Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tava pesquisando sobre leite em pó no google, e resolvi compartilhar com a galera ai.....

Abraço Turma do Fundão!!!

COMO É FEITO O LEITE EM PÓ ?

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.

Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.

Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.

De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.

1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

Leite em pó

O leite em pó apresenta um interesse considerável porque permite o armazenamento e o transporte. econômico de grandes quantidades de extrato seco. Podendo constituir-se em elemento essencial na política comercial deste produto ao descongestionar o mercado me diante exportação a países sem tradição leiteira.

O Brasil com sua produção de leite bastante defasada entre inverno e verão tem que garantir o suprimento de leite durante a escassez do produto, e isso só poderá acontecer, se o excedente for transformado em leite em pó.

Na fabricação do leite em pó deve-se observar o seguinte:

- Seleção da matéria-prima: O leite deverá estar com acidez máxima de 18ºD e isento de qualquer tipo de fraude.

- Medição: O objetivo é aferir o volume de leite enviado à indústria.

- Filtração: tem por finalidade remover as impurezas maiores evitando que estas fiquem aderidas ao resfriador.

- Resfriamento: objetiva manter a qualidade do leite inalterada até o momento de sua industrialização.

- Estocagem: Feita em tanques isotérmicos para dificultar a troca térmica do leite com o meio ambiente.

- Padronização: Mantém uma relação entre gordura/extrato seco desengordurado, permitindo que o leite em pó tenha uma homogeneidade em todas os lotes fabricados. A legislação brasileira permite um máximo de 3,0% de umidade e um mínimo de 26,0% de gordura para o leite em pó integral.

- Preaquecimento: é feito à temperatura de 40 - 45ºC e tem por finalidade aproveitar a energia calorífica do concentrador e diminuir a viscosidade do leite facilitando a sua clarificação.

- Clarificação: tem como objetivo eliminar as impurezas do leite, removendo traços de ferro e cobre que servem como catalizador da oxidação.

- Aquecimento: tem como conseqüência, a destruição da flora banal e patogênica, a inativação de enzimas, facultar a formação de compostos sulfidrílicos que desenvolverão ação anti-oxidante, prolongando a durabilidade do leite em pó e facilitando a evaporação da água do leite no concentrador. O binômio tempo/temperatura varia conforme as preferências industriais ou os equipamentos. Em função disto não existe uma temperatura única definida para todas as indústrias brasileiras, preferindo, algumas, adotar a temperatura de 90ºC por 15 seg. e outras 112ºC pelo mesmo tempo.

- Concentração: realiza-se sempre em equipamentos à vácuo, com o objetivo de baixar a temperatura de ebulição e evitar modificações profundas na estrutura do leite, que inevitavelmente aconteceria se a evaporação fosse realizada a 100ºC.

- Homogeneização: Diminui o tamanho dos glóbulos de gordura, permitindo a sua melhor distribuição pelos grânulos e isso permitirá melhor reconstituição do leite, dificultando a ascensão da gordura.

- Desidratação: esta exige uma quantidade de vapor três vezes maior do que o concentrador para evaporar um quilograma de água, por este motivo, tem-se que elevar o máximo possível o extrato seco do concentrado.

- Liofilização: consiste e congelar o leite e coloca-lo em uma câmara a vácuo. O gelo transforma-se diretamente em vapor sem passar pela fase líquida. Este fenômeno, em física, é denominado sublimação e constitui o princípio do sistema, permitindo secar produtos alimentícios sem alterar substancialmente sua estrutura. Contudo a liofilização está mais voltada para a preparação de fermentos, utilizados na elaboração de produtos lácteos.

E finalmente, a embalagem do leite em pó: o objetivo da embalagem é permitir que o produto chegue às mãos do consumidor com a mesma qualidade que tinha no leite in natura.

Publicidade

Postado

o problema é o preço...

eu mesmo tomo leite em pó desnatado.

Eu só utilizo a tarde, pra tomar meu whey da tarde aqui n otrabalho, kkk

mesmo assim não vale tant oa pena, sai muito caro.

realmente o preço do leite em pó tá pela hr da morte :blink: ,

2 latinhas de leite em pó = 1 fardo com 12 caixas. pelo menos onde eu compro.

  • 1 ano depois...
Postado (editado)

o problema é o preço...

eu mesmo tomo leite em pó desnatado.

Eu só utilizo a tarde, pra tomar meu whey da tarde aqui n otrabalho, kkk

mesmo assim não vale tant oa pena, sai muito caro.

2! pratico d+

Editado por ticotico
Postado

realmente o preço do leite em pó tá pela hr da morte :blink: ,

2 latinhas de leite em pó = 1 fardo com 12 caixas. pelo menos onde eu compro.

Aqui no RJ eu compro leite em pó desnatado, 400g (embalagem plástica laminada) por no máximo 7 reais, se for comprar 4L em caixinha dá bem mais que isso.

  • 3 meses depois...
Postado

alguem sab me dizer se leite em pó engorda,ja vi algumas pessoas dizendo isso mas num encontrei nada concreto sobre o assunto u.u

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...