Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Proposta hipotética: vamos supor que uma pessoa que, por algum motivo, não possa ou não queira seguir uma dieta padrão coloque, em um potinho, uma mistura que contenha todos os nutrientes que ela precisa em um dia, de forma equilibrada (ex: whey+albumina+amido+amendoas+farinha de trigo+vitaminas+minerais) e consuma-o aos poucos, pausadamente (ex: de 30 em 30 mins), ao longo desse dia.

Será que isso faria mal?

Teoricamente só consigo ver vantagens em fazer isso:

- Praticidade (elimina a necessidade de ficar monitorando o horário das refeições, basta comer aos poucos e se certificar que o pote esteja vazio ao final do dia // também elimina a necessidade de fazer a comida, os lanches, ir ao mercado, etc // além de poder continuar se alimentando em locais e situações aonde você não poderia normalmente);

- Nutrição completa (por exemplo, em nenhuma dieta normal você conseguiria um aminograma tão completo quanto em uma feita a base de suplementos);

- Economia (afinal você poderia comprar os ingredientes em grandes lotes, talvez até do distribuidor)

- Monitoramento dos todos os nutrientes consumidos;

- Controle da insulina;

- Metabolismo funcionando 24hrs (com todos os nutrientes circulando no sangue o dia todo);

- Facilidade em escapar da dieta (como você está super bem nutrido 24hrs, não fará mal comer uma besteira ou outra de vez enquando, contanto que controle as calorias - o que ajuda muito no lado psicológico).

O que vocês acham?

Editado por WindScar

Publicidade

Postado

1 - não esqueça as fibras senão vai ter uma prisão de ventre DAQUELAS

2 - se no potinho tiver as calorias contadinhas beleza senão como você vai controlar as calorias?

3 - Mesmo tendo os nutrientes certinhos eu não abriria mão de frutas / verduras

4 - de 30min em 30 min é desnecessário. Até acho que seria melhor fazer 3 ou 6 refeições mesmo com o 'pozinho'

Postado

1 - não esqueça as fibras senão vai ter uma prisão de ventre DAQUELAS (só comendo "pó" eu acho mais provável ter uma bela de uma diarréia.

sobre o topico, ok vc até poderia teoricamente "viver de sulementos", mas nao poderia ser um só tipo de mistura, cada momento do dia vc precisa de nutrientes com difrentes velocidades de absorçao, por exemplo ao acordar e pos treino, absorçao rapida, nas outras refeiçoes absorçao lenta, na ceia só proteina e gordura e por ae vai, entao vc deria ter "uma mistura" diferente pra cada horario diferente, e para cada objetivo [bulk, cut...]

o Dexter Jackson, nao sei se 2008 ou 2009, só fazia refeiçoes líquidas, agora nao sei se era só suplemento ou "comida líquida".

além do fator "homeostase" que o corpo entraria com uma dieta sem variedades nutricionais.

resumindo nao é tao simples assim "viver de suplementos".

Postado

Só se tiver bons argumentos mesmo, sabe porque? Porque se não outra pessoa vem, lê um ignorante qualquer espalhando suas crenças e acaba adotando como verdade, e se der mole ainda espalha. E aí o conhecimento fica cada vez mais distante.

1 - não esqueça as fibras senão vai ter uma prisão de ventre DAQUELAS (só comendo "pó" eu acho mais provável ter uma bela de uma diarréia. Nutricionalmente completo significa que haverão fibras.

sobre o topico, ok vc até poderia teoricamente "viver de sulementos", mas nao poderia ser um só tipo de mistura, cada momento do dia vc precisa de nutrientes com difrentes velocidades de absorçao,

Isso não é verdade.

por exemplo ao acordar e pos treino, absorçao rapida,

Você faz isso para garantir que seu corpo absorva os nutrientes rápidanebte após o treino, e pra gerar um pico de insulina. Se o seu corpo já estiver com os nutrientes 24h e com os níveis de insulina altos 24h, isso é desnecessário. Aliás, ainda é melhor para você, pois você cresce também durante o treino.

nas outras refeiçoes absorçao lenta, na ceia só proteina e gordura e por ae vai,

Se você ingere a gordura necessária durante o dia não precisa comer tanta gordura na ceia. E evitar carboidratos a noite se não engorda é um mito.

entao vc deria ter "uma mistura" diferente pra cada horario diferente, e para cada objetivo [bulk, cut...]

o Dexter Jackson, nao sei se 2008 ou 2009, só fazia refeiçoes líquidas, agora nao sei se era só suplemento ou "comida líquida".

Uhum.

além do fator "homeostase" que o corpo entraria com uma dieta sem variedades nutricionais.

Como você quer algo mais "nutricionalmente variado" que uma mistura que contenha compostos químicos essenciais ao corpo?

resumindo nao é tao simples assim "viver de suplementos".

Hmm.

Postado

Isso não é verdade.

Nao? Posso usar whey tanto de manha quanto antes de domir que dá na mesma?

Você faz isso para garantir que seu corpo absorva os nutrientes rápidanebte após o treino, e pra gerar um pico de insulina. Se o seu corpo já estiver com os nutrientes 24h e com os níveis de insulina altos 24h, isso é desnecessário. Aliás, ainda é melhor para você, pois você cresce também durante o treino.

Aqui está o erro GRAVE. Insulina é antagonica a muita coisa, como GH e Catecolamina. Insulina alta o dia inteiro = voce nao vai ter oxidacao de gordura nunca, nao vai ter liberacao de adrenalina nunca, nao vai ter GH liberado nunca... sem contar que nao é possivel manter insulina relativamente alta durante treino, e insulina tem resistencia; quanto mais picos ao longo dia, mais ineficiente ela se torna. Leia sobre nutrients sparing e vai entender o porque isso é a pior coisa que voce poderia querer fazer.

O corpo tambem tem enzimas digestivas limitadas, alem de outras diversas funcoes serem apenas "reabestecidas" com a falta de alimentos. Sinalizacao de mTOR para haver sintese proteica, por exemplo, enquadra-se nisso; usar proteina de 30 em 30 mins nao tem aproveitamento util algum; tanto é que as ultimas pesquisas feitas na area recomendam proteina apenas de 4 em 4 horas com sinalizadores de mTOR em um intervalo de 2 em 2.

Se você ingere a gordura necessária durante o dia não precisa comer tanta gordura na ceia. E evitar carboidratos a noite se não engorda é um mito.

Gordura é carreadora de hormonios, os quais por sua vez tem altissima liberacao durante o sono. Nao é inteligente, entao, utilizar gorduras na ceia para carrear todos esses hormonios? E o problema de carbo nao está relacionado com engordar e sim com cortar diversas funcoes do organismo, tais como liberacao de GH, quebra do estimulo a SN parassimpatico entre outras.

Como você quer algo mais "nutricionalmente variado" que uma mistura que contenha compostos químicos essenciais ao corpo?

Quer dizer que esse seu shake tem 100% dos compostos quimicos essenciais/recomendados? :blink: Se nós temos mais de 300 micronutrientes, voce pretende fazer um unico shake que contenha todos eles? :blink:

Abracos :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...