Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

pao-integral-o-valor-da-fibra.jpg

Além dos cereais integrais - que podem ser obtidos a partir da farinha branca adicionada de fibras da farinha integral ou do farelo, há o alimento 100% integral - aquele que não passa por nenhum processo de refinamento e assim, preserva o gérmen, o farelo e endosperma. Diferente dos cereais refinados (arroz branco, farinha branca, entre outros) que perdem suas camadas ricas em nutrientes e fibras, pois preservam apenas o endosperma que é formado pela maior parte de amido.

Os alimentos feitos a partir do Grão Integral - ou seja, 100% integrais - são fontes de vitaminas, especialmente E e do complexo B e alguns minerais importantes, como zinco, magnésio, manganês, cromo e selênio.

O carboidrato integral pode trazer vantagens nos lanches que antecedem os treinos. Por ter um baixo índice glicêmico, evita a hipoglicemia de rebote - sintoma percebido por alguns esportistas que consomem carboidratos de rápida absorção em momentos antes do treino e conseqüentemente liberam quantidade elevada de insulina. Além disso, proporciona manutenção da glicemia ao longo do dia do esportista.

1184403809TxV8gp.jpg

Autores compararam as respostas bioquímicas e fisiológicas de ciclistas treinados que ingeriram a mesma porção de alimentos de alto índice glicêmico e de baixo índice glicêmico. A alimentação com baixo índice glicêmico produziu o menor nível de glicose e insulina, em 30 a 60 minutos após a ingestão, maior nível de ácidos graxos livres, menor oxidação de carboidratos durante o exercício e maior tempo até exaustão (9 a 20 minutos) do que indivíduos que ingeriram a refeição de alto índice glicêmico.

O grão integral proporciona manutenção de uma glicemia estável ao longo do dia do esportista. No entanto, nos 5 minutos que antecedem o exercício, é aconselhável alimentos mais líquidos e de rápida absorção, que permitem a manutenção da glicemia por um período mais longo durante o exercício de intensidade moderada até a exaustão.

O carboidrato integral pode ser uma estratégia também no controle do peso. As fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos presentes tornam a digestão mais lenta, o que traz mais saciedade e controlam o apetite.

Como há uma liberação mais lenta de glicose, os integrais evitam as variações bruscas das taxas de açúcar no sangue. Isso fornece uma energia mais contínua ao organismo, o que dá mais pique para o dia a dia. Essa liberação mais lenta também auxilia no controle do diabetes.

As fibras presentes nos alimentos integrais se apresentam de duas formas: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis podem ser de grande valor para o controle dos níveis de colesterol, sendo uma forma de prevenir as doenças cardiovasculares. Já as insolúveis auxiliam no funcionamento do intestino, o que pode contribuir para redução de câncer no intestino. Há evidencias que a fibra também auxilia na prevenção de outros tipos de câncer.

Os alimentos 100% integrais atuam também como antioxidante no processo de envelhecimento. Isso porque o gérmen é rico em vitamina E que combate os radicais livres - partículas agressoras invisíveis que aceleram o envelhecimento.

As atuais recomendações sugerem o consumo de 6 porções diárias de alimentos ricos em carboidratos, sendo que no mínimo, 3 devem ser de carboidratos integrais.

Carboidratos integrais

Onde encontrar o conceito 100% integral?

- Todos os grãos íntegros: trigo em grão, milho, quinoa, aveia, feijões

- Produtos industrializados há somente nos cereais matinais Nestlé e nos pães 100% Integral da Plus Vita. E na barrinha recheada Plus Vita.

O carboidrato deve estar presente em todas as refeições ao longo do dia. Controlar a quantidade ingerida e es colher o tipo de carboidrato – preferên cia os integrais e 100% integrais – é a estratégia correta para manter uma alimentação balanceada e melhorar o desempenho esportivo.

Fonte: http://www.marombapura.net/nutricao-e-dietas/83-informas-gerais/1335-integrais-x-100-integral-um-novo-conceito-.html

Publicidade

  • 4 semanas depois...
Postado

ótimo artigo!

Mas tipo, eu já ví muito esse pão integral plus vita, só que aqui na minha cidade

ele custa R$ 4,00, é muito caro, e vem com poucos pães, tem um outro que na embalagem

tem 100% integral, será que posso confiar mesmo já q vc só citou que existe apenas o plus vita?

valeu brow!

  • 4 semanas depois...
Postado

ótimo artigo!

Mas tipo, eu já ví muito esse pão integral plus vita, só que aqui na minha cidade

ele custa R$ 4,00, é muito caro, e vem com poucos pães, tem um outro que na embalagem

tem 100% integral, será que posso confiar mesmo já q vc só citou que existe apenas o plus vita?

valeu brow!

Cara, é só vc olhar nos ingredientes, se tiver lá "Farinha de Trigo Integral", e somente está, pode confiar. O problema é que vendem muito pão por aí, se dizendo integral, sendo que ao olhar na composição está lá "Farinha de trigo integral, farinha de trigo especial enriquecida", sendo essa farinha "especial", a famosa farinha branca. Ou seja, um pão que não é totalmente integral, tendo menos vitaminas e indice glicemico maior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...