Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Itens necessários para academia residêncial

Ir para solução Solucionado por ThorMitologicamenteAcurado ,

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, espero que todos estejam bem.

Frequentei academia durante vários anos, porém de dois anos pra cá, devido a rotina, filhos, e outros afazeres, acabei abandonando totalmente e hoje me encontro obeso e totalmente sedentário. 

Gosto de treinar, porém não gosto do ambiente em si, então optei por comprar alguns itens e começar treinar em casa mesmo, poderiam ajudar pra ver se estou no caminho?

Inicialmente pensei em comprar os seguintes itens:

- 1 Barra 1,2m

- 2 Barras 0,4m (utilizar como halter)

- 4 Anilhas 10kg

- 2 Anilhas 5kg

- 2 Anilhas 3kg

É o suficiente apenas para sair do sedentarismo? Pensei em comprar um banco, porém achei o valor relativamente alto...

Postado
Em 02/04/2025 em 13:10, Odraude28 disse:

Frequentei academia durante vários anos, porém de dois anos pra cá, devido a rotina, filhos, e outros afazeres, acabei abandonando totalmente e hoje me encontro obeso e totalmente sedentário. 

Gosto de treinar, porém não gosto do ambiente em si, então optei por comprar alguns itens e começar treinar em casa mesmo, poderiam ajudar pra ver se estou no caminho?

- 1 Barra 1,2m

- 4 Anilhas 10kg

- 2 Anilhas 5kg

- 2 Anilhas 3kg

É o suficiente apenas para sair do sedentarismo? Pensei em comprar um banco, porém achei o valor relativamente alto...

Pra sair do sedentarismo até levantar saco de arroz é válido,  então a resposta seria sim.

Se isso é suficiente pra um treino efetivo, a resposta é nao.

Postado

Como o amigo disse acima, pra sair do sedentarismo até correndo uns 5km em círculos no teu bairro dia sim dia não já te mudaria da água para o vinho. Dito isso, os equipamentos que citou são um bom começo, mas recomendo fortemente investir num banco ajustável, nem que fosse de segunda mão. Com os pesos e o banco e muita criatividade você consegue fazer um treino efetivo o suficiente para um iniciante para que busca apenas manter uma forma decente e saudável.

Outro investimento legal seria uma barra olímpica e um rack/gaiola para fazer exercícios mais interessantes usando a barra.

Nunca treinei em casa, mas imagino que montar uma estrutura de treino em casa seja assim mesmo, você vai de pouco em pouco comprando e investindo no que pode com a condição que tem. Hoje você começa com os pesos, daqui um tempo compra um banco, depois um rack, depois uma esteira, etc

Postado
Em 02/04/2025 em 14:18, Vitor_TW disse:

Pra sair do sedentarismo até levantar saco de arroz é válido,  então a resposta seria sim.

Se isso é suficiente pra um treino efetivo, a resposta é nao.

Assisti alguns vídeos, e vi que economizar aqui é perda de tempo, pois logo a maioria dos aparelhos ficam obsoletos, aí o barato sai caro...

Fiz uma nova lista:

1 Barra Maciça 1,8m

1 Par de Halteres Rosqueável

Anilhas Emborrachadas (2x3kg, 2x5kg e 4x10kg)

1 Banco Ajustável 

Tudo ficou por aproximadamente R$1500, e acredito que já consiga fazer boa parte dos exercícios...Pensei em comprar algumas borrachas para colocar no piso também

Fiquei apenas com um receio, aja vista que não tenho gaiola ou suporte, ficaria meio difícil de fazer supino e agachamento, mas principalmente agachamento, há alguma solução para isso? Os suportes que achei praticamente dobrariam esse orçamento, o que fica fora do meu bolso...Com esse valor de R$1500, consigo parcelar em 12x, e ainda sim sairia mais barato do que a mensalidade de uma academia.

Postado

- 1 Barra 1,2m

- 4 Anilhas 10kg

- 2 Anilhas 5kg

- 2 Anilhas 3kg

Eu compraria uma barra fixa e uma paralela para compor com o resto.

• Solução
Postado (editado)

Cara, eu te recomendaria analisar bem isso aí.

Academia em casa não é pra qualquer um, o cara tem que curtir MUITO treinar pra valer a pena, e tem gente que não funciona sozinho e é ajudado pela "pressão social" da academia com outras pessoas.

Se você está sedentário, existem boas chances de você abandonar a sua homegym também e esse dinheiro ser desperdiçado num monte de ferro que só está ocupando espaço e enferrujando.

Criar a rotina de treinar em casa é muito mais difícil do que a rotina de ir pra uma academia, lá você será "obrigado" a treinar e finalizar seu treino, na homegym você pode fazer corpo mole a qualquer momento, afinal tu já está em casa.

Dito isso:

Pra fazer uma boa homegym, tu vai precisar de:

• Uma barra, quanto maior e mais pesada, melhor. Procura uma de 2m.
  • Anilhas, tenha sempre um par das pequenas e vários pares das grandes para adicionar mais carga (um par de anilhas de 1kg, 2kg, 5kg e 10kg; e vários pares de anilhas de 20kg ou 25kg para adicionar a "carga bruta").
  • Um rack que tenha uma barra fixa e barras de proteção e que seja resistente.
  • Um banco, se estiver procurando algo mais custo-benefício, te recomendo os bancos retos sem regulagem, eles normalmente são mais baratos e mais resistentes.
  • Halteres montáveis.

Com apenas esses 4 equipamentos você consegue fazer os seguintes exercícios:

1. Agachamento
  2. Supino
  3. Terra ou Stiff ou RDL
  4. Desenvolvimento
  5. Barra Fixa
  6. Remadas (Curvada ou Pendlay ou Unilateral com Halteres)
  7. Rosca Bíceps 
  8. Tríceps Testa ou JM Press ou Francês
  9. Elevação Lateral
  10. Panturrilhas Unilateral

Só com esses exercícios aí você consegue construir força e físico extremamente respeitáveis se anilhado com dieta.

Tu ainda pode comprar uma Barra W pra fazer Rosca e Tríceps Testa com maior conforto, um par de halteres não vai sair muito caro e te permite fazer elevação lateral e variações dos exercícios acima. Panturrilha consegue fazer em pé unilateral segurando uma anilha ou halter.

Peito, Ombros e Tríceps = Supino, Desenvolvimento, Elevação Lateral, Tríceps Testa ou Francês

Costas e Bíceps = Barra Fixa, Remada Curvada/Pendlay, Remada Unilateral com Halteres, Rosca W

Inferiores = Agachamento, Stiff/RDL/Terra, Panturrilha Unilateral

Não economiza no Rack, ele pode salvar sua vida.

Rack bom e barato eu te recomendo da PEX VT, é bom e barato, vem com Barras de Proteção e Barra Fixa, quebra um galho extremamente bem. Eles vendem no mercado livre, tu deve gastar uns 1000 reais em 10x sem juros, excelente negócio.

Anilhas te recomendo as de ferro mesmo, emborrachadas vão sair muito mais caras pelo kg.

Qualquer coisa estamos aí.

Editado por ThorMitologicamenteAcurado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...