StreetFighter 4 Postado Setembro 5, 2010 às 22:57 Postado Setembro 5, 2010 às 22:57 (editado) Aplicação de medicamentos por via intramuscular: análise do conhecimento entre profissionais de enfermagem A administração de um medicamento por via intramuscular envolve mais do que a injeção de uma solução no interior da massa muscular, mas também uma avaliação sobre a melhorregião e músculo a ser selecionado. Tal procedimento deve ser realizado por pessoas que possuam conhecimentos sobre os aspectos fundamentais de sua execução, ou seja, a equipe de enfermagem. Embora possa ser considerado por muitos como um procedimento relativamente simples, a prática profissional e a literatura consultada apresentam vários relatos de complicações relacionadas à aplicação de medicamentos por esta via. Na literatura, foram encontrados relatos de lesões de necrose tecidual, contratura de grupos musculares, fibrose e até perda de amplitude de movimentos articulares em crianças e adultos que fizeram uso de medicação intramuscular(1-6). É importante ressaltar que grande parte dessas complicações ocorre principalmente quando se utilizam os músculos deltóide, glúteo máximo e vasto lateral da coxa, que podem ser traduzidos como os eleitos para aplicação de medicações intramuscular na prática de enfermagem. Não foram encontrados relatos de complicações devidas à aplicação de medicamentos por via intramuscular nos músculos glúteos médio e mínimo, utilizados quando é selecionada a região ventroglútea. Na busca de alternativas para eliminar as complicações relacionadas ao uso do músculo glúteo máximo, em 1954, o anatomista suíço Von Hochstetter identificou e comprovou, por meio de várias investigações, que a região ventroglútea é o local que menor risco oferece ao cliente, devido ao fato de ser livre de vasos ou nervos importantes e à menor espessura de seu tecido subcutâneo, se comparado aos músculos das regiões dorsoglútea, face ântero-lateral da coxa e deltóidea, também utilizados para a administração de medicamentos por via intramuscular(7). Tanto as complicações descritas na literatura referentes à utilização das regiões deltóidea, dorsoglútea e face ântero-lateral da coxa, como também a observância da prática revelam baixa adesão na escolha da região ventroglútea. Dessa forma, entende-se que a mudança dessa realidade depende da equipe de enfermagem, que recebendo treinamento adequado e sendo supervisionada talvez passe incorporá-la em sua prática. Cabe à equipe de enfermagem, durante o tratamento de um cliente que necessita de um medicamento intramuscular, assegurar que o procedimento seja feito da maneira mais segura possível, evitando assim complicações relacionadas à aplicação de medicamentos por essa via. O estudo completo: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/03.pdf CONCLUSÕES O presente estudo permitiu identificar que: 1. As regiões mais utilizadas por este grupo de profissionais para aplicação de medicamentos intramuscular são as dorsoglútea e deltóidea, mencionadas por 21 profissionais (65,62%) e 10 (31,25%) , respectivamente. 2. Os profissionais participantes do presente estudo revelaram falhas de conhecimento na descrição do método que utilizam para delimitar as quatro regiões utilizadas para aplicação de medicamentos intramuscular e insegurança para apontar no esquema o local de punção; 3. Houve imprecisão na descrição e confusão na identificação de complicações e contraindicações por esses profissionais e 4. A região ventroglútea ainda é pouco utilizada. Mais informações: http://www.scribd.com/doc/34802433/INJECAO-INTRAMUSCULAR Escolha do local Embora existam controvérsias, segundo CASTELLANOS a ordem de preferância deve ser: 1º Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade. 2º Região da face ântero-lateral da coxa: contra-indicada para menores de 28 dias e indicada especialmente para lactentes e crianças até 10 anos. 3º Região dorso-glútea: contra-indicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e pessoas excessivamente magras. 4º Região deltoidiana: contra-indicada para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular. Região ventro-glútea... A região ventro-glútea Editado Novembro 8, 2010 às 18:48 por StreetFighter
Rambo 0 Postado Setembro 5, 2010 às 23:59 Postado Setembro 5, 2010 às 23:59 Bem legal o artigo, eu só mando no vasto lateral, nunca em outro local. Abs
StreetFighter 4 Postado Setembro 11, 2010 às 13:47 Autor Postado Setembro 11, 2010 às 13:47 (editado) A região ventro-glútea Editado Novembro 8, 2010 às 18:47 por StreetFighter
StreetFighter 4 Postado Novembro 8, 2010 às 18:45 Autor Postado Novembro 8, 2010 às 18:45 Mais um video do local correto.
brunocassel 0 Postado Novembro 10, 2010 às 19:19 Postado Novembro 10, 2010 às 19:19 Muito bom o vídeo, obrigo por compartilhar. Eu tinha visto no tópico "Como se auto aplicar" e vi que pode ser aplicado também na coxa(quadriceps), dae fiquei com dúvida, pq comprei 2ml de testex pra experimentar como é, dae queria aplicar na coxa, só que disseram que ela é beem oleosa, logo, bem dolorida, dae não tem problema nao? e falaram ai encima da fissura, no caso pra q lado ela deve ficar? Vlw.
Moderador carloslr 395 Postado Novembro 11, 2010 às 02:54 Moderador Postado Novembro 11, 2010 às 02:54 Muito bom o vídeo, obrigo por compartilhar. Eu tinha visto no tópico "Como se auto aplicar" e vi que pode ser aplicado também na coxa(quadriceps), dae fiquei com dúvida, pq comprei 2ml de testex pra experimentar como é, dae queria aplicar na coxa, só que disseram que ela é beem oleosa, logo, bem dolorida, dae não tem problema nao? e falaram ai encima da fissura, no caso pra q lado ela deve ficar? Vlw. :arrowhead: :axehead: :axehead:
SeuCuca 54 Postado Novembro 11, 2010 às 03:06 Postado Novembro 11, 2010 às 03:06 Sei la eu sempre faço um quadrantao no rabo e aplico de boa acho que ta certo kkk ate hoje nada deu errado
StreetFighter 4 Postado Novembro 11, 2010 às 14:26 Autor Postado Novembro 11, 2010 às 14:26 Sei la eu sempre faço um quadrantao no rabo e aplico de boa acho que ta certo kkk ate hoje nada deu errado Esse do quadrante o local é o glúteo médio se não me engano, tb faz parte do ventro glúteo, mas o "mais melhor ainda" é o glúteo mínimo que é esse que fica quase no quadril, abaixo da crista ilíaca. Na bunda mesmo é dorso-glúteo.
Grande Vini 0 Postado Novembro 23, 2010 às 21:21 Postado Novembro 23, 2010 às 21:21 Cara eu ando aplicando no peito. Melhor local que eu ja apliquei até hoje, muito suave, nao doi nada no durante e nem no pós. Valeu
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora