Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Por quê decidi escrever sobre isso? Porque considero muito importante termos o mínimo de conhecimento sobre alimentos que ajudam combater os radicais livres e sobre os estragos dele para com nosso organismo, já que todos nós somos desportistas, e controlamos nossa alimentação.

Para se aprofundar um pouco, voltemos às nossas aulas de química

Os radicais livres são substâncias altamente reativas, cujo acúmulo no nosso organismo produz estresse celular e pode até levar essa célula à morte ( sem exageros). Na melhor das hipóteses,os radicais livres produzem um desgaste e envelhecimento celular precoce ( ou seja, rugas!). O excesso de radicais livres ou estresse oxidativo, é produzido por intoxicações por metais pesados ( poluentes da água, ar e alimentos), tabagismo, alcoolismo, frituras e gorduras saturadas, estresse, tensão emocional e baixa ingestão de alimentos antioxidantes. Esse estresse oxidativo predispõe o organismo a condições como fadiga crônica ( famoso encadeador coadjuvante do overtraining), infecções frequentes e a vários tipo de patologia, como câncer, psoríase, artrite, etc.

Antioxidantes são substâncias que combatem esses radicais livres. São compostos por vitaminas, determinados minerais e aminoácidos e tb por algumas enzimas hormônios sintetizados no nosso próprio organismo. Atuam bloqueando a propagação dos radicais livres, neutralizam os já formados e participam da formação dos antioxidantes sintetizados pelo próprio organismo.

Como em uma dieta normal é difícil conseguirmos todos os elementos essenciais, algumas medidas simples que não vos atrapalharão em seus dias corridos entre treinos, trabalho, família ou namoro poderiam ser adotados:

- Coma alimentos ricos em antioxidantes

Além de um equilíbrio entre proteínas, carboidratos, gorduras essenciais minerais e vitaminas, e vossos suplementos diários, a dieta tb deve ser composta por alimentos antioxidantes, para inibir a ação dos radicais livres, como alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, o mineral selênio e os aminoácidos cisteína e metionina.

- Comsumir crus uma boa parte dos alimentos

O cozimento destrói várias enzimas e vitaminas como a vitamina C e E. O ideal seria que pelo menos 40% das refeições sejam compostos por alimentos crus. Se preferir cozido, dê preferência a cozinhar ao vapor, feito em temperatura mais baixa, além de não destruir as vitaminas, minerais e enzimas, preserva melhor o sabor dos vegetais.

- Dê preferência a vegetais sem agrotóxicos

São indiretamente produtores de radicais livres. O fígado é capaz ee neutralizar esses agrotóxicos, mas para isso ele precisa utilizar grande quatde de antioxidantes do nosso organismo, carenciando outros órgãos vitais. Opte por produtos orgânicos ou hidropônicos.

- Utilize cereais integrais

Não preciso falar nada sobre os carboidratos refinados. Muita gente daqui já estão cansados de saber dos benefícios dos produtos integrais.

- Evite frituras e margarinas

Mesma coisa, já estão cansados de ler sobre isso. Mas evitem aquecê-los, os óleos mudam suas características bioquímicas, em termos de efeito no organismo, ao invés de assumirem seu papel de protetor qdo estão crus, passam a ser produtores de radicais livres qdo aquecidos. Margarina msma coisa.

- Evite carnes vermelhas, de porco e embutidos

Eu adoro carne vermelha, como pelo menos duas vezes na semana, mas procuro evitar ao máximo.Carne de porco eu detesto. O alto teor de ferro e de gordura da carne vermelha formam uma combinação prejudicial, em conjunto com os sais biliares presentes no intestino, dão origem a uma substância tóxica, estercobilinogênio ( nome feio ).

- Evite açúcar branco

Novamente não preciso tecer argumentos qto a isso.

- Principal

Sejam felizes, não importa como, alimentem-se corretamente, pratiquem esportes ao ar livre tb, passeiem com seus filhos, namoradas ( os ), não se apeguem demasiadamente a esses assuntos, não precisamos nos privar de alguns alimentos, simplesmente, deixem para um dia da semana. A vida é curta demais para nos sacrificarmos por algo que nos impeça de viver nossas relações tanto socialmente e emocionalmente. O estresse faz com que o cérebro produza substâncias ( neuro-hormonais ) que modificam todo o nosso organismo, prejudica nossa performance, nosso cérebro é o centro de tudo.Não estou me referindo a ninguém daqui ok? Se amem e amem ao próximo, ninguém aqui quer fazer mal ou é algum maníaco psicopata ( eu acho rs ). Esse fórum está cheio de informações boas, úteis tanto para quem começa agora, qto para veteranos.

Espero que esse artigo meio resumido meio cheio de frescuras minhas msm possa contribuir de alguma forma a vcs.

Por favor, alimentação, treinos etc... não devem se tornar uma obssessão nem uma obrigação, saibam viver conscientes daquilo q se comprometeram a seguir, com determinação e disciplina. Procure fazer disso um hábito. Sejam felizes.

Abraços

Editado por Lilly

Publicidade

Postado (editado)

eu uso 60g no pós imediato, junto com 40g de malto e 5g de leucina... :)

de resto ótimo texto!

abç!

obrigada, mas eu estava me referindo à doces em geral. Nada contra quem usa açúcar no pós, pra quem tem tendência à acumular gordura, não seria muito bom ao meu ver, mas como não é o seu caso, fico grata pelo elogio. abç.

Editado por Lilly

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...