lendo os topicos do SL 5X5 que o ICEMAN traduziu e não vi em nenhuma parte sobre os exercicios de assistencia, dei uma olhada por cima no arquivo em ingles e tbm nao vi nada sobre eles... Posso saber de onde vcs tiraram esses exercicios de assistencia?No primeiro post deste tópico: Exercícios de Assistência: Pull – ups / Chin – Ups Push-up Dips É possível se adicionar algum desses dois exercícios para uma ênfase nos braços. No final dois três principais exercícios se faz 3x12 de Pull – up ou Chin – Up. Após as 12 repetições ficarem fáceis se adiciona 2kg de carga e passa a se fazer 3x5. Vão ser poucos os que vão conseguir fazer essas series de 12 repetições, mas não tem problema, faça o que você agüentar até alcançar as 12 repetições. Se você conseguir fazer as 12 repetições com um enorme esforço de um intervalo de 5 minutos entre as séries Para as Dips e Push Ups é o mesmo esquema, sempre com progressão de cargas e boa execução. Pra quem nunca fez Dips começe pelo Push-up até conseguir as repetições, depois disso passe para as dips onde a progressão de carga é muito mais fácil com relação a praticidade. Um bom modo de intercalar os exercícos é da seguinte maneira: A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela -> Semana 1 B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up -> Semana 2 Lembrando que esses exercícios não são essenciais, a base do programa são os três exercícios básicos ditos anteriormente, os exercícios de assistência são apenas para dar uma maior ênfase nos braços. Nunca deixe de fazer um dos três exercícios para fazer um de assistência. Abdominais Aquele tanquinho sarado que todos sonham em ter é feito na cozinha, não é qualquer tri-set que soltam na net que vai fazer você definir seu abdômen do dia pra noite. Squats e deadlifts pesados já fortalecem essa musculatura, não é preciso se matar fazendo exercícios isoladores.
manjisama 73 Postado Agosto 4, 2013 às 00:50 Postado Agosto 4, 2013 às 00:50 (editado) Ae Busarello, uma moral no meu post acima, por favor. Abraços! Editado Agosto 4, 2013 às 00:51 por manjisama
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora