Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá amigos, sou novo no fórum e estou criando este tópico pois uma questão me deixa tenso: Calvície associada a musculação.

Como sabemos, a calvície é um problema que afeta uma grande parcela dos homens, uns cedo, outros mais tarde, uns mais intensamente, outros menos. Afeta inclusive mulheres.

A calvície se dá por vários motivos, sendo o mais preocupante a genética. Basicamente, alguns tem tendência em transformar o hormônio testosterona em um composto chamado di hidroxi testosterona (DHT), que se acumula nos folículos capilares, afinando o cabelo até que estes folículos não sejam mais ativos. Assim, não nasce mais cabelo naquela área.

O ganho de músculos está diretamente relacionado com a testosterona. De forma geral, altos índices de testosterona combinado a um metabolismo moderado são os principais responsáveis por um corpo esculpido e musculoso. Isso explica porque nós homens conseguimos ganhar mais músculo que as mulheres: Temos mais testosterona.

Com a prática da musculação, os índices de testosterona aumentam, podendo consequentemente aumentar os índices de DHT e acelerar a calvície. Além disso, é dito que treinos de hipertrofia tem alto potencial oxidativo (liberam radicais livres que se ligam as proteínas e gorduras inutilizando-as), sendo a oxidação o fator principal de desgaste corpóreo.

Outro ponto importante é que outro fator de perda de cabelo é a escassez de nutrientes, ou seja, vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas e alguns lipídios em falta. Com um treino de ganho de massa, há uma demanda muito maior por tais nutrientes, então se o consumo diário não for suficiente para suprir esta demanda, acarretará em desgaste físico, menor capacidade de regeneração e capacidade construtora, agravando o problema.

E por último, um fator que também agrava o problema da calvície é o stress, que gera aumento de queda de fios. A musculação mexe diretamente com as diversas áreas, como aumento do fluxo sanguíneo, frequência cardíaca elevada, demanda por respiração mais intensa, aumento de hormônios etc; gerando certo grau de stress.

Tendo estes pontos iniciais em vista, a musculação gera/agrava os problemas da calvície? E se sim, o que poderia ser feito para contorná-los? Ou não tem solução?

Digo isso porque algumas pessoas já tem pré-disposição, então treinar para valer e talvez sofrer com a calvície é algo que deva ser muito bem pesado, pois nem sempre vale a pena melhorar um lado (a parte muscular) para sofrer de outro (calvície).

Bem, agradeço a quem puder se posicionar! (mesmo o texto sendo grande e chato)

• Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

Postado

Bernardo, isso é verdade, já tinha reparado também.

Mas fica a dúvida se é por causa do treino, ou se os caras já eram carecas e buscaram ficar bombados depois. No sentido de que talvez o índice de carecas que buscam ficar musculosos seja alto. (ao invés de calvície ser consequência, ser a causa)

Não sei se o tópico não interessou o pessoal ou se não deu tempo de muita gente ler.

Mas queria ler algumas opiniões a mais; se o pessoal concorda ou se acha que não, como lidar com isso, o quanto vale a pena e etc... Pois estou tenso com essa história! :(

Postado

Tendo estes pontos iniciais em vista, a musculação gera/agrava os problemas da calvície? E se sim, o que poderia ser feito para contorná-los? Ou não tem solução?

Digo isso porque algumas pessoas já tem pré-disposição, então treinar para valer e talvez sofrer com a calvície é algo que deva ser muito bem pesado, pois nem sempre vale a pena melhorar um lado (a parte muscular) para sofrer de outro (calvície).

Bem, agradeço a quem puder se posicionar! (mesmo o texto sendo grande e chato)

Cara, não tem nada a ver, contando que vc não use AEs, está tudo na boa. :handlebars:

Postado

Eu estava pra abrir um tópico semelhante.

EU acho que tem tudo a ver sim. Mesmo sem o uso de ae's a peruca cai sim. Claro que não todas as pessoas, mas é só dar uma olhada pelo fórum, nas fotos de usuários por exemplo que ta cheio de foto antes e depois e se reparar muitos estão com menos cabelos depois de alguns meses de treino.

Não vou citar usuários, mas tem sim.

Comigo depois de 2 meses de treino em diante tenho notado queda de cabelo e não é pouca. Ja tinha associado a queda com stress/musculação. O stress esta ligado diretamente com cortisol, e o cortisol quando em alta, "encurta" o ciclo da raiz fazendo a cair mais cedo (de forma beeeeeem resumida).

Até no blog tem uma foto de um cara antes e depois 3 de meses de treino, e na segunda foto ele esta visivelmente com menos cabelo, rs

Postado

é tem os 'historiadores' né...

tenho um amigo baixinho, mas bem grande pros lados, o corpo dele me cheira a AES, mas ele jura que nunca usou...

nego tem queda de cabelo super forte e ainda por cima vive tendo pedra nos rins...

pior que não toma nenhum suplemento...

Mas eu não acho que calvice tenha a ver com musculação não, calvice tem a ver exclusivamente com AES na minha opinião.

e se vale uma opinião, meu cabelo parou de cair com o uso dos AES (e não, não é porque fiquei compeltamente careca não).

Postado

Eu acho q isso nen tem muito sentido não , a grande maioria dos carecas ( q não nasce mais cabelo ) eh devido fator genetico , e quando for genetico , pode esquecer , vc vai ficar careca e PONTO FINAL , remedios não adianta pra nd , soh serve pra deixar broxa , e ter outros problemas , e os inplantes ficam totalmente artirficial , ate hj eu nunca vi um implante de cabelo q ficou realmente parecendo natural , todos ficam parecendo cabelo de "boneca"

E o pessoal disse dos " bombados " serem careca , uma boa parte eh careca por opção , na minha academia os caras q são grandão eh tudo careca por opção ....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...