Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

E aí galera, depois de ler esse tópico no fórum de nutrição e do FATO de que muitos dos multivitamínicos do mercado simplesmente são underdosed*, principalmente para nós que praticamos musculação e necessitamos de quantidades maiores para atingir sentir os efeitos (Vitamina C é um exemplo - a DDR é 45mg, mas manipulamos cápsulas para consumo de até 1000-1500mg diários), pensei: e se fosse possível montar um Multivitamínico IDEAL, como ele seria?

Então, apesar de eu entender o absurdo efeito que as vitaminas e minerais fazem no nosso organismo, por eu não entender muito bem desse assunto, peço aqui a contribuição de todos na montagem desse super-multivitamínico!

Vou começar com o óbvio (se possível continuem em ordem alfabética, como se montassem uma tabela nutricional) podem ir adicionando o que vier à mente, só lembrem que não quero ninguém aqui se intoxicando depois hein =p

.:DDM (Dosagem Diária do Marombeiro):.

. Aspartato de magnésio - 450mg

. PABA (Ácido Paramino-Benzóico) - 50 mg

. Picolinato de cromo - 400mcg

. Vitamina A (Retinol, nunca betacaroteno!) - 2 mg

. Vitamina B1 (Tiamina) -25mg

. Vitamina B2 (Riboflavina)- 25mg

. Vitamina B3 (Nicotinamina/Niacina) - 20mg

. Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) - 100mg

. Vitamina B6 (Piridoxina) - 50mg

. Vitamina B7 (Biotina) - 100 mcg

. Vitamina B8 (Colina) - 100 mg

. Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 800 mcg

. Vitamina B12 (Cobalamina) - 100mcg

. Vitamina D3 (Colecalciferol) - 25mcg (1000 IU)

. Vitamina K2 (Menaquinona) - 400mcg

. Zinco - 35mg

Observações:

. Vitamina C (Ácido Ascórbico) foi retirada do Multivitamínico para ser administrada à parte com a dosagem que o consumidor considerar melhor para ele.

. Vitamina E (Tocoferol) foi retirada do Multivitamínico por haver uma séria recomendação da NHS-UK para que se evite a suplementação dessa vitamina, visto seus possíveis riscos à saúde.

. Todas as dosagens presentes nessa lista estão abaixo do máximo de ingestão tolerável, alguns bem abaixo por estarem muito presentes em nossa alimentação, outros menos por serem hidrossolúveis, outros menos por não haver simplesmente administração perigosa dessas substâncias, etc.

Editado por MatheusJ

Publicidade

• Respostas 45
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Vc confundiu ali, não é overdosed... overdosed é quando tem coisa em excesso.

Se vc colocar muitas vitaminas, provavelmente vai ter que dividir em 2 ou mais capsulas, pois nao vai caber dentro de uma capsula de tamanho normal só.

Picolinato de cromo - 400mcg

Vitamina E - 800ui

Vitamina B1 - 25mg

Vitamina B2 - 25mg

Vitamina B3 - 100mg

Vitamina B5 - 100mg

Vitamina B6 - 25mg

Vitamina B12 - 100mcg

Aspartato de magnésio - 450mg

Zinco - 35mg

Postado

Tente dar uma olhada nesse site do centrum. além de ter um tanto de vitaminas e minerais.

se vc clicar em algum mineral/vitamina, aparece a dosagem máxima recomendada e a mínima.

depois fica a seu critério se quiser colocar a mais ou a menos :D

espero ter ajudado, abraços !

Tente dar uma olhada nesse site do centrum. além de ter um tanto de vitaminas e minerais.

se vc clicar em algum mineral/vitamina, aparece a dosagem máxima recomendada e a mínima.

depois fica a seu critério se quiser colocar a mais ou a menos :D

espero ter ajudado, abraços !

Postado

Estava montando um complexo B

Eu tava chegando nessa fórmula, porém quando o leandro colocou as dosagens dele, fiquei meio intrigado e achei minha fórmula muito fraca.. Digam o que acham :

Vitamina B1 (Tiamina)- 5,0 mg

Vitamina B2 (Riboflavina)- 2,0 mg

Vitamina B3 (Nicotinamida) - 18 mg

Vitamina B5 (Pantotenato de cálcio) - 50 mg

Vitamina B6 (Piridoxina) - 2,0 mg

Vitamina B7 (Colina) - 100 mg

Vitamina B8 (Biotina) - 100 mcg

Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 200 mcg

Vitamina B12 - 100mg

PABA - 50 mg

Além disso estava pensando em adicionar vitamina A na forma de betacaroteno o que acham ? Além disso ainda nao estudei sobre vitaminas E e D , vou dar uma pesquisada... E quanto a vitamina C eu acho melhor usar um comprimido de 500 mg antes de acordar e depois no pós treino... 2 g por dia nao seria de certa forma exagero ?

Abs

Postado (editado)

Eu estou postando pra dar um up no tópico, avisando que houve a atualização da lista lá em cima =p

carlos7, o que é esse PABA? Pesquisei sobre ele e não encontrei muita coisa nas funções... tá aqui só a redução da sensibilidade da pele ao sol O.o

Ao final dessa lista ainda vou (tentar) organizar os nutrientes por horários ideais, e asism por cápsulas diferentes =D

Farmácia pessoal não é um direito apenas do Ronnie Coleman!

ps: Leandro, só vou trocar algumas unidades de medida pra ninguém morrer aqui... Vitamina B12 é dosada em microgramas... se der 0,1g talvez dê algum problema de saúde (além do bolso sofrer né)

Editado por MatheusJ
Postado

Olha, André, o Aspartato de Magnésio é sim quelatado, mas o Picolanato de Cromo não é.

O Zinco fica em aberto, se você souber uma forma boa desse mineral ser ingerido, por favor compartilhe conosco!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...