Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá, irmãos.

Durante a pandemia, foquei pesado na alimentação e nos treinos de calistenia em casa. Mas, por conta de vários problemas pessoais, acabei largando tudo. Parei de treinar e descuidei da alimentação, e em questão de um ano, saí de 88kg pra 120kg.

Em novembro, voltei a me cuidar melhor. Na época, estava com 118kg e, mesmo sem seguir uma dieta totalmente regrada, já consegui chegar nos 101kg.

Desde então, tô tentando recuperar o ritmo na academia, mas a adaptação tá complicada. Treino numa academia de rede, sem muito suporte dos instrutores (o que já vi que é padrão). Eles passam um treino genérico baseado no objetivo da pessoa: um pra emagrecimento, outro pra hipertrofia, e por aí vai.

E aí que bate outra  dúvida: será que esse treino realmente faz sentido pra mim? Será que vai trazer resultado de verdade? Eu olho pra ficha e fico pensando se isso é realmente o que eu preciso agora, ou se tô só seguindo algo genérico que talvez nem seja ideal pro meu caso.

Atualmente eu consigo ir 3x na semana e aos sábados e domingos. Me passaram uma ficha ABC assim:

A - Peito, ombro e tríceps
B - Costas e bíceps
C - Pernas

Acham essa divisão boa?

E outra coisa: a internet tá cheia de informação sobre treino, e cada um fala uma coisa diferente. Vejo vídeo de um cara falando que um treino é o melhor, e outro já dizendo que não presta. Como vocês fazem pra saber em quem confiar?

Postado
Em 22/03/2025 em 20:26, regerssivo disse:

: um pra emagrecimento, outro pra hipertrofia

Não existe esse tipo de diferença de treino, a dieta é quem vai fazer esse papel, e na prática da para ganhar massa e emagrecer ao mesmo tempo, dependendo do nível da pessoa. Então esse tipo de diferenciação entre os treinos é equivocada.

O que temos em consenso é que treinar o mesmo músculo 2x na semana trás mais resultados do que apenas 1x. 

Mesmo músculo 1x na semana: bons resultados

Mesmo músculo 2x na semana: resultados melhores

Não entendi muito bem, tu só consegue ir 3x totais durante a semana, ou tu vai 3x de segunda a sexta e ainda mais os finais de semana? Se for mais de 3x na semana tu pode fazer a ficha básica que tem aqui no fórum, que já vai trabalhar tudo muito bem. 

Mas se ao total tu só vai ir 3x mesmo, o Fullbody talvez seria mais proveitoso. 

Mas com certeza fazer um ABC 1x na semana já é MUITO mais útil do que não fazer nada, e vai ter resultado sim treinando assim, se respeitar os 3 pilares básicos da musculação:

1. Treino correto (procurando atingir a falha muscular, técnica correta, intensidade ajustada);

2. Alimentação alinhada com teu objetivo;

3. Recuperação (descanso e sono de qualidade).

O que vai te emagrecer é dieta. Nenhum treino do mundo compensa uma dieta falhada. Tenha isso em mente.

Vejo vídeo de um cara falando que um treino é o melhor, e outro já dizendo que não presta. Como vocês fazem pra saber em quem confiar?

Estude, leia, coloque em prática, avalie. Repita tudo novamente. Algumas verdades são universais, outras nem tanto. Um treino que serve pra um não necessariamente serve pra outro indivíduo. Mas começa focando pelo básico.

Treino bom não tem que ter firula. 

Postado

Antes de otimizar tenta criar gosto pela parada, não adianta de nada fazer tudo "otimizado" pra largar em 2 meses. Se quer fazer o processo o mais rápido possível o caminho é pagar uma consultoria boa.

"Ah mas eu não aguento um fullbody ou um upper/lower." O treino tá mal montado pra você, os exercícios de base não mudam. Compostos > isolamentos. Só ler o linkado do Lorenzo.

Se quiser se aprofundar e entender porque frequência importa e não é só sobre volume x intensidade: 

Postado

Olá, irmãos.

Durante a pandemia, foquei pesado na alimentação e nos treinos de calistenia em casa. Mas, por conta de vários problemas pessoais, acabei largando tudo. Parei de treinar e descuidei da alimentação, e em questão de um ano, saí de 88kg pra 120kg.

Em novembro, voltei a me cuidar melhor. Na época, estava com 118kg e, mesmo sem seguir uma dieta totalmente regrada, já consegui chegar nos 101kg.

Desde então, tô tentando recuperar o ritmo na academia, mas a adaptação tá complicada. Treino numa academia de rede, sem muito suporte dos instrutores (o que já vi que é padrão). Eles passam um treino genérico baseado no objetivo da pessoa: um pra emagrecimento, outro pra hipertrofia, e por aí vai.

E aí que bate outra  dúvida: será que esse treino realmente faz sentido pra mim? Será que vai trazer resultado de verdade? Eu olho pra ficha e fico pensando se isso é realmente o que eu preciso agora, ou se tô só seguindo algo genérico que talvez nem seja ideal pro meu caso.

Atualmente eu consigo ir 3x na semana e aos sábados e domingos. Me passaram uma ficha ABC assim:

A - Peito, ombro e tríceps
B - Costas e bíceps
C - Pernas

Acham essa divisão boa?

E outra coisa: a internet tá cheia de informação sobre treino, e cada um fala uma coisa diferente. Vejo vídeo de um cara falando que um treino é o melhor, e outro já dizendo que não presta. Como vocês fazem pra saber em quem confiar?

Sim , muito boa, pra mim a melhor divisão de todas.

Se você consegue ir 3x na semana + sábados e domingos, vai funcionar maravilhas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...