Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tenho 03(três) perguntas.

Primeira:

A frutose não é convertida em glicose, como acontece com os carboidratos?

Conforme:

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.:

Segunda:

Ela não é transportada para o sangue, se sim é através do sangue que ela vai para o fígado ou vai para o fígado e depois para o sangue?

Terceira:

Não entendi esta parte que ela é consumida ao mesmo tempo que a glicose, pois pode ate ser ingerida ao mesmo tempo, mas vai ser liberada a sua energia aos poucos devido ao baixo índice glicêmico.

A frutose não tem baixo índice glicêmico e por isso é liberada aos poucos a sua energia o que deixa o corpo com energia para ser utilizada nas atividades diárias e dificulta sua transformação em gordura?

Vi em um artigo sobre índice glicemico e carga glicemica e que as frutas geralmente têm baixa carga glicemica, não consegui postar aqui mas é este http://www.slideshare.net/MatheusSampaio/a-dieta-80-1010 e esta lá na pagina 26.

Desculpe minha ignorância e se falei besteira, só quero entender melhor para caso resolva adotar esta informação.

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Tenho 03(três) perguntas.

Primeira:

A frutose não é convertida em glicose, como acontece com os carboidratos?

Conforme:

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.:

Segunda:

Ela não é transportada para o sangue, se sim é através do sangue que ela vai para o fígado ou vai para o fígado e depois para o sangue?

Terceira:

Não entendi esta parte que ela é consumida ao mesmo tempo que a glicose, pois pode ate ser ingerida ao mesmo tempo, mas vai ser liberada a sua energia aos poucos devido ao baixo índice glicêmico.

A frutose não tem baixo índice glicêmico e por isso é liberada aos poucos a sua energia o que deixa o corpo com energia para ser utilizada nas atividades diárias e dificulta sua transformação em gordura?

Vi em um artigo sobre índice glicemico e carga glicemica e que as frutas geralmente têm baixa carga glicemica, não consegui postar aqui mas é este http://www.slideshare.net/MatheusSampaio/a-dieta-80-1010 e esta lá na pagina 26.

Desculpe minha ignorância e se falei besteira, só quero entender melhor para caso resolva adotar esta informação.

Pelo que entendo, de uma forma bem resumida, a frutose é convertida em glicose no fígado. Ela é absorvida no intestino, vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é convertida em glicose e armazenada como glicogênio, na maioria dos casos. Caso haja necessidade a glicose é liberada na corrente sanguínea.

Por isso o IG dela é baixo, a glicose não aparece no sangue instantaneamente (como seria se você ingerisse glicose pura).

Índice glicêmico mede apenas isto, a taxa de aparecimento de glicose no sangue. Não tem nada a ver com energia (gordura é rica em energia e tem IG zero).

Não faz sentido falar que a energia é liberada aos poucos ou rapidamente. Se você consumir muita glicose vai ter muita glicose no sangue, mas essa glicose tem que ir para algum lugar. O que seu corpo precisa será utilizado, o que sobrar será armazenado na forma de glicogênio (se ainda sobrar algo talvez seja convertido em gordura, mas não é um processo comum).

Postado (editado)

Obrigado mpcosta82! Mas agora que você me confundiu mesmo, então porque devemos comer carboidratos de baixo indice glicemico (no caso de quem não quer engordar - leia ganhar gordura)? E quanto a este papo de carga glicemica, você leu o artigo que coloquei o link ai, precisamente na pagina 26? E resumidamente comer fruta seria como comer gordura, contando apenas o sentido de "engordar" ou "perder barriga", ou seja, vai depender simplesmente se você gasta mais energia do que consome?

Editado por Intermediário
  • Supermoderador
Postado

Obrigado mpcosta82! Mas agora que você me confundiu mesmo, então porque devemos comer carboidratos de baixo indice glicemico (no caso de quem não quer engordar - leia ganhar gordura)? E quanto a este papo de carga glicemica, você leu o artigo que coloquei o link ai, precisamente na pagina 26? E resumidamente comer fruta seria como comer gordura, contando apenas o sentido de "engordar" ou "perder barriga", ou seja, vai depender simplesmente se você gasta mais energia do que consome?

Olá,

leia esse tópico e você verá que o que falou sobre comer carbos de baixo IG não tem nenhum suporte científico: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/43457-mitos-e-verdades-a-respeito-do-ndice-glicmico-dos-alimentos/

Com relação ao que você postou, sim, a carga glicêmica das frutas é baixa porque a densidade de energia delas é baixa (grande parte delas é água).

Resumidamente, comer fruta - em termos de ganhar ou perder peso - é como comer qualquer outro alimento. O que vai dizer se você vai ganhar ou perder gordura é o saldo calórico da dieta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...