Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Seguinte,

Como treino 3 vezes por semana FB/3x, tava pensando " Que tal intercalar com treinos mais "funcionais""

Tipo assim:

Depndendo da acessibilidade, da até pra colocar uns capotamentos de pneus, tudo mais.

Que cêis acham?!

;)

• Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postado

Bastante gente faz isso, mas em geral eles nao usam FB e sim Upper/Lower, assim encaixa melhor os descansos; faz tipo upper pesos > lower funcional > upper funcional > off etc. Da pra descansar mais do que 3 FBs e ainda os funcionais, apesar de que dessa forma tambem nao está errado, só vai exigir mais da sua habilidade em controlar intensidade durante semana e provavelmente vai exigir mais da dieta.

Abracos

Postado

tenho uma dúvida , não tenho mt conhecimento com esses tipo de treinamento , sempre fui focado em hipertrofia mesmo, para que servem treinamentos funcionais ? Podem contribuir com a hipertrofia/definição ? Abraços

Postado

tenho uma dúvida , não tenho mt conhecimento com esses tipo de treinamento , sempre fui focado em hipertrofia mesmo, para que servem treinamentos funcionais ? Podem contribuir com a hipertrofia/definição ? Abraços

Tenho a mesma dúvida. Alguem saberia responder?

Abraços

Postado

Eles visam desenvolver forcas/habilidades que possam ser redirecionadas para outras tarefas, tipo melhorar performance em um esporte ou simplesmente desenvolver um corpo mais funcional, no sentido de realizar atividades com maior desempenho. Em geral quem busca isso sao os praticantes de esportes em geral (desde lutas até futebol) ou quem nao quer simplesmente ter um shape bonito, mas sim um shape forte, flexivel, com resistencia etc...

E sim, podem contribuir tanto pra hipertrofia quanto pra definicao, mas em geral é de uma forma indireta, visto que pra se ter mudancas no shape atraves do uso desse tipo de treino seria necessario um treinamento objetivo e com consistencia, nao fazer 1x a cada 15 dias igual muitos fazem. Em geral é uma EXCELENTE adicao para as rotinas, mas tem o problema de que eles nao sao tao modeladores de shape quanto os treinos com peso; por isso, pra quem visa 100% estetica ou bodybuilding em si, compensa treinar 5x/semana com pesos e aerobicos leves ao inves de 3x com pesos e 2 treinos funcionais. Acho que deu pra entender por cima :D

Postado

treinamento funcional eh muito legal , os treinos da deFRANCO gym sao show de bola , eu acho interessante intercalar um treino de hipertrofia com 1x treino funcional na semana um complementa o outro , mas eh claro se for um treino funcional com uma boa estrutura , habilidade , flexibilidade , concentracao , controle de tensao muscular tudo isso influencia no processo hipertrofico tambem , mas tem q ser muito bem montado!

ENJOY

Postado

Po gostaria de aproveitar a situação e perguntar uma coisa: eu faço treino ab1,5x - segunda, quarta e sexta.

sendo q A=peito triceps perna // B=costas bíceps ombro trapezio perna

Como eu poderia intercalar exercícios com barra fixa? em que dias OFF eu poderia fazê-los sem prejudicar o descanso necessário para a hipertrofia?

Postado

po mano tem uns exercicios legais ali no video e tem uns q sao parecidos com aquele video do hanibal, q faz essas porrada de coisas na pracinha dos eua

@heartbreaker

po mano os videos do deFrancos sao animais eh so treino voltado pra forca e funcionalidade

se nao me engano a academia dele eh umas das mais famosas dos eua q treina atletas de todas as modalidades e os cara tem um excelente resultado

nao tem acho q nenhum BB mas os atletas de sao sao muito feras

eh so vc ver os pulo q os cara dao e os tiros de corrida, que vc ja fica loco

Postado

Eles visam desenvolver forcas/habilidades que possam ser redirecionadas para outras tarefas, tipo melhorar performance em um esporte ou simplesmente desenvolver um corpo mais funcional, no sentido de realizar atividades com maior desempenho. Em geral quem busca isso sao os praticantes de esportes em geral (desde lutas até futebol) ou quem nao quer simplesmente ter um shape bonito, mas sim um shape forte, flexivel, com resistencia etc...

E sim, podem contribuir tanto pra hipertrofia quanto pra definicao, mas em geral é de uma forma indireta, visto que pra se ter mudancas no shape atraves do uso desse tipo de treino seria necessario um treinamento objetivo e com consistencia, nao fazer 1x a cada 15 dias igual muitos fazem. Em geral é uma EXCELENTE adicao para as rotinas, mas tem o problema de que eles nao sao tao modeladores de shape quanto os treinos com peso; por isso, pra quem visa 100% estetica ou bodybuilding em si, compensa treinar 5x/semana com pesos e aerobicos leves ao inves de 3x com pesos e 2 treinos funcionais. Acho que deu pra entender por cima :D

Deu pra entender sim amigão , então acho que seria uma boa opção para as férias/fim de ano pois viajarei para o litoral , então pensei em fazer 3x na semana treino funcional e 3 vezes treino "básico" que seria barra fixa , flexão , paralelas , etc .. intercalando com aeróbicos ! Porque aí não estaria dando um descanso mt agravante para o corpo ,e quando voltar aos treinos o corpo já volto mais preparado para treinos pesados , estou certo ? Mas e quando voltar as rotinas de treinos , no caso meu treino 5 vezes na semana , seria legal por no sábado e domingo um treino funcional pré/pós aeróbico ? Um treino funcional não pode interromper o descanso de diversos musculos ? Como você disse pretendo ter um shape bonito , mas com força/flexibilidade , então pretendo terminar de "modelar" meu shape até abril , e depois fazer um treino voltado para força , intercalando com treinos funcionais , seria uma boa ? no caso seria 3 vezes na semana treino funcional , e outras 3 treino com pesos/força, certo ? Obrigado pela atenção , abraços :D

Postado (editado)

Bom... venho aqui contribuir com a minha pequena experiência e pesquisa sobre o treinamento funcional. Gosto desse fórum justamente porque as pessoas que frequentam estão com mentes abertas e pré-dispostos a tentar coisas novas, não fiz um tópico ainda sobre funcional por causa da preguiça mesmo, mas já que criaram vim aqui contribuir.

Vamos ao começo de tudo: O treinamento funcional serve para qualquer coisa que você quiser ou precisa focar, por exemplo: hipertrofia, definição, força, etc..

Mas aí as pessoas veem alguns vídeos e falam: mas hipertrofia, sem muito peso, como pode? Bem.. se vcs tiverem um treinamento funcional certinho, vão sentir o QUANTO o músculo trabalha, muitos "fortinhos" acham que é super fácil, mas aposto meu dinheiro q a maioria não faz um treinamento funcional forte.

São exercícios mais completos, justamente por não isolarem um músculo apenas, trabalham o corpo como um corpo, ou seja, um conjuntos de musculos, articulações etc.. E não se enganem: é possível sim colocar cargas elevadas em treinamento funcional, o problema é que não se vê muito, pois o cara tem que ser realmente "foda" para isso.

Obviamente quem falar que SÓ treinamento funcional ou SÓ musculação é o melhor também está errado, os dois tem que andar juntos. O treinamento funcional também é muito bom para evitar lesões, justamente por trabalhar o corpo inteiro e etc..

Vamos à minha experiência: minha instrutora da academia (vale ressaltar que tb é minha amiga, por isso confio muito nela) fez o curso de treinamento funcional e me iniciou nesse treinamento, posso dizer que é simplesmente sensacional. Além de hipertrofiar, o treinamento funcional me proporcionou uma qualidade de vida muito boa, vocês não tem noção do quanto ele é bom para a saúde. É SEM DÚVIDA uma boa pedida para mudar um pouco de treino e para seu próprio corpo ter mais condições de evoluir, o TF trabalha músculos que as máquinas não trabalham e com isso ele fortalece mais o corpo, fora que seu corpo ficará em melhores condições para realizar as atividades do dia dia. Eu acho que vocês não vão se arrepender se começarem a intercalar esse tipo de treino com o de vocês, eu realmente indico.

Vcs podem intercalar desse jeito que vcs estão falando (algumas vezes na semana), mas eu preferi parar com a musculação convencional e colocar 1 mês de TF focado em hipertrofia, vc não vai perder os músculos que você tem, é como se fosse um treino novo só que com menos tempo de duração. São muuuuuuitos os vídeos que tem para vocês verem, pesquisem e leiam e se puderem ter uma assistência de alguém mais inteirado no assunto procurem essa pessoa, é um treino que está crescendo muito, e não é porque é modinha, é porque é bom, se não fosse eu não elogiaria :D

Realmente para quem é um fisiculturista não é o treino mais indicado, mas mesmo assim váários deles já fizeram treinamento funcional intercalando com seus treinos, até mesmo para prevenir lesões, inclusive aquela campeã brasileira do Olympia, aquela galega, tem um vídeo no youtube dizendo que já fez e aprova.

Uma pequena história: na minha academia tem muitos professores fortões e um dos professores (não tão grande quanto os outros) está no momento só fazendo TF, lá nas máquinas tem aquela anilhas grandes (cada uma 10kg) e simplesmente fizeram uma aposta com ele: se ele conseguisse fazer 6 repetições iria ganhar um almoço (como vários participaram foram no total 8 almoços), durante a semana os professores fortões foram tentando fazer as repetições no tríceps pulley e dentre todos o máximo foram 2 repetições, todo mundo estava desacreditando dele e ele simplesmente fez 9 repetições, então fica a dica: nunca duvide de alguém que faz treinamento funcional só porque ele é menor ;)

Ah sim e outra coisa: o agachamento livre é um dos exemplos de exercício funcional usado nos treinamentos considerados convencionais, então para vcs verem: as vezes a gente faz exercício funcional e nem sabe :) Os exemplos são vários: flexão de braços, barra fixa, paralelas, etc...

Os exercícios funcionais são MUITOS, mas como todo newbie vc tem que começar de leve, não ache que porque não tem carga vc vai executar facilmente, se pularmos algumas fases de adaptação podemos causar lesões, até porque muitos exercícios exigem muita força, outros exigem equilíbrio, então só depois vamos adicionando cargas, do mesmo jeito que começamos na musculação, começamos com pouco e depois vamos aumentando.

Alguns aí falaram do hannibal que é um dos caras que fazem exercícios funcionais nas praças, realmente ele é muito bom.

Vou colocar aqui um vídeo de um comepetidor que faz exercício funcional com cargas altas e de difícil execução:

Editado por Gutinha

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...