Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Opa, beleza galera? Sei que o forum ja possui bastante artigo sobre o assunto, mas é que um amigo meu me pediu pra escrever um artigo sobre o colesterol pra ele apresentar ao professor dele de nutrição que condena o consumo de ovos. Se eu escrevi algo errado, corrijam por favor.

A controvérsia do temido Colesterol

Colesterol. Muitos ao lerem esta palavra no rótulo de algum alimento já tremem de medo. O mais engraçado nessa situação é que muitos nem ao menos sabem como o colesterol age no organismo, como é seu mecanismo de funcionamento. Primeiramente queria fazer algumas observações a respeito desta intrigante substãncia:

1. O colesterol é um esteróide;

2. O colesterol está presente em todas as células membranosas dos mamíferos, ou seja, DEPENDEMOS do colesterol;

3. Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Caso você, ao comprar uma margarina ou outro derivado de óleo qualquer, deparar com um anúncio do tipo “Livre de Colesterol”, aceite isso como uma redundância;

4. O colesterol é dividido em duas categorias: HDL (de alta densidade) e LDL (de baixa densidade);

5. O HDL é antagonista ao LDL (quanto maior a quantia de um, menor a quantia de outro);

6. O HDL é um substrato do consumo de gorduras Insaturadas e o LDL de gorduras Saturadas (quando relacionados a alimentação);

7. O LDL é considerado prejudicial a saúde e o HDL é enfatizado como benéfico a saúde;

8. A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo;

9. Uma mínima parte do colesterol presente no organismo é adquirida com a alimentação;

10. Diferentemente do que muitos pensam (diria que a grande maioria da população), o consumo de colesterol oriundo da alimentação pouco interfere nos níveis de colesterol no organismo.

Há tantos mitos relacionados ao consumo de alimentos quanto fábulas para crianças. Dentre eles, o que mais me entriga é: “Ovo, a bomba de colesterol”. Este alimento é dito por muitos médicos como um pecado para aqueles que querem ter uma vida saudável e livre do excesso de colesterol. Analisemos, então, a sua composição (referentes a 60g):

• Valor energético: 80kcal;

• Proteínas (alto valor biológico): 6g;

• Hidratos de carbono (carboidratos): 1g;

• Gorduras: 6g;

• Gorduras Saturadas: 1,5g;

• Colesterol: 274mg.

Podemos perceber que o ovo é um alimento com grande proveito de proteínas de alto valor biológico (10%), possui uma pequena quantia de carboidratos, uma quantia considerável de gorduras e uma quantia absurda de colesterol (78% da quantia de colesterol admitida em uma dieta segundo a sugestão de vários médicos). Pô Yuri, você não acabou de dizer que a questão do colesterol é um mito? Calma, calma, calma. Deixem-me explicar. Das 6g de gordura presentes no ovo, apenas 1,5g é proveniente de gordura saturada, logo, cerca de ¾ da quantia de colesterol ali presente refere-se ao HDL e apenas ¼ se refere ao LDL.

Ta aí uma “novidade”, o ovo tende a abaixar o nível de colesterol LDL enquanto aumenta o nível de colesterol HDL. Chega a ser cômico ver um médico, que se diz experiente no assunto, proibir uma paciente com alta taxa de colesterol de comer ovos e nem ao menos sequer tocar no assunto do consumo de leite de coco (90% de gorduras saturadas), por exemplo.

Costumo dizer que o nível de colesterol no organismo é um fator onde a genética predomina. Quem tem predisposição à alta taxa de colesterol, terá, quem não tem esse “azar genético”, esqueça a ladainha e coma a vontade. Do mais, resta dizer que exames de sangue são sempre bem vindos e devem ser feitos sob a orientação de um médico confiável.

Grato desde já,

Yuri.

Editado por yurin

Publicidade

Postado (editado)

Muito bom Yurin, parabéns!

Creio que a informação mais importante que você tenha agregado ao seu texto seja a que a grande maioria do colesterol é sintetizada pelo próprio organismo (não foi explicitado, mas quem o produz é o fígado). Até interessante, pois se nosso fígado não produzisse colesterol e nós não o consumíssemos através da dieta, nós simplesmente não teríamos testosterona (colesterol é matéria-prima de vários hormônios esteróides, dentre eles a testosterona endógena do nosso organismo).

Se quiser agregar uma informação ao seu texto (não sei se há necessidade, mas fica a seu critério), comente que quanto mais ingerimos colesterol através da dieta, menos nosso fígado o produz, ou seja, é inversamente proporcional.

No mais, mais uma vez parabéns pelo texto. Ficou ótimo.

Grande abraço.

Editado por pedroviski
Postado

Pô Yuri, você não acabou de dizer que a questão do colesterol é um mito? Calma, calma, calma. Deixem-me explicar. Das 6g de gordura presentes no ovo, apenas 1,5g é proveniente de gordura saturada, logo, cerca de ¾ da quantia de colesterol ali presente refere-se ao HDL e apenas ¼ se refere ao LDL. Ta aí uma “novidade”, o ovo tende a abaixar o nível de colesterol LDL enquanto aumenta o nível de colesterol LDL.

Postado

Valeu pelo comentário Urubu. Concordo plenamente com o a questão do habitual consumo do ovo frito. Não é querer desbancar um doutor, é apenas iniciar uma discussão. É que esses caras são marrentos, enquanto você não apresenta um argumento no mínimo descente, eles nem olham na sua cara. Não estou dizendo que todos possuem essa arrogância, estou dizendo que conheço muitos assim, e esse me parece ser um deles.

Abraço e obrigado pelas observações.

Postado

Ta aí uma “novidade”, o ovo tende a abaixar o nível de colesterol LDL enquanto aumenta o nível de colesterol LDL.

Nao seria, tende a abaixar o HDL enquanto aumenta o LDL???

muito bom.. eu sempre soube disso como meus 8 ovos por dia sem problemas.. a noite que tiro a gema, mais durante o dia vai junto..

Voce tira a gema bem na hora mais importante??

A gema é o lugar onde contem as gorduras, uma otima escolha pra ir dormir...

Postado

Opa, soh nao intendi uma coisa...

eu tenho costume de comer os ovos mexidos, mas nao torro eles, soh passo um poco

na frigedeira com poquiinho óleo, a gordura que var ser transformada em saturada

é a gordura do óleo ou do ovo ?

pq ovo cozido eh brabo de descer, mas se for o jeito eu como assim mermo !

Ahh.. por quanto tempo vcs costumam cozinhar o ovo ?

Postado (editado)

Opa, soh nao intendi uma coisa...

eu tenho costume de comer os ovos mexidos, mas nao torro eles, soh passo um poco

na frigedeira com poquiinho óleo, a gordura que var ser transformada em saturada

é a gordura do óleo ou do ovo ?

pq ovo cozido eh brabo de descer, mas se for o jeito eu como assim mermo !

Ahh.. por quanto tempo vcs costumam cozinhar o ovo ?

Sempre algum resido do oleo que voce coloca na panela, passa para o ovo.

Realmente o ovo cozido é a melhor maneira de comer ovos, por N motivos.

Custumo cozinha na penela normal por 30 min.

Abraços.

Editado por RafaelTwin
Postado (editado)

Nao seria, tende a abaixar o HDL enquanto aumenta o LDL???

Voce tira a gema bem na hora mais importante??

A gema é o lugar onde contem as gorduras, uma otima escolha pra ir dormir...

Na verdade o oposto disso Rafacel. Obrigado pela observação, nem havia percebido, eheh. Valeu!

Editado por yurin
Postado (editado)

Só uma coisa a adicionar ae.

Quando você esquenta qualquer gordura insaturada ela vira saturada, pois um composto insaturado é insaturado devido a presença de ligação pi (dupla ou tripla) na cadeia carbonica. Essas ligações, por serem muito instáveis, quebram com facilidade na presença de qualquer energia. Quando comemos a gema ela está na forma de gordura saturada, a não ser que vocês comam ovo cru :P

Editado por brunoow

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...