Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Não atrapalha não, apenas fique atenta nas proporções. Por exemplo, 30g de carboidrato consegue-se com pouco mais de 3 colheres de dextrose. Já com a melancia, será necessário uma quantia superior para alcançar os mesmos 30g.

(;

Entendi,mas pra mim nem rola,pq uso 70grs de dextrose e odeio melancia:)

Publicidade

• Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Discordo!não vejo problemas em usar mel no desejum.

Acho que é como o Leandro falou,é só comer nos horários adequados que não tem erro.

ALGUMAS frutas tem ig alto como goiaba e melancia.

Posso usá-las no pós treino em vez da dextrose?Eu vi uma nutricionista indicando substituir a dextrose por melancia,mas será que as fibras não atrapalhariam?

Depende, se vc usa whey no pós não acho legal trocar.

Agora se é uma refeição sólida, pode usar sim!

Beijo!

Postado

RCSB - Amigo, nao respondo perguntas específicas. Isso seria consultoria e em outro tópico eu e o pessoal já deixamos isso claro que não é legal.

No estudo que citei, vale lembrar, se trata de frutose isolada, q vende no mercado como adoçante ou em lojas para diabéticos. Para mel, etc , eu ja não sei dizer. Quanto a melancia pós treino ou qq fruta. Acho mais viável suplemento mesmo.

Abraços

Postado

RCSB - Amigo, nao respondo perguntas específicas. Isso seria consultoria e em outro tópico eu e o pessoal já deixamos isso claro que não é legal.

No estudo que citei, vale lembrar, se trata de frutose isolada, q vende no mercado como adoçante ou em lojas para diabéticos. Para mel, etc , eu ja não sei dizer. Quanto a melancia pós treino ou qq fruta. Acho mais viável suplemento mesmo.

Abraços

Compreendo, me desculpe.

• 1 ano depois...
Postado

Mas a frutose em si não vai chegar a ser usada para suprir as necessidades energéticas dos tecidos do corpo, apenas irá compor o glicogênio hepático, além de sobrecarregar o fígado.

Postado

Mas a frutose em si não vai chegar a ser usada para suprir as necessidades energéticas dos tecidos do corpo, apenas irá compor o glicogênio hepático, além de sobrecarregar o fígado.

Um endócrino aqui da minha cidade falou q frutose pode ser usada sim pelo músculo, ele inclusive reiterou "É só olhar o ciclo de Krebs!". Lógico, eu com preguiça até hj não parei 5 min pra pesquisar direito sobre isso lol

Outro detalhe é q ninguem citou o artigo (acho q foi o Quenca q citou aqui no forum) de um estudo comprovando q dietas com ingestao moderada de frutose são mais eficientes p/perda de peso do q dietas sem frutose.

• Supermoderador
Postado

sim, a frutose pode ser utilizada pelo músculo. Mas indiretamente.

Ela é primeiro metabolizada no fígado, transformada em glicogênio, e este pode ser usado para repor o gasto nos músculos. Até onde eu sei, se o estoque de glicogênio hepático estiver cheio, ela não será convertida em glicogênio, e sim em ácidos graxos (e não irá repor o estoque de glicogênio muscular). Por isso se recomenda que a quantidade de frutose ingerida não seja maior do que uns 60 gramas por dia - o que dá UM MONTE de frutas, ou seja, não deixem de comer frutas por medo da frutose.

"moderado" é a palavra-chave. Uma ingestão moderada de frutose é benéfica, sem dúvidas.

Postado (editado)

Um endócrino aqui da minha cidade falou q frutose pode ser usada sim pelo músculo, ele inclusive reiterou "É só olhar o ciclo de Krebs!". Lógico, eu com preguiça até hj não parei 5 min pra pesquisar direito sobre isso lol

Outro detalhe é q ninguem citou o artigo (acho q foi o Quenca q citou aqui no forum) de um estudo comprovando q dietas com ingestao moderada de frutose são mais eficientes p/perda de peso do q dietas sem frutose.

sim, a frutose pode ser utilizada pelo músculo. Mas indiretamente.

Ela é primeiro metabolizada no fígado, transformada em glicogênio, e este pode ser usado para repor o gasto nos músculos. Até onde eu sei, se o estoque de glicogênio hepático estiver cheio, ela não será convertida em glicogênio, e sim em ácidos graxos (e não irá repor o estoque de glicogênio muscular). Por isso se recomenda que a quantidade de frutose ingerida não seja maior do que uns 60 gramas por dia - o que dá UM MONTE de frutas, ou seja, não deixem de comer frutas por medo da frutose.

"moderado" é a palavra-chave. Uma ingestão moderada de frutose é benéfica, sem dúvidas.

Então, imagine que um indivíduo queira usar frutose pra regenerar o glicogênio muscular. Frutose é metabolizada pelo fígado pulando 2 pontos de regulação da glicólise, ou seja, o fígado vai ficar entupido de acetil-CoA. Que que ele vai fazer? Bem, ele vai recuperar os próprios estoques de glicogênio (desnecessário, já que a quantidade de glicogênio hepático degradado em atividades físicas em comparação com o glicogênio muscular é desprezível); ácidos graxos (que podem formar gorduras) e, "se pá", uma neoglicogênese de leve, bem devagarzinho, liberando alguma glicose na corrente sanguínea.

O aumento da quantidade de acetil-CoA no fígado vai inibir a glicogenólise, diminuindo a velocidade de liberação de glicose no sangue pelo fígado... e isso é bom para os músculos? Não.

E os músculos vão ficar esperando a glicose da neoglicogênese pacientemente? Será que eles vãos desistir e usar ácidos graxos? Em ambos os casos, a frutose será ineficiente para recuperar o glicogênio muscular. Janela de oportunidades pode até ser supervalorizada, mas nesse caso é abusar da "boa vontade" dos músculos.

Claro que os músculos não vão "morrer de fome" pq não tem tanta glicose no sangue quanto se objetivava, mas com a ingestão de frutose, a nutrição dos músculos estará muito longe do ideal para uma nutrição pós-treino.

Agora compara isso a ingerir dextrose/maltodextrina. ingeriu, digeriu (no caso da dextrose nem precisa digerir), absorveu e pronto, alta quantidade de glicose no sangue que será enviada diretamente para os músculos do corpo inteiro. Muito mais eficiente, não tem nem comparação.

Comer frutas é bom? Sim, até porque junto com frutas há fibras que diminuem a velocidade de absorção da frutose (fora a glicose que vem da quebra da sacarose, juntamente com a frutose), o que praticamente neutraliza uma possível sobrecarga do fígado. Agora, querer usar frutose pura como PÓS TREINO é apelação.

Editado por Taels

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...