Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Frutose


castrogfx

Posts Recomendados

Não atrapalha não, apenas fique atenta nas proporções. Por exemplo, 30g de carboidrato consegue-se com pouco mais de 3 colheres de dextrose. Já com a melancia, será necessário uma quantia superior para alcançar os mesmos 30g.

(;

Entendi,mas pra mim nem rola,pq uso 70grs de dextrose e odeio melancia:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Discordo!não vejo problemas em usar mel no desejum.

Acho que é como o Leandro falou,é só comer nos horários adequados que não tem erro.

ALGUMAS frutas tem ig alto como goiaba e melancia.

Posso usá-las no pós treino em vez da dextrose?Eu vi uma nutricionista indicando substituir a dextrose por melancia,mas será que as fibras não atrapalhariam?

Depende, se vc usa whey no pós não acho legal trocar.

Agora se é uma refeição sólida, pode usar sim!

Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RCSB - Amigo, nao respondo perguntas específicas. Isso seria consultoria e em outro tópico eu e o pessoal já deixamos isso claro que não é legal.

No estudo que citei, vale lembrar, se trata de frutose isolada, q vende no mercado como adoçante ou em lojas para diabéticos. Para mel, etc , eu ja não sei dizer. Quanto a melancia pós treino ou qq fruta. Acho mais viável suplemento mesmo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RCSB - Amigo, nao respondo perguntas específicas. Isso seria consultoria e em outro tópico eu e o pessoal já deixamos isso claro que não é legal.

No estudo que citei, vale lembrar, se trata de frutose isolada, q vende no mercado como adoçante ou em lojas para diabéticos. Para mel, etc , eu ja não sei dizer. Quanto a melancia pós treino ou qq fruta. Acho mais viável suplemento mesmo.

Abraços

Compreendo, me desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Mas a frutose em si não vai chegar a ser usada para suprir as necessidades energéticas dos tecidos do corpo, apenas irá compor o glicogênio hepático, além de sobrecarregar o fígado.

Um endócrino aqui da minha cidade falou q frutose pode ser usada sim pelo músculo, ele inclusive reiterou "É só olhar o ciclo de Krebs!". Lógico, eu com preguiça até hj não parei 5 min pra pesquisar direito sobre isso lol

Outro detalhe é q ninguem citou o artigo (acho q foi o Quenca q citou aqui no forum) de um estudo comprovando q dietas com ingestao moderada de frutose são mais eficientes p/perda de peso do q dietas sem frutose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

sim, a frutose pode ser utilizada pelo músculo. Mas indiretamente.

Ela é primeiro metabolizada no fígado, transformada em glicogênio, e este pode ser usado para repor o gasto nos músculos. Até onde eu sei, se o estoque de glicogênio hepático estiver cheio, ela não será convertida em glicogênio, e sim em ácidos graxos (e não irá repor o estoque de glicogênio muscular). Por isso se recomenda que a quantidade de frutose ingerida não seja maior do que uns 60 gramas por dia - o que dá UM MONTE de frutas, ou seja, não deixem de comer frutas por medo da frutose.

"moderado" é a palavra-chave. Uma ingestão moderada de frutose é benéfica, sem dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um endócrino aqui da minha cidade falou q frutose pode ser usada sim pelo músculo, ele inclusive reiterou "É só olhar o ciclo de Krebs!". Lógico, eu com preguiça até hj não parei 5 min pra pesquisar direito sobre isso lol

Outro detalhe é q ninguem citou o artigo (acho q foi o Quenca q citou aqui no forum) de um estudo comprovando q dietas com ingestao moderada de frutose são mais eficientes p/perda de peso do q dietas sem frutose.

sim, a frutose pode ser utilizada pelo músculo. Mas indiretamente.

Ela é primeiro metabolizada no fígado, transformada em glicogênio, e este pode ser usado para repor o gasto nos músculos. Até onde eu sei, se o estoque de glicogênio hepático estiver cheio, ela não será convertida em glicogênio, e sim em ácidos graxos (e não irá repor o estoque de glicogênio muscular). Por isso se recomenda que a quantidade de frutose ingerida não seja maior do que uns 60 gramas por dia - o que dá UM MONTE de frutas, ou seja, não deixem de comer frutas por medo da frutose.

"moderado" é a palavra-chave. Uma ingestão moderada de frutose é benéfica, sem dúvidas.

Então, imagine que um indivíduo queira usar frutose pra regenerar o glicogênio muscular. Frutose é metabolizada pelo fígado pulando 2 pontos de regulação da glicólise, ou seja, o fígado vai ficar entupido de acetil-CoA. Que que ele vai fazer? Bem, ele vai recuperar os próprios estoques de glicogênio (desnecessário, já que a quantidade de glicogênio hepático degradado em atividades físicas em comparação com o glicogênio muscular é desprezível); ácidos graxos (que podem formar gorduras) e, "se pá", uma neoglicogênese de leve, bem devagarzinho, liberando alguma glicose na corrente sanguínea.

O aumento da quantidade de acetil-CoA no fígado vai inibir a glicogenólise, diminuindo a velocidade de liberação de glicose no sangue pelo fígado... e isso é bom para os músculos? Não.

E os músculos vão ficar esperando a glicose da neoglicogênese pacientemente? Será que eles vãos desistir e usar ácidos graxos? Em ambos os casos, a frutose será ineficiente para recuperar o glicogênio muscular. Janela de oportunidades pode até ser supervalorizada, mas nesse caso é abusar da "boa vontade" dos músculos.

Claro que os músculos não vão "morrer de fome" pq não tem tanta glicose no sangue quanto se objetivava, mas com a ingestão de frutose, a nutrição dos músculos estará muito longe do ideal para uma nutrição pós-treino.

Agora compara isso a ingerir dextrose/maltodextrina. ingeriu, digeriu (no caso da dextrose nem precisa digerir), absorveu e pronto, alta quantidade de glicose no sangue que será enviada diretamente para os músculos do corpo inteiro. Muito mais eficiente, não tem nem comparação.

Comer frutas é bom? Sim, até porque junto com frutas há fibras que diminuem a velocidade de absorção da frutose (fora a glicose que vem da quebra da sacarose, juntamente com a frutose), o que praticamente neutraliza uma possível sobrecarga do fígado. Agora, querer usar frutose pura como PÓS TREINO é apelação.

Editado por Taels
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×
×
  • Criar Novo...