Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bcaa: Você Está Usando Errado [2014]

craw69

Posts Recomendados

Publicidade

• Supermoderador

Achei legal, mas tem alguns mitos ai:

* jejum noturno é catabólico

Primeiro que o catabolismo não é ruim, muito pelo contrário. Depois porque a menos que sua ultima refeição antes do sono seja liquida, é bem provável que sua digestão dure a noite toda.

* para ganhar massa limpa e perder perder gordura (pelo efeito do GH, estimulado no jejum)

GH liberado durante o sono não tem tanto efeito assim.

* carboidrato inibe o GH.

Hein?

* BCAA inibindo ou não GH

Hein?

* luz inibindo liberação de melatonina.

Faz tempo que não leio sobre melatonina mas ao que me lembro a liberação de melatonina ocorre ao cair da noite, quando os olhos percebem a baixa na luminosidade natural.

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua posiçao. Eu só teria uma dúvida: tendo em vista que ao longo do dia (aqui me refiro manhã e tarde) meu acesso a alimentos proteicos é fácil, eu costumo usar os BCAA's à noite, pois acordo naturalmente cerca de 2 vezes por noite para urinar e me hidratar e volto a dormir novamente. Sabendo que jejum noturno é catabólico, porém, ao mesmo tempo, interessante para ganhar massa limpa e perder perder gordura (pelo efeito do GH, estimulado no jejum) eu nao me atrevo a tomar qualquer nutriente com carboidrato, pois isso inibiria o GH. Daí, o que eu faço: tomo toda a dose de BCAA recomendada no rótulo (6 capsulas, equivalente a 3g) quando acordo à noite. Penso, empiricamente, que sendo o BCAA somente aminoácidos, ele nao iria interferir na secreção de GH e, adicionalmente, inibiria o catabolismo devido ao jejum noturno. OBS: note-se que, à noite, faço tudo isso no escuro, para evitar a inibição da liberação de melatonina.

Para essa situação específica, achei o BCAA perfeito, considerando que nao há necessidade de o indivíduo sair do quarto e ir preparar seu alimento (isso poderia fazê-lo perder sono). Mas é como eu disse: adquiri esse hábito por pura dedução e nunca vi comprovação científica nenhuma de que ele sirva.

Alguém tem algum conhecimento sobre o uso de BCAA nesse horário citado?

Como já discutido em outros tópicos (de uma procurada no Melhores Tópicos sobre Nutrição/Suplementação, e ainda um chamado "O Mito do Cortisol" - se não me engano), catabolismo é um mecanismo completa e absurdamente diferente do que a maioria imagina ser. O tal catabolismo noturno é - como o busarello já adiantou - um mito, comprovadamente.

O uso do BCAA noturno não tem qualquer tipo de aplicação comprovada; é o mesmo problema do "acordar para comer": não só não há base científica pra isso, como HÁ base científica indo contra a prática. TALVEEEEZ o uso de BCAA noturno, em altas quantias, pudesse te ajudar a reduzir dor tardia; mas supondo que sua dieta ao longo do dia já tenha ingestão adequada de proteínas (~2g/kg+), pode economizar o dinheiro.

Seu raciocínio estaria certo em praticamente tudo, ele apenas não vinga já que a premissa do catabolismo noturno é (felizmente) falha.

Uma duvida , agora no periodo de ferias eu durmo muito (10/12hrs) valeria a pena suplementar com BCAA, somente antes do sono, ou no meio do sono??

Não (+1).

Abraços

Link para o comentário

Ok, obrigado pelos esclarecimentos. Para busarello:

Carboidrato inibe o GH. Hein? Inibe. A insulina contrapoe o GH. Se toma carboidrato, libera insulina...

* BCAA inibindo ou não GH Hein? Nao me referi a isso. Mas sim que, durante a noite, por estarmos em jejum, hormonios hiperglicemiantes tendem a aumentar para equilibrar a glicemia. Inclusive o GH é um deles. Eu supus que, caso o indivíduo opte por algum alimento durante a noite, o ideal é que ele seja proteico e sem carboidratos, pois, sendo açucar, irá estimular a secreçao de insulina e, portanto, inibir a secreçao de GH.

* para ganhar massa limpa e perder perder gordura (pelo efeito do GH, estimulado no jejum)

GH liberado durante o sono não tem tanto efeito assim. -> Eu nao sabia disso. Interessante.... Vc tá com o artigo aí pra eu dar uma olhada?

Faz tempo que não leio sobre melatonina mas ao que me lembro a liberação de melatonina ocorre ao cair da noite, quando os olhos percebem a baixa na luminosidade natural -> a glandula pineal tem conexão nervosa direta com a retina. O minimo estimulo luminoso que seja inibe a secreçao de melatonina. Este é um neurormonio que tem nao somente os benefícios de regularizar o sono. Se vc digitar no site cientifico pubmed "melatonin" vc vai ver uma infinidade de artigos cientificos, todos indexados, sobre isso...

Link para o comentário

• Supermoderador
Ok, obrigado pelos esclarecimentos. Para busarello:

Carboidrato inibe o GH. Hein? Inibe. A insulina contrapoe o GH. Se toma carboidrato, libera insulina...

OK, mas se toma Whey, por exemplo, libera mais insulina ainda, já que Whey tem indice insulinemico bem alto.

* BCAA inibindo ou não GH Hein? Nao me referi a isso. Mas sim que, durante a noite, por estarmos em jejum, hormonios hiperglicemiantes tendem a aumentar para equilibrar a glicemia. Inclusive o GH é um deles. Eu supus que, caso o indivíduo opte por algum alimento durante a noite, o ideal é que ele seja proteico e sem carboidratos, pois, sendo açucar, irá estimular a secreçao de insulina e, portanto, inibir a secreçao de GH.

Idem acima. Há que observar o indice insulinemico ao invés de generalizar por macro.

GH liberado durante o sono não tem tanto efeito assim. -> Eu nao sabia disso. Interessante.... Vc tá com o artigo aí pra eu dar uma olhada?

Pubmed, parafraseando sua resposta abaixo, "vc vai ver uma infinidade de artigos cientificos, todos indexados, sobre isso..."

Faz tempo que não leio sobre melatonina mas ao que me lembro a liberação de melatonina ocorre ao cair da noite, quando os olhos percebem a baixa na luminosidade natural -> a glandula pineal tem conexão nervosa direta com a retina. O minimo estimulo luminoso que seja inibe a secreçao de melatonina. Este é um neurormonio que tem nao somente os benefícios de regularizar o sono. Se vc digitar no site cientifico pubmed "melatonin" vc vai ver uma infinidade de artigos cientificos, todos indexados, sobre isso...

Como eu disse, tem bastante tempo que não leio sobre melatonina.

Além do grifado, sinteticamente EU ACHO que é mais vantajoso ter uma boa refeição antes de dormir, com proteinas, gorduras e fibras. Isso deve garantir, em indivíduos saudáveis, pelo menos 6 horas de digestão e, consequentemente, nutrientes circulantes durante parte considerável do sono. Nesta linha, o "jejum noturno" é bem inferior ao que se imagina.

Outro dado importante, GH é liberado na fase REM do sono. Portanto, quanto maior o tempo de sono, ininterrupto, melhor.

Link para o comentário

A liberaçao mais considerável de GH durante o sono é no estágio 4 e não no REM. A Whey protein é um grande estimulante da liberaçao de IGF-1 (insulin growth factor). Geralmente, é o hormonio que "anaboliza" pela manhã. O que "anaboliza" à noite, caso nao haja pico de insulina é o GH. Daí nao ser interessante tomar Whey protein durante a madrugada, pois, por possuir carboidrato (a maioria), inibem a secreção de GH...Fora que o GH tem seus outros benefício tb, como combate aos radicais livres e retardo no envelhecimento. Quanto mais ininterrupto o sono, melhor. Isso é unanime. Todavia, na prática isso é só pra quem pode... Tem gente que nao quer, mais acorda no meio da noite pra ter que urinar e se hidratar... É o meu caso e creio que de vários outros. O cara que bota despertador pra tocar a noite e se alimentar tá fazendo besteira... Entao, falo novamente, porém sem embasamento (daí o motivo de eu ter procurado ajuda de vcs): a conduta prática que vi foi usar BCAA à noite, mas, como vcs me referiram, no final não vai haver muita diferença. Craw69, onde eu consigo essas leituras que vc me sugeriu? Abraços

Link para o comentário

• Supermoderador

Estou procurando justamente um artigo sobre o indice insulinemico do BCAA ou de algum dos aminos. ME PARECE ter lido sobre.

Mesmo sem achar (o artigo) retomo meu ponto anterior: Não é mais válido reforçar a ultima refeição (em termos de proteinas) do que usar BCAA nas eventuais "acordadas"?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...