Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Perfeito. Reforça os dados que vemos se repetir. De 1 pra 2x traz grande melhoria em adaptações de força e hipertrofia, mas não vemos o mesmo ocorrer ao aumentar de 2x para 3x ou 4x..

Vai de acordo com o que percebo no meu corpo, todos os músculos funcionam muito bem 2x, exceto costas que percebo maior ganho de força fazendo 1,5x por semana, ou as vezes só um 1x mesmo.

Postado

Eu tenho um certo viés pró alta frequência, até mesmo pra hipertrofia, mas é fato que de 1 pra 2 vezes por semana há clara vantagem (pra força e hipertrofia) e mais que 2 vezes a coisa já é bem mais cinzenta.

Pra força é bem clara a questão de treinar a habilidade, a técnica, e pra isso mais vezes tende a ser melhor. Mas existem alguns indícios de que a frequência pode desempenhar um papel importante também pra hipertrofia, como explicado no tópico Porque a frequência de treinamento importa. Lá eu até fiz um post rápido que explica um pouco:

Em 28/02/2025 em 10:51, Lucas, o Schrödinger disse:

Como a Hipertrofia Acontece

Levantar um peso próximo à falha provoca uma desaceleração involuntária devido à fadiga promovida pelo exercício, o que contribui para ativar todas as unidades motoras disponíveis para manter a força (relação força-velocidade). Essa desaceleração aumenta as pontes cruzadas e a tensão mecânica, o que desencadeia a mecanotransdução, que converte o estímulo mecânico em sinais bioquímicos, promovendo a adição de miofibrilas em paralelo, mecanismo central da hipertrofia muscular. Quando o exercício é realizado em um estado inicial de fadiga excessiva, poucas unidades motoras estão disponíveis, consequentemente menos fibras musculares são expostas à tensão, reduzindo o potencial hipertrófico.

Esse é um dos motivos porque existem tetos de volume ótimo por exercício, por sessão e por semana. Por isso a frequência deve ser levada em consideração no momento de distribuir o volume, como explicado nos tópicos:

[Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?

[Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?

[Versão 4.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?

[Versão 5.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?

Ou seja, se não adianta colocar um volume excessivo em uma única sessão, espalhar esse volume tende a ser vantajoso. O desafio é associar isso à recuperação. Nesse sentido, uma boa programação é essencial. O uso de exercícios menos redundantes se torna ainda mais importante, tais como exercício com perfil de resistência diferentes e com focos específicos em partes diferentes no músculo. Essas estratégias vão aumentar a capacidade de volume e de recuperação e, associadas a uma maior frequência, vão permitir maiores ganhos.

• Lucas, o Schrödinger mudou o título para Frequência de treinamento para força: o que a ciência diz?
Postado

Voce sabe, meu supino deu um salto de 20kgs só de aumentar a frequência de 2 pra 3x na semana.

Mas não é tao facil balancear volume x carga x frequencia x recuperação.

Ainda mais porque tem que controlar muito o ego pra tankar as sessões muito faceis.

Uma coisa que percebo é, quando perco um desses dias de supino, acabo perdendo um pouco de rendimento, é como se eu tivesse que estar sempre supinando pra manter a performance alta.

Na minha cabeça eu deveria vez ou outra ao perder um dos dias de treino, e chegaria no seguinte dia mais forte, mas não kkkk eu chego mais forte se eu fizer 2 sessões mais medianas e dai chego na 3° e sai bem. 

Postado
Em 04/04/2025 em 16:34, Guimers disse:

Voce sabe, meu supino deu um salto de 20kgs só de aumentar a frequência de 2 pra 3x na semana.

Mas não é tao facil balancear volume x carga x frequencia x recuperação.

Ainda mais porque tem que controlar muito o ego pra tankar as sessões muito faceis.

Uma coisa que percebo é, quando perco um desses dias de supino, acabo perdendo um pouco de rendimento, é como se eu tivesse que estar sempre supinando pra manter a performance alta.

Na minha cabeça eu deveria vez ou outra ao perder um dos dias de treino, e chegaria no seguinte dia mais forte, mas não kkkk eu chego mais forte se eu fizer 2 sessões mais medianas e dai chego na 3° e sai bem. 

Interessante. Tava pensando exatamente isso, supinar 3x por semana, porém um dia seria supino fechado, ou paralelas com sobrecarga. Valeu pelo relato 

Postado
Em 04/04/2025 em 16:36, frankx disse:

Interessante. Tava pensando exatamente isso, supinar 3x por semana, porém um dia seria supino fechado, ou paralelas com sobrecarga. Valeu pelo relato 

Mano testa sim.

So que é igual falei, é bem difícil balancear isso ai, tu acha que chegou numa formula perfeita que ta funcionando, de repente vem algum fator externo e te fode, dai tu te que mexer denovo.

Mas uma vez que tu supina 3x na semana, dificilmente tu reduz, afinal quem não quer fazer supino todo dia? KKKKKK é mto daora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...