Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Olá. Sou iniciante de musculação, treino há cerca de 10 meses, 4x por semana.

Recentemente troquei de treino de perna pela primeira vez. Passei a fazer agachamento sumô e afundo como exercícios novos (os outros mais tradicionais se mantiveram)

Comecei a tomar enantato de testo (250mg) 1ml por semana, mas acredito que isso não vem ao caso pois o que me ocorreu foi quando eu estava apenas na segunda semana de aplicação, então praticamente natural

Ocorre que ao fazer o agachamento sumô eu acredito ter abusado da carga e não consegui resolver o problema com as pesquisas padrão da internet. Tampouco a dor foi resolvida "sozinha". Já se foram 8 dias. 

Depois do exercício fiquei com dores na junção das pernas com o quadril. Cheguei a pensar que fosse na virilha, cheguei a pensar que fosse muscular, mas mesmo fazendo alongamentos a semana inteira, de quadril, de mobilidade, e massagens (tentanto acionar o ilipsoas), nada disso resolveu. Então passei a desconfiar do osso (ou das articulações) que ligam as partes. A sensação é que ela está na frente, na altura do pênis, só que nas laterais. Às vezes sinto a dor também na lateral do gluteo, mas a sensação mesmo é que é "interno a isso".

O que mais me surpreende é que a dor não diminuiu ao longo dos dias. Estou com dificuldades de andar, tenho mancado de leve. A sensação é que o osso está seco, desidratado, desgastado, enferrujado. Ao longo dos dias também cheguei a sentir o joelho, não que estivesse doendo, mas eu o sentia frágil, quase uma dor mas bem leve. 

Falei com o personal (auxiliar de personal) que não deu muita bola para a questão e me disse era questão de alongamento e que poderia ser falta de vitaminas. Pensei que falta de cálcio poderia ser o caso mesmo.
A questão é que nos últimos dias parei até de fazer cardio, seja caminhada, seja bicicleta. Ultima observação, passei a tomar ibuprofeno 600mg a cada 12 hs (não pela dor, que é suportável embora chatíssima, mas pela ação inti-inflamatória) isso já foram 3 dias. 
Estou com o treino de pernas suspenso. 
obs, no mesmo dia desse treino de sumô eu fiz uma super série de abdominal, algo absurdo pra mim que tinha feito pela primeira vez, eram 3 séries de 36 repetições, separadas em 3 de 12 com posições ligeiramente diferentes. Lembro de ter queimado o abdomem como nunca havia sentido. Acredito que isso possa ter tido sua parcela também.
O que acreditam que possa ser isso?

Editado por Pedro Cazzi
Postado

Alongamento se faz antes do problema, não depois, alongamento não é tratamento.

1 - Colocou mais peso do que aguenta sem estrutura, talvez até pensando que porque ta tomando bomba vai estar mais forte.

2 - Alongamento/aquecimento tem que ser feito antes de pegar altas cargas, principalmente iniciantes.

Pelo que li, vc adora avançar o sinal, agora é aguardar até sumir a dor, se não sumir, médico.

Postado

Uma pergunta importante quanto á dor: ela impede o movimento? Se você tentar fazer um agachamento sumô leve, você consegue?

Se consegue fazer, tranquilo, a coisa provavelmente não é grave, é questão de ter paciência e tomar mais cuidado na próxima com mais aquecimento.

Eu não pararia de treinar pernas, apenas treinaria de maneira mais leve. Como diria um fisioterapeuta: movimento é remédio. Se você faz séries bem leves, você aumenta a circulação do local e estimula a recuperação. Ficar 100% parado é pior. Mas digo bem leve mesmo, a depender do caso.

Postado (editado)
Em 10/02/2025 em 18:30, Atleta_híbrido disse:

Uma pergunta importante quanto á dor: ela impede o movimento? Se você tentar fazer um agachamento sumô leve, você consegue?

Se consegue fazer, tranquilo, a coisa provavelmente não é grave, é questão de ter paciência e tomar mais cuidado na próxima com mais aquecimento.

Eu não pararia de treinar pernas, apenas treinaria de maneira mais leve. Como diria um fisioterapeuta: movimento é remédio. Se você faz séries bem leves, você aumenta a circulação do local e estimula a recuperação. Ficar 100% parado é pior. Mas digo bem leve mesmo, a depender do caso.

Pois, eu imaginei que treinar pernas hoje seria uma boa, bem leve mesmo. Acabei tendo medo justamente por não saber do que se trata essa dor. Eu sei que dor muscular dá e passa. Sei que dor de articulaçao melhora com repouso e mobilidade (tive dor no ombro devido a supino errado e pulley). E essa me soa muito estranho

Enfim

Sobre impedir o movimento. Não me impede de andar, nem de correr. Tenho dificuldade em sentar "de indio". Fiz um sumo agora sem peso e consigo descer sem dor, mas perto da posição final dele (sentado) a dor é bem forte e é muito difícil subir a partir dessa posição. 

Acha que depois de bem alongado e aquecido devo fazer o sumô sem peso? Ou no treino leve que você sugere seria fazer somente outros exercícios como mesa e cadeira, panturrilha e etc?

Obrigado

--edit--
depois de testar 1 sumô sem peso já senti mais dificuldade pra andar, então meio que a coisa está respondida na questão sobre fazer o sumo de leve ou não.

Editado por Pedro Cazzi
Postado

E é engraçado que no agachamento livre (sem as pernas abertas) eu não tenho nenhuma dor.

Me fez lembrar de uma vez que tive dores no abdutor (o que fecha a perna) depois de uma noite de amor em que eu havia ficado várias horas na posição de "comer o frango". Talvez eu tenha complicações consecutivas nessa articulação interna. 

Como chama essa regiião será? Por acaso acabei parando de fazer esse abdutor (que faz força pra fechar) pois me falaram que não é uma máquina boa. 
Lembro que por 3 semanas só de conseguir sentar na posição com as pernas abertas já era uma conquista

Postado

Cara eu tive uma lesão semelhante em termos de sintomas (não posso afirmar que é a mesma lesão).

Foi no início dos meus treinos também, mas foi com outro exercício que envolvia flexao de Quadril. Eu negligenciei por teimosia e chegou ao ponto de doer para caminhar. Nos movimentos de abducao o quadril estalava muito. 

Suspeitei de Impacto Femuracetabular, o que exige cirurgia caso não resolva com métodos mais conservadores. Fiz exame de imagem e não deu nada, mas descobri uma escoliose branda na lombar, o que faz com quê o quadril lesionado fique desnivelado. 

Tratei da seguinte forma:

- Parei com todos os exercícios que envolviam flexao de quadril (agachamento, legpress, etc). Abdução de quadril também parei pois estalava muito.

- Quiropraxia (sei que não há comprovação científica para a prática e que muitos chamam de charlatanismo, mas sinceramente me ajudou muito, o desnível que antes era possível ver com os olhos desapareceu).

Aos poucos fui retomando os treinos com flexao de quadril e deu tudo certo. O agachamento Sumô continuou me incomodando por um bom tempo, então usava cargas menores que não causavam dor. Hoje o agacho Sumô é um dos meus exercícios principais e rola sem dor alguma.

Eu recomendaria você procurar um bom ortopedista e pedir exames de imagem para descartar lesões sérias. 

Cara, nem vou comentar sobre a Testo. Totalmente desnecessária, quem treina há 10 meses não tem estrutura alguma para usar droga. Não se ilude com droga. Droga é pra quem já tem shape.

Postado
Em 10/02/2025 em 18:56, natalliacarv disse:

Cara eu tive uma lesão semelhante em termos de sintomas (não posso afirmar que é a mesma lesão).

Foi no início dos meus treinos também, mas foi com outro exercício que envolvia flexao de Quadril. Eu negligenciei por teimosia e chegou ao ponto de doer para caminhar. Nos movimentos de abducao o quadril estalava muito. 

Suspeitei de Impacto Femuracetabular, o que exige cirurgia caso não resolva com métodos mais conservadores. Fiz exame de imagem e não deu nada, mas descobri uma escoliose branda na lombar, o que faz com quê o quadril lesionado fique desnivelado. 

Tratei da seguinte forma:

- Parei com todos os exercícios que envolviam flexao de quadril (agachamento, legpress, etc). Abdução de quadril também parei pois estalava muito.

- Quiropraxia (sei que não há comprovação científica para a prática e que muitos chamam de charlatanismo, mas sinceramente me ajudou muito, o desnível que antes era possível ver com os olhos desapareceu).

Aos poucos fui retomando os treinos com flexao de quadril e deu tudo certo. O agachamento Sumô continuou me incomodando por um bom tempo, então usava cargas menores que não causavam dor. Hoje o agacho Sumô é um dos meus exercícios principais e rola sem dor alguma.

Eu recomendaria você procurar um bom ortopedista e pedir exames de imagem para descartar lesões sérias. 

Cara, nem vou comentar sobre a Testo. Totalmente desnecessária, quem treina há 10 meses não tem estrutura alguma para usar droga. Não se ilude com droga. Droga é pra quem já tem shape.

Pô, ótimas pistas você trouxe aqui. Vou seguir a pesquisar essas áreas e esses movimentos 

Postado

É o seguinte, então, este é o plano. Se sentir sintomas mais graves, procure um médico, mas acho que isto ajudará. Essa dor provavelmente curará sozinha, porque é numa região muito específica, de um movimento pouco utilizado por você no seu quotidiano. Simplesmente treine pernas, mas não treine os movimentos que causem dor. Daqui uma semana tente acrescentar adutora high reps (3x20). Uma outra sugestão é colocar isometria de 30 segundos ao fim deste exercício em particular. Esse padrão é bom para recuperação. Treine na extensão que lhe for confortável, mas tente progredir nela também.

Esqueça o agachamento sumô por enquanto. Se quiser, pode voltar com ele daqui 2 semanas com repetições parciais, na extensão onde você não sente dor, então progrida gradualmente (bem devagar) a extensão, até se sentir confortável na extensão completa.

Você não perguntou sobre drogas, mas se eu fosse você, voltaria atrás se possível, porque é importante ter muita massa muscular para o ciclo funcionar. Se a pessoa é magra, tem poucos receptores androgênicos, então o esteroide vai para o lixo. Se a pessoa é gorda (e nem tão gordo, 15% de bf já não é bom), o tecido adiposo tem enzima aromatase que aromatiza a testosterona, ou seja, transforma em estrogênio. Fora a questão da disciplina, ser avançado no treino e dieta prova que você tem alguma disciplina para encarar EAs, se você começa a usar cedo, não sabe se terá disciplina para ir até o fim do ciclo.

Eu particularmente não recomendo esse estilo de vida, mas não vou entrar nisso, coloquei argumentos puramente da perspectiva de quem quer usar EAs: usar tendo pouca massa muscular e tendo BF alto é pouco efetivo e o custo x benefício não compensa.

Postado (editado)
Em 10/02/2025 em 19:42, Atleta_híbrido disse:

É o seguinte, então, este é o plano. Se sentir sintomas mais graves, procure um médico, mas acho que isto ajudará. Essa dor provavelmente curará sozinha, porque é numa região muito específica, de um movimento pouco utilizado por você no seu quotidiano. Simplesmente treine pernas, mas não treine os movimentos que causem dor. Daqui uma semana tente acrescentar adutora high reps (3x20). Uma outra sugestão é colocar isometria de 30 segundos ao fim deste exercício em particular. Esse padrão é bom para recuperação. Treine na extensão que lhe for confortável, mas tente progredir nela também.

Esqueça o agachamento sumô por enquanto. Se quiser, pode voltar com ele daqui 2 semanas com repetições parciais, na extensão onde você não sente dor, então progrida gradualmente (bem devagar) a extensão, até se sentir confortável na extensão completa.

Você não perguntou sobre drogas, mas se eu fosse você, voltaria atrás se possível, porque é importante ter muita massa muscular para o ciclo funcionar. Se a pessoa é magra, tem poucos receptores androgênicos, então o esteroide vai para o lixo. Se a pessoa é gorda (e nem tão gordo, 15% de bf já não é bom), o tecido adiposo tem enzima aromatase que aromatiza a testosterona, ou seja, transforma em estrogênio. Fora a questão da disciplina, ser avançado no treino e dieta prova que você tem alguma disciplina para encarar EAs, se você começa a usar cedo, não sabe se terá disciplina para ir até o fim do ciclo.

Eu particularmente não recomendo esse estilo de vida, mas não vou entrar nisso, coloquei argumentos puramente da perspectiva de quem quer usar EAs: usar tendo pouca massa muscular e tendo BF alto é pouco efetivo e o custo x benefício não compensa.

Pois, obrigado pela sugestão de treino. Irei seguir à risca. de fato precisarei observar bem esse músculo adutor e a questão do quadril como mencionou a @natalliacarv.

Sobre a droga, essa de fato é uma outra questão, mas muito pertinente.
confesso a você que entrei nessa por curiosidade, uma curiosidade que eu sabia não passaria sem provar algum dia. Aos 33 anos minha testo era de 397. Antes de musculação eu nunca havia nem pensado sobre quanto era minha testo, mas sempre soube que minha libido era baixa. (Minha mulher sempre gostou mais de sexo do que eu, e isso ja fáz uns 10 anos). Então eu meio que entrei nessa por curiosidade de como seria essa questão da libido alta.
Entrei também não pra ficar enorme, mas pra facilitar a aquisição de um shape praiano médio, principalmente para perder a  barriga de um falso magro. Sinto que isso já está acontecendo bem rápido mesmo na terceira semana de aplicação.
Confesso que leio e considero com carinho a ideia de voltar atrás, mas me preocupo se o eixo já não inibiu e se fazer uma tpc agora me faria voltar com a testo ainda mais baixa que 397. Isso seria o fim (não o fim de fato, mas algo muito chato de contornar)

E estou considerando muito essa questão de parar agora pq justamente ontem tive problemas de coceira intensa no mamilo. Quase por desespero hoje já comecei a tomar o tamoxifeno.

mas só pra constar. estou fazendo 1ml por semana e tenho inteção de continuar nessa dosagem apenas por 2 ou 3 meses, visto que eu quero "ver no que vai dar essa questão da libido".

Depois pretendo manter a dose TRT entre 0,5 a 0,7 (semanal ou quinzenal) ou o suficiente para manter a testo entre 800 a 1000 coisas que ainda farei o teste.
Embora eu tenha MUITO MEDO e ache COMPELTAMENTE ESTRANHO tomar testosterona pro resto da vida, eu fico por outro lado pensando, crlho, se a turma faz direito e colhe bons resultados, pq eu não posso me beneficiar disso também, sabe?

sobre a questão de massa magra e bf alto, eu realmente me dei mal nessa, pq ainda não tenho muita massa magra e tenho o bf bem perto dos 20.
tenho procurado fazer cardio todos os dias (na melhor das hipóteses consigo 5x semana) mas agora com essa dor eu dei uma freada

enfim, pertinente tua questão

---edit--- 
então só pra frisar, talvez isso não mude as coisas, mas não estou fazendo ciclo, vou seguir com 1ml só pra ver qual é, depois quero seguir com níveis fisiológicos mesmo, visto que tenho interesse em disposição também e tal

Editado por Pedro Cazzi
Postado
Em 10/02/2025 em 20:23, Pedro Cazzi disse:

Pois, obrigado pela sugestão de treino. Irei seguir à risca. de fato precisarei observar bem esse músculo adutor e a questão do quadril como mencionou a @natalliacarv.

Sobre a droga, essa de fato é uma outra questão, mas muito pertinente.
confesso a você que entrei nessa por curiosidade, uma curiosidade que eu sabia não passaria sem provar algum dia. Aos 33 anos minha testo era de 397. Antes de musculação eu nunca havia nem pensado sobre quanto era minha testo, mas sempre soube que minha libido era baixa. (Minha mulher sempre gostou mais de sexo do que eu, e isso ja fáz uns 10 anos). Então eu meio que entrei nessa por curiosidade de como seria essa questão da libido alta.
Entrei também não pra ficar enorme, mas pra facilitar a aquisição de um shape praiano médio, principalmente para perder a  barriga de um falso magro. Sinto que isso já está acontecendo bem rápido mesmo na terceira semana de aplicação.
Confesso que leio e considero com carinho a ideia de voltar atrás, mas me preocupo se o eixo já não inibiu e se fazer uma tpc agora me faria voltar com a testo ainda mais baixa que 397. Isso seria o fim (não o fim de fato, mas algo muito chato de contornar)

E estou considerando muito essa questão de parar agora pq justamente ontem tive problemas de coceira intensa no mamilo. Quase por desespero hoje já comecei a tomar o tamoxifeno.

mas só pra constar. estou fazendo 1ml por semana e tenho inteção de continuar nessa dosagem apenas por 2 ou 3 meses, visto que eu quero "ver no que vai dar essa questão da libido".

Depois pretendo manter a dose TRT entre 0,5 a 0,7 (semanal ou quinzenal) ou o suficiente para manter a testo entre 800 a 1000 coisas que ainda farei o teste.
Embora eu tenha MUITO MEDO e ache COMPELTAMENTE ESTRANHO tomar testosterona pro resto da vida, eu fico por outro lado pensando, crlho, se a turma faz direito e colhe bons resultados, pq eu não posso me beneficiar disso também, sabe?

sobre a questão de massa magra e bf alto, eu realmente me dei mal nessa, pq ainda não tenho muita massa magra e tenho o bf bem perto dos 20.
tenho procurado fazer cardio todos os dias (na melhor das hipóteses consigo 5x semana) mas agora com essa dor eu dei uma freada

enfim, pertinente tua questão

Sua testo está na média do brasileiro. Nossa testo infelizmente é mais baixa por causa do uso excessivo de agrotóxicos. Eu nunca fui desses caras contra o agro, mas depois que li isso, realmente passei a ter um pé atrás com o uso excessivo de agrotóxico rsrs.

As pessoas tomam menos sol nos nossos dias, pode ser deficiência de vitamina D. Pode ser falta de zinco e magnésio, então melhorar esse aspecto vai bem. 

Dormir melhor, muito importante para melhorar a produção hormonal. Antes de dormir, evite usar telas de noite, tela piora o sono. Durma ao menos 8 horas por noite.

Estão aí algumas sugestões para aumentar um pouco a testo naturalmente, talvez consiga a marca de 600 ou 700.

Eu não sabia dessa motivação, perdoe-me qualquer coisa. Aí é um outro departamento, geralmente pressupomos a finalidade hipertrófica. Se o cara for magro ou gordo não compensa ciclar, precisamos deixar isso bem claro. Aí na questão sexual, não sei o que dizer. Mas eu diria que dá para analisar outras possibilidades antes de partir para TRT.

Sobre a gineco, pode ser psicológico, você está só há três semanas nessa, mas se você tem 20% de bf, a tendência é aromatizar bastante mesmo. Aliás, você pode estar aromatizando bastante sua testo natural com essa gordura alta, se você baixar a sua gordura naturalmente talvez já tenha bons resultados quanto à sua testosterona. A testosterona talvez aumente mais um pouco se estiver na faixa dos 10 a 14% de BF.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...