Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Fala, galera! Beleza??

Estou na dúvida se eu sigo no cutting pra secar o máximo que der ou se já seria legal fazer um tempinho de superávit pra melhorar os resultados.

Pra resumir minha história, fui obeso na adolescência, com 15 anos pesava cerca de 120kg e depois de um processo de emagrecimento, consegui manter um físico ok por um tempo, mas acabei perdendo o controle novamente por problemas pessoais em 2022 e meu BF subiu muito. Desde lá, comecei um processo de emagrecimento sem pressa e hoje estou com as seguintes medidas:

Altura: 1,84

Peso: 93 kg

Circunferência Cintura: 83,5 cm

Circunferência Abdominal: 87 cm

Braços: +/- 38,5 cm (sempre foi um ponto fraco que tento melhorar)

BF: Não sei dizer, eu chutaria entre 12 e 15%. Fiz uma avaliação com a nutricionista utilizando o adipômetro, ela pegou 07 dobras e apontou 10.8%, o que acho improvável.

Eu fiz musculação a vida toda por conta de outros esportes (era atleta de basquete), mas comecei a realmente treinar com seriedade há mais ou menos 1 ano. Por estar em déficit há um bom tempo, sinto que estou um pouco estagnado e pensando em talvez fazer um período de superávit.

Atualmente estou comendo cerca de 2000/2200 kcal, sendo que treino musculação 5x na semana e faço cardio pelo menos 4x (não é por obrigação, sou apaixonado em alguns esportes, jiu-jitsu é o principal).

Obs: Por ter sido obeso, sempre me agradou um shape mais seco do que volumoso e mais retido, ainda mais por ser natural e saber que não da pra ter os dois.

O que acham, ainda tem muita coisa pra perder antes de pensar em bulking ou talvez seria interessante colocar um pouco de massa pra ter o que mostrar? O que mais me incomoda atualmente são os culotes que eu demoro muito pra perder, estou com medo de sacrificar o pouco de massa que tenho pra perder isso e não compensar.

Pensei em subir umas 500 kcal pra ver como o corpo reage e depois ir subindo de 200 em 200 até quando eu sentir que o BF está controlado, pra depois voltar a secar.

Fotos abaixo:

Início do Processo: https://imgur.com/a/LfXPJ8F

Ano passado: https://imgur.com/a/ks2Kio7

Mês passado: https://imgur.com/a/phbdoAF

Desde já agradeço pela ajuda, tmj!

Editado por kaiziN
Postado
Em 08/04/2025 em 10:40, Beerus disse:

Esta treinando ha qto tempo?

Então, eu sempre treinei por conta de competir em outros esportes, mas nunca treino corretamente pra hipertrofia... Eu considero que treino certo há cerca de 1 ano

Postado
Em 08/04/2025 em 12:35, kaiziN disse:

Então, eu sempre treinei por conta de competir em outros esportes, mas nunca treino corretamente pra hipertrofia... Eu considero que treino certo há cerca de 1 ano

Com base nisso, vc é iniciante em treinamento e isso não é um insulto, demora alguns anos para o corpo se adaptar aos movimentos etc…

Iniciante não faz bulking na minha opinião pois ainda não sabe aplicar intensidade nos treinos, aconselho ir de dieta normocaloria com pequenos ajustes ao longo do tempo.

Postado
Em 08/04/2025 em 12:49, Beerus disse:

Com base nisso, vc é iniciante em treinamento e isso não é um insulto, demora alguns anos para o corpo se adaptar aos movimentos etc…

Iniciante não faz bulking na minha opinião pois ainda não sabe aplicar intensidade nos treinos, aconselho ir de dieta normocaloria com pequenos ajustes ao longo do tempo.

Entendo que é pouco tempo pra resultados expressivos... É que, no geral, por conta dos outros esportes, treino desde que sou adolescente, então tenho uma boa base em relação a execução, intensidade e etc, só nunca foquei em ter um shape volumoso por não ser a prioridade, eu sempre precisei de funcionalidade e treinava menos vezes na semana, priorizando o esporte principal (basquete).

No caso aqui, a dúvida seria mais em relação a dieta mesmo, o treino está alinhado atualmente. Com base na condição atual de peso, BF e etc, qual seria o melhor caminho a seguir? Estou nessa dieta normocalórica e realizando pequenos ajustes desde que comecei há cerca de um ano atrás, exatamente pra aproveitar os ganhos "iniciais" e perder a gordura que fosse possível, mas agora está estagnando e acho difícil tirar mais calorias, devido a minha rotina.

Postado
Em 08/04/2025 em 12:59, kaiziN disse:

então tenho uma boa base em relação a execução, intensidade e etc

estou falando de uma base neural, de realmente estar trabalhando o musculo exigido.

Se vc não esta trabalhando o musculo exigido de forma certa não tem pq fazer bulking pq eles nao vao exigir nutrientes a mais e vai acabar virando gordura.

Postado (editado)
Em 08/04/2025 em 13:02, Beerus disse:

estou falando de uma base neural, de realmente estar trabalhando o musculo exigido.

Se vc não esta trabalhando o musculo exigido de forma certa não tem pq fazer bulking pq eles nao vao exigir nutrientes a mais e vai acabar virando gordura.

Entendo, mano! E tb agradeço pelos conselhos...

Pelo histórico de treino que tenho há um tempo e o acompanhamento que já tive durante esse período, eu acredito realmente que a parte do treino está boa, mas de qualquer forma vou levar isso em conta.

Minha dúvida atualmente seria sobre o que meu shape está realmente precisando no momento em relação a dieta... Se seria interessante eu seguir no déficit que estou há um bom tempo ou se vale a pena fazer um superávit pra tentar colocar uma carcaça e secar de novo depois. O que acha pelas fotos? Digo pelo fato de que estou há 01 ano nesse processo de deficit.

Essas fotos atuais são do mês passado, atualmente perdi +1 cm de circunferência abd e cintura, vou tentar atualizar as fotos aqui hoje

Editado por kaiziN
Postado
Em 09/04/2025 em 11:38, kaiziN disse:

Entendo, mano! E tb agradeço pelos conselhos...

Pelo histórico de treino que tenho há um tempo e o acompanhamento que já tive durante esse período, eu acredito realmente que a parte do treino está boa, mas de qualquer forma vou levar isso em conta.

Minha dúvida atualmente seria sobre o que meu shape está realmente precisando no momento em relação a dieta... Se seria interessante eu seguir no déficit que estou há um bom tempo ou se vale a pena fazer um superávit pra tentar colocar uma carcaça e secar de novo depois. O que acha pelas fotos? Digo pelo fato de que estou há 01 ano nesse processo de deficit.

Essas fotos atuais são do mês passado, atualmente perdi +2 cm de circunferência abd e cintura, vou tentar atualizar as fotos aqui hoje

Aparentemente voce nao tem nem dorsal ainda. O que beerus falou sobre a consciência de treinamento.

voce tem ideia de quantas calorias gasta por dia? Pois voce faz muitos esportes associado a musculação.

acho que voce não esta na dieta normocalorica pois continua perdendo peso.

seria bom voce tentar primeiro encontra o seu gasto calorico real e realmente entrar na dieta 0a0.

Postado
Em 09/04/2025 em 11:38, kaiziN disse:

eu acredito realmente que a parte do treino está boa

então vou ter q ser direto agora, suas fotos não dizem isso vc pode achar mas o shape não mente.

Postado
Em 09/04/2025 em 11:59, Beerus disse:

então vou ter q ser direto agora, suas fotos não dizem isso vc pode achar mas o shape não mente.

Mas eu tenho consciência que o shape não está bom, por isso estou aqui tentando melhorar.

No entanto, como eu disse, venho de um processo de emagrecimento pós sobrepeso. Nas fotos iniciais estava com 105kg, 106 de circunferência abdominal e 96 de cintura. Dentro desse cenário, comecei na normocalorica e fui tirando calorias até hoje. 

Depois de 1 ano em deficit, perdendo quase 20cm de medidas, não seria natural que eu estivesse meio sem músculos ainda? Como eu deveria estar? Minha dúvida era exatamente se era a hora de me preocupar em melhorar a massa muscular e sair do deficit

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...