Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

"mesmo sendo de 2007 é interessante"

A um tempo atras queria postar esse texto aqui mas não achava, hoje acabei encontrando e resolvi postar pois sempre vejo que existem pessoas que usam a soja diariamente como fonte de proteina. Atualmente acho que o Brasil já é lider mundial na produção de soja, produz tanto que tem que "forçar" seu consumo, então cuidado.

O texto é meio longo, mas pra quem tiver interesse está ai.

Alerta sobre a Soja:

A soja começou a ser utilizada como alimento durante a dinastia Chou (1134-246 AC), depois que os chineses aprenderam a fermentar os grãos de soja para produzir alimentos como missô e shoyu. Os orientais consomem alimentos de soja em pequenas quantidades, como condimento e não para substituir produtos animais. A maioria dos alimentos modernos de soja não são fermentados para neutralizar toxinas contidas nos grãos de soja e são processados de tal forma que as proteínas são alteradas e os níveis de cancerígenos aumentam.

* Inibidores de tripsina na soja interferem com a digestão de proteínas e podem causar distúrbios no pâncreas.

* Alimentos de soja aumentam a necessidade de vitamina D no organismo, porém a vitamina D sintética, acrescentada ao leite de soja, é tóxica.

* Alimentos de soja contém altos níveis de alumínio, que são tóxicos para o sistema nervoso e os rins.

* O processamento da proteína de soja resulta na formação de lisinoanalina tóxica e de nitrosaminas altamente cancerígenas. Durante o processamento, também é formado glutamato monossódico, MSG, um potente neurotóxico, e quantidades adicionais são acrescentadas a vários alimentos de soja.

* Altos níveis de ácido fítico na soja reduzem a assimilação de cálcio, magnésio e cobre, bem como a biodisponibilidade de ferro e zinco, necessários para a saúde e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. O ácido fítico na soja não é neutralizado por métodos comuns, como deixar de molho, germinar e cozinhar por muito tempo. Alimentos que contém grandes quantidades de ácido fítico causaram problemas de crescimento em crianças

* Megadoses de fitoestrógenos, no pó de soja para lactentes, são implicados no atual aumento do desenvolvimento sexual prematuro em meninas e no retardamento do desenvolvimento sexual em meninos. Fitoestrógenos na soja interferem na função endócrina e podem causar infertilidade e podem provocar câncer de mama. Vários estudos revelaram que a soja causa infertilidade em animais. O consumo de soja aumenta o crescimento de cabelo em homens de meia idade, indicando níveis reduzidos de testosterona. Tofu era consumido por monges budistas para reduzir a libido.

Fitoestrógenos na soja são potentes agentes antitireóides que causam hipotireoidismo e podem causar câncer da tireóide. Em nenês, o consumo de leite de soja foi associado a uma doença auto-imune da tireóide. Alimentos de soja podem estimular o crescimento de tumores relacionados ao estrógeno e causar problemas na tireóide. A baixa função da tireóide está relacionada a dificuldades na menopausa.

* Em animais, a alimentação com soja mostra que fitoestrógenos na soja são poderosos disruptores endócrinos. A amamentação com soja — que inunda a corrente sangüínea com hormônios femininos, que inibem a testosterona — não pode ser ignorada como possível causa de desenvolvimento alterado em meninos, incluindo o TDAH, transtorno no déficit de atenção e hiperatividade. Meninos expostos a DES, um estrógeno sintético, tinham testículos menores que o normal na fase de maturação.

* Nenês do sexo masculino passam por uma “onda de testosterona” durante os primeiros meses de vida, quando os níveis de testosterona podem atingir aqueles de um homem adulto. Durante este período, o nenê masculino está programado para desenvolver características masculinas na puberdade — não apenas no desenvolvimento dos órgãos sexuais e de outros traços físicos masculinos, mas também na determinação das características cerebrais do comportamento masculino.

* Nenês alimentados com leite de soja têm 13.000 a 22.000 vezes mais compostos de estrógeno no sangue do que nenês que recebem leite em pó comum. O nenê alimentado exclusivamente com mamadeira de soja, recebe diariamente o estrógeno equivalente a, pelo menos, cinco pílulas anticoncepcionais por dia.

* Quase 15% de meninas brancas e 50% de meninas afro-americanas mostram sinais de puberdade, como desenvolvimento dos seios e pêlo púbico, antes dos oito anos de idade. Algumas meninas mostram desenvolvimento sexual antes dos três anos de idade. O desenvolvimento prematuro de meninas foi relacionado ao uso de mamadeira de soja e à exposição a pseudo-estrógenos ambientais como PCBs e DDE.

* O consumo elevado de fitoestrógenos durante a gravidez pode produzir efeitos adversos no feto e, mais tarde, sobre o início da puberdade.

O FDA nunca aprovou a proteína isolada da soja como GRAS (Generally Recognized as Safe), devido à preocupação com a presença de toxinas e cancerígenos na soja processada.

_____

Fonte: Soy Alert!, Projeto da fundação Weston A Price, Washington, 1999

http://www.transgenicos.pr.gov.br/modules/noticias/print.php?storyid=38

Publicidade

• Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Fala Chacalll, frmz?

Eterno debate esse também né? rsrs... Comecei a ler o artigo e parei na metade pelo seguinte:

Algo tão "venenoso" e cancerígeno assim não estaria a venda por ae em vários tipos de produtos.

Segue apenas UMA matéria sobre o assunto http://www.academiaativa.com/materias?op=ler&id=121

Aqui no Japão brother, soja esta em tudo quanto é lugar. E japonês consome MUITA soja. Muitos comem pela manhã, como desjejum todos os dias (Natô) com arroz branco. E se você olhar a população da terceira idade aqui, a saúde que eles tem é incrivel. Coisa mais facil de achar aqui é japa com mais de 80, 90 anos com saude de ferro. Não que esteja relacionado diretamente a alimentação com soja, mas se ela é tão "má" assim, esses japas aqui não viveriam tanto. Entende o MEU ponto de vista?

Eu acho que o certo é não usar soja como fonte de proteína na dieta e ponto final. Mas na minha opinião não se deve bani-la totalmente da dieta.

wabrass

Postado (editado)

O FDA nunca aprovou a proteína isolada da soja como GRAS (Generally Recognized as Safe), devido à preocupação com a presença de toxinas e cancerígenos na soja processada.

Puxa é mesmo??

Porque tá aqui na lista GRAS... Aliás, do lado da Caseína em uma categoria meio estranha. Mas a lista GRAS não é "pra tudo" não, é mais pra aditivos, etc

http://ecfr.gpoaccess.gov/cgi/t/text/text-idx?c=ecfr&sid=786bafc6f6343634fbf79fcdca7061e1&rgn=div5&view=text&node=21:3.0.1.1.13&idno=21

Essa "tocação de terror" em cima da soja não me convence. Não que o que falem não seja verdade, mas exageram e muito

Pegue a lista de efeitos colaterais de qualquer coisa (até ali no filme Bigger Stronger Faster eles listam os colaterais da Vitamina C) e veja o que tem.

Só lembrando que saiu esses dias no blog que o pós treino do Arnold era 1L de cerveja :lol:

Editado por kossako
  • Moderador
Postado

Meu amor,

Venho utilizando a soja em forma de extrato e de sucos (Ades) há uns três meses, qdo mudei de dieta, indicação de um amigo com ganhos ímpares na musculação.

Sempre tive preconceito com a soja, pelos motivos que vc narrou acima, mas resolvi abrir a guarda e testar. Então, o que acha q eu devo fazer? Excluí-la do meu cardápio ou deixo pra ver o que acontece?

Sabe que seu ponto de vista é relevante pra mim.

Postado

só postei pq li isso em uma comunidade e quis divivir c/vcs...

tbm acho q tem sensancionalismo,

eu não uso soja pq não gosto mesmo,sucos a base de soja acho horrivel,

agora usar ou não vai de cada um.

Fefe:

meu amor se esta fazendo bem continue usando,é só um artigo

q fala contra+se fizesse tanto mau asim sera q tanta gente usaria,

acho q teria+assunto contra uso né,kis apenas dividir oq vi,bjus

Postado

eu não uso soja pq não gosto mesmo,sucos a base de soja acho horrivel,

agora usar ou não vai de cada um.

Ah assino embaixo! Aquele Ades ainda vai mas extrato de soja puro é intragável

Postado

Tudo em excesso faz mal, até água, mas concordo com o que disseram: sensacionalismo!

Pode acreditar meu velho, panelas de alumínio sim são perigosas pra saúde, pois o alumínio se desprende em altas temperaturas e vão parar nos seus ossos causando danos irreversíveis.

Glutamato monossódico existe em quase todos os temperos industrializados, se vc comer fora e a comida parecer saborosa... pode acreditar que tá cheio disso.

Não existe notícia de câncer em animais herbívoros e eu nunca conheci na minha vida um vegetariano comedor de soja que tivesse câncer... Tudo dá câncer, mas cadê a prova?

A questão dos hormônios não tem nada haver, claro que se comer grandes quantidades de soja em todas as refeições do dia, todos os dias da semana e todas as semanas do mês alguma coisa vai acontecer né! Se vc toma água da torneira (não é meu caso, só um exemplo), saiba que ela possui muuuito mais hormônios femininos do que vc imagina, pois as mulheres ao urinarem liberam os hormônios e as estações de tratamento não são capazes de retê-lo.

Além disso, se vc come carne como fonte de proteína, saiba que ela não cresce naturalmente e um frango que vc come não fica no tamanho do abate em dois meses naturalmente, é tudo a base de hormônios... e hormônios femininos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...