Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculação Pode Travar Um Atleta?


Conthender

Posts Recomendados

Publicidade

Boa tarde, bom, eu estou com uma duvida tremenda, eu sou jogador de futebol, e malho a 5 meses, mas meu perparador fisico e meu treinador estao falando que eu to muito lento e travado por causa da musculação! O que eu posso fazer pra ficar mais agil, ou malhar e nao ficar travado pra jogar ?

Não vejo problemas nenhum em você praticar musculação (desde que seja com um objetivo) sendo atleta. Claro que o aumento de massa magra no corpo (hipertrofia) sem um determinado objetivo dentro de certos esportes causam algumas complicações. No seu caso, Jogador de Futebol, que é uma profissão que exige muito dos MMII (sem levar em consideração o posicionamento do atleta), podemos imaginar um treino mais voltado justamente para os MMII, para dar mais potência, resistência, ajudando assim na performance física.

Segundo WEINECK (2000, p, 188), o jogador de futebol precisa acelerar seu peso corporal (saltos, acelerações) e mover-se, ou seja, solicitar a capacidade aeróbia por um longo período. Um aumento geral de massa muscular e, com isso, de peso corporal, não é desejável. O que se recomenda é o planejamento de um treinamento de hipertrofia onde os objetivos precisam estar centrados na musculatura responsável pelos movimentos de aceleração específicos do futebol nos membros inferiores. No caso de elevação de força dinâmica por meio do desenvolvimento da massa muscular, o método de hipertrofia é o primeiro a ser utilizado. Trata-se de um treinamento de força dinâmica concêntrica positivo, que no período de 4 a 6 semanas é realizado com sobrecargas médias (algo em torno de 40% a 60 % da força máxima) com o número ideal de repetições. Para o jogador de futebol não e interessante grande hipertrofia dos membros inferiores já que a partir de determinado momento ela induz a nenhuma elevação da performance das qualidades de força rápida, podendo até mesmo piora-las.

Quanto a agilidade e velocidade são coisas completamente diferentes, existem treinos específicos para ambas características. Converse com seu preparador físico e peça pra ele te avaliar hoje (após os 5 meses de Musculação) anotando os aspectos que você melhorou, estagnou ou piorou após a musculação e veja o que ele propõe daqui pra frente, vendo se da pra encaixar o seu objetivo dentro da musculação na proposta dele.

Você a de convir comigo que atletas não precisam tem 45cm de braço e nem um tronco mais largo que os MMII para jogar futebol. Se for esse o seu objetivo, acho que você escolheu a profissão errada.

Editado por Leon Andrade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como atleta eu preciso perguntar você simplesmente resolveu ir fazer musculação sem ao menos perguntar para o seu preparador ou foi ele que passou e agora está reclamando que você está lento?

Tem alguma coisa errada aí hehehehe...

Conversa com o seu preparador físico e pede para passar para você exercicíos de LPO (levantamento de peso olímpico)caso ele não conheça peça para ele procurar livros ou palestras do Edmilson Dantas e depois para vir me agradecer. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada!

Quem falar que musculação atrapalha...está falando besteira!

Pode pesquisar....qualquer jogador de futebol faz musculação e qualquer atleta de qualquer modalidade faz também!

A questão é que você deve trabalhar direcionado ...ou seja, sua musculação tem de estar em sintonia com seu esporte.

Não adianta você ter 50 cm de braço para ser jogador de futebol, mas 70 cm de coxa já é outra estória. (Lembra do Roberto Carlos na copa de 2002)

A questão da flexibilidade é extrema importância, isso sim pode travar um pouco (a falta dela). Seu alongamento deve ser muito forte.

Seus músculos não podem ser travados e rígidos.

Procure um instrutor que conheça algum tipo de treinamento especifico para jogadores de futebol, na minha opinião não existe problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da flexibilidade é extrema importância, isso sim pode travar um pouco (a falta dela). Seu alongamento deve ser muito forte.

Seus músculos não podem ser travados e rígidos.

Procure um instrutor que conheça algum tipo de treinamento especifico para jogadores de futebol, na minha opinião não existe problema nenhum.

perfeito...também acho q um alongamento específico pro esporte ajudaria muito...

faz aí e avisa se melhorou... ;)

abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...