Percentual de gordura corporal ideal para quem treina

Qual percentual de gordura corporal devemos manter para conseguir definição muscular e saúde durante o ano inteiro ?

O que é percentual de gordura corporal ?

O percentual de gordura corporal é simplesmente a quantidade de gordura que uma pessoa possui, medida em porcentagem.

Por exemplo: se uma pessoa tem 100kg de peso corporal e tem 10kg de gordura, logo ela tem 10% de gordura corporal.

É válido lembrar que nosso percentual de gordura corporal não é necessariamente a porcentagem de gordura que temos em excesso e que precisa ser eliminada.

Homens precisam ter no mínimo 2% a 4% de gordura corporal só para manter o corpo funcionando corretamente, abaixo disso existe a possibilidade de morte (é sério).

Do outro lado da moeda, manter um percentual acima de 25% pode facilitar a obesidade e gerar todos os problemas de saúde relacionados.

Com o objetivo de manter a saúde, o percentual de gordura corporal ideal está entre 10 a 20% de gordura corporal.

Qual o percentual de gordura corporal ideal para quem treina

Como regra geral, a maioria dos homens que treinam e querem um corpo estético, devem se manter entre 10 a 14 porcento de gordura corporal.

Considerando que você tenha massa muscular, esta faixa de percentual de gordura corporal já vai gerar boa definição muscular e vascularização (vulgo, veias saltadas).

Nesta faixa também é possível manter saúde, sanidade mental, libido, performance no treino e hipertrofia muscular.

Publicidade

Pois é.

Com a popularização dos atletas nas redes sociais, como Instagram, muitas pessoas acreditam que, quanto menos gordura corporal, melhor.

Infelizmente, as coisas não funcionam assim.

Com exceção de pessoas com genética privilegiada e/ou que estejam usando drogas, manter o percentual de gordura muito baixo (menos que 8-10%) pode trazer certos efeitos colaterais.

Abaixo de 10% de gordura corporal, a maioria das pessoas vão sofrer com algum nível de perda de força, perda de massa muscular, queda no apetite sexual, irritabilidade, baixa imunidade, fome excessiva e várias outras coisas.

Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.

Instagram Siga-nos no Instagram

Claro, no Instagram você vai ver corriqueiramente atletas dizendo ter 7 a 8% de gordura corporal e mantendo isso o ano inteiro, sem maiores problemas.

Mas lembre-se que eles são estrelas porque possuem genéticas fora do comum e 99% das vezes estão usando alguma forma de ajuda farmacológica para manter o físico.

Isto não desmerece o feito deles de forma alguma, o único problema é que esse tipo de coisa acaba gerando uma ideia incorreta a respeito de percentual de gordura ideal.

E se você está achando as estimativas do texto um absurdo porque já mediu o próprio percentual de gordura e deu abaixo de 10%, saiba que é bem provável que você mediu errado.

Como já foi dito, estar entre 10 a 14% de gordura já vai gerar grande definição se você já treinar há algum tempo.

Publicidade

Na verdade, tendo uma boa quantidade de massa muscular nessa faixa de percentual de gordura, já é possível estar com mais definição e estética corporal do que 90% da população.

Sim!

As pessoas sempre subestimam quanta gordura corporal têm e na grande maioria dos casos possuem (muito) mais do que pensam.

Por exemplo: na foto abaixo temos o atleta Alberto Nunez em fase de preparação, no seu pico e com 6% de gordura corporal. Repare como é possível ver fibras musculares e veias com muita facilidade.

A gordura corporal foi medida através de um aparelho chamado Dexa Scan que usa uma espécie de raio-x para quantificar quanta gordura o corpo tem, até mesmo dentro dos órgãos.

Não há nada mais preciso no mundo que o Dexa Scan para medir o percentual de gordura.

Agora, considerando que o atleta está fazendo absolutamente tudo dentro do possível para manter esses 6% de gordura em fase pré-competição, compare o físico dele com uma pessoa que pensa estar abaixo de 10% de gordura sem dieta ou qualquer sacrifício.

Pois é, muito improvável.

Para você ter um parâmetro ainda melhor, aqui vai uma foto do atleta Sean Nalewanyj com 12% de gordura corporal aferidos pelo Dexa Scan.

Já é possível ver abdômen, linhas do peitoral e veias nos braços, muito acima do comum, mesmo tendo um percentual de gordura dito “alto” por muitos.

Publicidade

Ter entre 10 a 14% de gordura corporal já vai permitir ter ótima qualidade muscular.

Se você não é um atleta competitivo, não há muitas razões para estar abaixo de 10% de gordura corporal, principalmente em termos de saúde (mental e física).

Percentual de gordura para mulheres que treinam

Enquanto homens poderão ter um corpo com boa qualidade muscular mantendo 10 a 14% de gordura, mulheres precisam estar entre 17 a 22% de gordura.

Porque a diferença ?

Mulheres sempre terão um percentual de gordura maior do que homens.

Isto ocorre porque mulheres precisam acumular gordura em regiões “essenciais” (na região do útero e seios, por exemplo).

Mas isso não significa que mulheres sempre terão uma composição corporal pior do que homens por terem sempre um percentual de gordura maior.

O que muda é apenas a equivalência entre os sexos.

Enquanto homens vão exibir maior qualidade muscular abaixo de 12-14%, mulheres precisarão estar abaixo de 20-22%.

Talvez a imagem abaixo ilustre melhor como é o corpo de uma mulher em determinados percentuais de gordura:

Mesmo com essa diferença entre os sexos, a explicação do percentual de gordura para homens serve como uma analogia perfeita.

Da mesma forma que homens superestimam quão baixo está o próprio percentual de gordura, mulheres fazem o mesmo.

Por isso é importante aprender a avaliar o percentual da maneira mais adequada e estabelecer estimativas coerentes.

Como descobrir o seu percentual de gordura

Como você pode notar, medir o percentual de gordura é algo complicado e que pode entregar um resultado ilusório.

Mesmo assim, existem alguns métodos que você pode usar para ter uma estimativa e com ela decidir se você precisa fazer ajustes na dieta.

1 – Adipômetro

O adipômetro é uma espécie de calibrador usado nas dobras de pele que entrega um resultado em milímetros.

Estes milímetros poderão ser convertidos usando uma tabela para determinar quantos % de gordura uma pessoa tem.

Tenha em mente que o adipômetro pode subestimar a quantidade de gordura corporal e sempre dar um resultado abaixo do real.

2 – Balança de bioimpedância

Balanças de bioimpedância enviam uma corrente elétrica pelo corpo que passa com facilidade pela água e músculos, mas não pela gordura.

Logo, quanto mais tempo essa corrente elétrica leva para passar pelo seu corpo, supostamente, mais gordura corporal você tem.

Este método tende a superestimar ou subestimar quanta gordura você tem, pois o resultado pode ser alterado dependendo de quanta água você ingeriu ou está retendo no momento.

3 – Dexa Scan

O exame por dexa scan, como já foi dito, é o método mais preciso para medir a gordura corporal, já que analisa o corpo através de raios-x e nem mesmo a gordura dos órgãos escapa do escaneamento.

O único problema é que este tipo de medição está disponível apenas em grandes cidades do Brasil e você terá que desembolsar até R$1000 toda vez que decidir medir o percentual de gordura.

Nada acessível.

4 – Usar o olho

Através de imagens de pessoas com seus respectivos percentuais de gordura corporal, também é possível se comparar e criar uma estimativa usando o olho.

Obviamente, este é o método menos preciso, mas pode ser útil devido a praticidade e apenas quando o indivíduo tem experiência para se autoavaliar.

Resumindo

Se você vai começar a analisar seu percentual de gordura corporal com frequência, use o método que você achar melhor, mas sempre use o mesmo e sempre sob as mesmas condições.

Por exemplo: sua academia comprou uma balança de bioimpedância que pode ser usada livremente por todos.

Sempre que você for usar a balança para medir o percentual, sempre consuma a mesma quantidade de líquidos antes, sempre com a mesma antecedência e demais condições.

Desta forma, mesmo que a balança gere um resultado fora da realidade, você pode usar isto como ponto de referência, daqui para frente, verificar se há mudanças semana após semana.

Junto com o método da sua escolha, você também pode usar esta imagem com sugestões de como cada corpo fica em determinado percentual de gordura.

Este texto foi útil para você?

Sim (10)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

42 comentários em “Percentual de gordura corporal ideal para quem treina”

1. Excelente artigo, estava a espera de informações como essas. Abraço ao pessoal do hipertrofia.org

2. Tenho essa balança de bioimpedância e meu peso é 132 kg para 1,83 de altura. Meu percentual de gordura é 35%, fazendo as contas, se eu tivesse 10% de gordura meu peso seria algo em torno de 95kg. Embora ainda preciso perder bastante gordura (estou a caminho, já perdi 38 kg em um ano), não sei se minha massa magra poderia estar melhor sendo que meu objetivo sempre foi hipertrofia.

3. Cara, vou na nutricionista e ela calcula por volta de 10% mas du-vi-do que seja isso. Pelas imagens no final eu diria que estou entre 15% e 20% fácil.
    Acho que tenho que trocar de nutricionista.

4. Porque vcs sempre fazem textos voltados exclusivamente para o público masculino?
    Que tal criar um hipertrofiafeminina.org! Poxa, queria saber sobre o percentual legal para as mulheres e… nada!!!

5. Flavia, talvez pelo fato de ter mais homens buscando hipertrofia. O publico alvo do site é o gênero masculino. Mas concordo que seria legal ter matérias voltadas para a mulherada.

6. Concordo com a flavia!!! Gostaria de saber sobre o porcentual de gordura ideal para mulheres!!!

7. Há muito tempo não lia no hipertrofia.org uma matéria com qualidade. Parabéns pelo artigo e que venham mais no mesmo nível!

8. Izabel, use a dica do espelho. O % de BF ideal é aquele que você se sente bem. Mas, em geral, mulheres com um percentual abaixo de 20% já estão bem secas e definidas. A literatura científica diz que algo em torno de 25% a 30% é algo “normal”.

9. Daniel, o super profissional da minha academia fez minha avaliação e o resultado foi 7,9%. Fui obrigado a rir da cara dele. O fato é que bem difícil encontrar profissionais que saibam mensurar isso com o adipômetro. As imagens publicadas no artigo são mais confiáveis que muita avaliação de formado. Abraço

10. Adipômetro é só pra medir seu próprio progresso. Não dá um parâmetro objetivo.

Minha namorada me mede pelo método 7 dobras, seguindo a risca protocolo de medidas e marcações, e a última medição deu 8,9%, sendo que meu corpo está longe da definição do camarada de 12% aí.

11. Acompanho diariamente os artigos do hipertrofia.org. Esperava que tivesse algo nesse texto sobre o percentual para as mulheres.

12. Não se comparem com esses caras. Ele tem 12% de gordura e muita massa magra. Você provavelmente não tem essa quantidade de massa. Um cara magro tem percentual de gordura baixo e sem massa magra. Percentual de gordura baixo não quer dizer quantidade de massa magra.

13. Vai depender também dá sua qualidade muscular, se vc tiver um baixo índice de gordura e não tiver músculos fortalecidos claro q não vai aparece gomos no seu abdômen,

14. Mano eu já cheguei a engordar 20 kg somente em 1 ano… Peso 97 kg e 1.85 M, ainda tô gordo… Fiquei com meu corpo legal só quando cheguei a 88 kg. Não desista, forte abraço! Tenho 22 anos.

15. Sou Avaliador Físico e como dito no texto, também não confio muito no adipômetro, principalmente em pessoas muito obesas (que fica muito difícil ter a precisão da pinça) e acaba “faltando” um pouco mais de gordura. Mas em pessoas mesomorfas (atléticas), dá pra ter uma confiança um pouco maior, porém, não exata. Eu fiz avaliação recentemente e consta os 12%. Acredito eu que por eu ser “magro” e definido, a precisão é um pouco maior.
    E sobre a matéria, muito boa e explicativa. Acompanho o site e sempre têm coisas úteis. Parabéns! Abraço!

16. Olá a todas fiz uma avaliação física com o meu nutricionista e foi usada a balança bioimpedância, como já me tinha pesado na farmácia o peso era igual 69,7 kg, a minha altura é 1,63, e meu percentual de gordura
    está nos 9,2% acho que é saudável, alimento-me com maior quantidade de proteinas, também
    consumo arroz, aveia, maizena, leite, o meu metabolismo sempre foi rápido, quando não treinava o meu peso
    era 56kg e comia o que quisesse e não engordava.
    ou seja..
    Altura: 1,63cm
    Peso: 69,7 kg
    Gordura: 9,2% (6,4 kg)
    Body mass Index (IMC) – 26,2
    % Massa Muscular – 90,8%
    Massa Muscular kg – 63,3 kg
    tenho veias nos braços e nos ombros

17. Eita, só homem treina? Custava nada falar do caso das mulheres também, que os valores são diferentes

18. Faço a minas todos os dias ,mais ainda não tenho os cominho muito nítido , e também não faço academia só corre para mim ver os gominhos aparecerem eu tenho que aumentar meu peitoral ?

19. Excelente matéria. Meu nutricionista disse que estou com 16% de BF, mas vendo as imagens, estou com 25%. Ele usa o adipômetro. Agora, vou em busca dos 20%. Abraços!

20. N seria necessário expor apenas como muito bem o fizeste? Precisa haver a página no feminino? N quero ir além p q n me entendas mal, mas digo q só o facto de Estarem nesse clube puramente masculino, é obra! N pensem q conquista se traduz sempre no criar o oposto. Basta o envolvimento com o mesmo desempenho p ser ganho. Agora, ” zimbora” pro ginásio galera.

21. Tem algo estranho, porque na academia foi aferida e deu 4% de gordura, eu aferi eu mesmo com o adipometro em casa e também deu 4%… Fisicamente tenho o corpo entre o de 6 a 12% nas imagens… Antigamente quando eu corria e era mais magro, chegou a ter 2% na antiga avaliação…

22. fiquei um pouco admirado, visto não praticar musculação a 8 anos e me “estragar” com certas bebidas, mas por outro lado pedalo praticamente todos dias

1.73m – 73kg – pescoço 38cm – cintura 75cm – 10.7%Bf

23. o homem que tem 2/4% de gordura corporal se cai e se esfola, corta as veias todas e tem pouco tempo de vida kkkkk

24. Muito bom o artigo! Para completar e formalizar as informações só faltaram as referências de artigos utilizados. Poderiam editar com essas informações?

Os comentários estão encerrado.