Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Não destrua sua coluna vertebral.

Quando a carga na coluna é desnecessária!!! Os exercícios em geral transmitem carga em forma de força para a coluna, isso é normal, e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.

Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada.

Digo desnecessária porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.

Segundo estudos Nachemson, que introduziu uma agulha com sensor de carga no disco intervertebral, o fato de sentar aumenta a carga na coluna em 40%, não importa o que você esteja fazendo: dirigindo, estudando, trabalhando, enfim a carga será aumentada na coluna.

No momento da execução dos exercícios a regra se mantém, então, quando realizados na posição sentada com carga axial aumentam a carga na coluna em 40% - Exemplo - Desenvolvimento, elevação lateral, rosca, elevação de ombros entre tantos... esses exercícios são exemplos que devem ser realizado em pé. (Nachemson estudou o aumento de carga na coluna na posição sentado em 1976).

Quando cito 40%, devemos somar o peso corporal mais o incremento de peso utilizado no exercício e então adicionar os 40% suplementar de sobrecarga.

Que fique bem claro, a questão citada acima vale somente para exercícios que tem carga axial, ou seja, carga no sentido de compressão da coluna vertebral, proporcionado pela ação da gravidade. Para ficar mais claro são os exercícios que o peso utilizado no movimento tem sentido para baixo, em direção ao solo.

Alguns praticantes reclamam por não terem equilíbrio para fazê-los na posição ortostática (em pé), mas essa é mais uma adaptação, estabelecer uma capacidade de suportar pesos com o tronco estabilizado, o que irá prevenir lesões futuras, visto que muitas vezes as pessoas “travam a coluna”, ou seja, sofrem espasmos musculares, carregando pesos, como tirar objetos do maleiro ou do porta-malas do carro.

Com a estabilização necessária na coluna isso é minimizado.

Por Dr. Eduardo Ayub Lopes

Diretor VIPFISIOPERSONAL

Fisioterapeuta Esportivo

Rua dos Bandeirantes, 693, Cambuí, Campinas - SP

(19) 3252-5656

http://www.vipfisiopersonal.com.br

Publicidade

• Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Visitante Flex W.
Postado

Poxa não sei, afinal exercícios fortalecem a coluna e ele derruba essa benção com os esses outros exercícios, mas se estamos fortalecendo a coluna porque esses exercícios nos deixariam 'aleijados'? rs

Bom eu só faço sentado atualmente desenvolvimento frente e costas com barra a carga não é enorme e eu apoibo bem as costas não sinto nada na coluna só nos ombros, agora que eu vou passar a aumentar um pouco a carga porque já mudei a rotina e vou treinar pesado uma vez ombro só fazendo desenvolvimentos somando duas vezes semanal. Acho que isso não irá me arrebentar com o tempo não... rsrs

Mas bom post, só dei minha opinião sincera.

Vamos ver o que o pessoa diz mais.

valeu!

Postado

salve leandrao, tb recebi essa newsletter, e achei bem interessante, e sou bastante preocupado com a coluna, por ser ex-gordo, e ter andando por muito tempo com a postura curvada o que me levou a sentir algumas dores, hoje em dia consegui corrigir bastante coisa, mais ultimamente tenho lido sobre treinamento de core (tronco), você acha necessario treiná-lo a parte, ou os exercicios que necessitam de uma "boa postura" já são suficientes?--abraços e bons treinos

Postado

Hmmm eu não sabia isso e faço tudo sentado justamente por não saber manter a coluna estável.

baixarei meus pesos e farei em pé até aprender a manter a coluna reta a partir de agora.

Postado

Uma dica é SEMPRE manter os joelhos levemente dobrados a fim de aliviar a carga da coluna. Principalmente militar e agachamento. Nunca ficar com as pernas retas 100%.

Eu tenho 23456765456789 problemas na coluna infelizmente. Treino com todo cuidado do mundo.

Postado

Algumas semanas atrás eu ACHO, que lesionei a coluna, porque ficou doendo por vários dias (aquela dorzinha crônica). Bom, parei por uma semana qualquer exercício que envolvesse ela. Não adiantou nada, continuou a mesma coisa. O que eu fiz, e continuarei fazendo, até que sinta meu "core" mais forte, é usar cinta. Depois que começei a usá-la para quase tudo, não tive mais problema nenhum, tudo tranquilo.

Abraços!

Visitante Flex W.
Postado

Algumas semanas atrás eu ACHO, que lesionei a coluna, porque ficou doendo por vários dias (aquela dorzinha crônica). Bom, parei por uma semana qualquer exercício que envolvesse ela. Não adiantou nada, continuou a mesma coisa. O que eu fiz, e continuarei fazendo, até que sinta meu "core" mais forte, é usar cinta. Depois que começei a usá-la para quase tudo, não tive mais problema nenhum, tudo tranquilo.

Abraços!

Com certeza cinturão é indispensável sem contar na estabilidade que ele fornece em todos os exercícios físicos, só não uso pra abdominais em gerias porque daí né. kkkkk

O bom é cada um ter o seu, um acessório que deveria fazer parte das tralhas de treino de todo mundo é o que eu penso.

Postado

Com certeza cinturão é indispensável sem contar na estabilidade que ele fornece em todos os exercícios físicos, só não uso pra abdominais em gerias porque daí né. kkkkk

O bom é cada um ter o seu, um acessório que deveria fazer parte das tralhas de treino de todo mundo é o que eu penso.

Tbeim acho q seria necessario no treino violento!!!

mais ja parou pra reparar o preco desse cinturao??

Uns R$ 70 dinheiros no minimo!!!

Na academia ate tem um, mais infelizmente eh como revesar aparelhos...

Neguinhoo coloca o cinturao e fica desfilando com eele a noooite tooda!!!!

No mais Bom texto msm!!!

Mt gente q ja comeca a treinar recente ker exculachar no treino e nao atenta pra esse leve detalhe...

Informação nunca eh demais msm, ainda mais se for relevante!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...