Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Durante um longo tempo acreditou-se que a redução geral das gorduras na dieta e a adição de carbohidratos e proteína como fonte única de macronutrientes seria a maneira mais eficiente para a perda de gordura durante dietas de media/longa duracão. Porém, com o passar dos anos e crescente aumento nas pesquisas e estudos relacionados a área chegou-se a conclusão que as gorduras são tão essenciais e benéficas para as dietas quanto a proteína e carbohidrato, se usadas de maneira correta, é claro.

Alguns tipos de gorduras conhecidas como EFA’s (Essencial Fat acids), ou seja, ácidos graxos essenciais, não podem ser produzidas pelo corpo humano e precisam ser adquiridas pela alimentação externa através da nossa dieta. Esses ácidos graxos exercem uma série de funções de extrema importância no organismo (basicamente importante para aqueles que fazem dieta e praticam esportes) como a regulagem da produção de uma série de hormônios incluindo a testosterona, redução do nível de colestorol de baixa densidade LDL do sangue, aumento no metabolismo das gorduras, etc.

FALHAS NA DIETA HIGH-CARB

Nas dietas baseadas no consumo de carbohidratos complexos e proteínas o organismo se mantêm num constante desequilíbrio nos níveis de insulina no corpo. A insulina é diretamente regulada pelo consumo de carbohidratos (quanto mais glicose há no sangue mais insulina é liberada) e é considerada o hormônio mais anabólico do corpo humano (muito mais que a testosterona) pois sua função basica é levar todos os macronutrientes ingeridos na dieta (carbohidratos/proteínas e gorduras) para as diversas células do corpo humano. Essa característica de anabolismo da insulina é exatamente o que torna a dieta de alta concentração de carbohidratos falha. Isso se deve ao fato de que com altos níveis de insulina o corpo se mantém em constante estado de anabolismo e a queima de gorduta e bloqueada enquanto a insulina presente estiver em altos níveis. Além disso grande parte das pessoas aprsentam um fator genético de insensibilidade à insulina, ou seja, quanto mais de come carbohidratos mais insulina é necessaria para que esses nutrientes sejam transportados e armazenados nas células (de gorduta e musculares).

Ainda assim, podemos verificar atletas que continuam seguindo esse tipo de dieta e obtendo bons resultados durante sua preparação para competições. No entanto deve se considerar que esses atletas ou têm um grande potencial genético e metabolismo otimizado, ou então eles estão se utilizando de grandes quantidades de exercícios aeróbicos para obter a queima de gordura desejada. Sabe-se que os exercícios aeróbicos são tão queimadores de gordura quanto de massa muscular e quanto menos massa muscular (massa ativa) o atleta tem menos acelerado será seu metabolismo. Esse é uma grande erro na dieta utilzada pelos fisculturistas que acabam por fim perdendo grande volume de massa muscular em virtude do excesso de treino e praticas erradas quanto a dieta.

DIETA ISOCALÓRICA: MAIOR EFICIÊNCIA

Sabendo-se dos benefícios das gorduras no metabolismo humano, pode-se elaborar uma dieta muito mais eficiente para a perda de gordura e anticatabolismo se for mantido como base para adição de gorduras na dieta o metabolismo basal do indivíduo. Sabe-se que cada pessoa queima um certo numero de calorias por dia. É cientificamente provado que, independente da fonte das calorias (gordura, proteína ou carbohidratos), haverá perda de peso se o consumo calórico total for menor que o basal e um ganho de peso se este for maior que o metabolismo basal.

Aplicando as técnicas sugeridas pelos grandes experts no ramo de dietas avançadas para atletas, especificamente, fisiculturistas, podemos Ter a dieta perfeita aonde se ganha ou pelo menos se mantém a massa muscular enquanto ao mesmo tempo, queima-se a gordura armazenada no organismo.

Resumidamente quando reduzimos o consumo de carbohidratos e aumentamos o consumo de gorduras (de preferência das “boas gorduras” como o óleo de linhaça, rico em EFA’s) o organismo se vê em constante hipoglicemia e baixa concentração de insulina no organismo. Esse tipo de ambeinte Hormonal propicia-se um aumento nos níveis de HGH (Hormônio do Crescimento Humano) e também de glucagon (hormonio catabólico). O glucagon será responsável pela retirada da gordua branca das células e transporte para a mitocondria para que ela seja transformada em carbohidratos (processo que por si só ja exige um grande gasto de energia do organismo) e depois utilzada como fonte de energia. Ao mesmo tempo o organismo se mantém em estado de “preservação” , onde a proteína muscular é preservada e sua quebra limitada ao mínimo.

Além disso, pelos níveis de carbohidratos se manterem baixos existe uma propenção a perda de água (tendo em vista que cada grama de carbohidrato retém 3 gramas de água) e consequente afinamento da pele e aumento da qualidade muscular.

Aplicando-se a essa dieta um treinamento intenso e algumas refeições de carbhohidratos por semana pode-se obter o máximo do benefício de todos os macronutrientes ja que a massa muscular se torna propensa a absorção dos carbohidratos quando nos privamos do consumo deles por certo espaço de tempo (famosa técnica de carbloading ou carb-up).

FONTE

Editado por fernandows
Postado

muito bom fernando..valew por compartilhar..mudando de assunto,ta sem glutamina lá??não achei no novo site :( abraços

Opa Ze!

No momento estamos sem Glutamina/Milk Protein disponiveis para venda..

Tendo qualquer tipo de dúvida é só entrar em contato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...