Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Saudações. 

Estou criando esse tópico na intenção de reunir informações vindas das experiências de vocês com tratamentos para lipedema com ajuda de EAs.

Lipedema é uma doença crônica do tecido adiposo, caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura, principalmente nas pernas e quadris, às vezes, nos braços também (meu caso). Diferente da obesidade, essa gordura adoecida tem pouca ou nenhuma resposta à dieta e ao exercício. 

O lipedema tem um forte componente inflamatório crônico de baixo grau. O tecido adiposo afetado apresenta infiltração de macrófagos, aumento de citocinas pró-inflamatórias (como TNF-α e IL-6) e disfunção do sistema linfático, o que contribui para o inchaço persistente e também sentimos dor quando esse inchaço está mais presente (nas fase de TPM e menstruação, por exemplo, é terrível. Só pelo inchaço, meu corpo muda totalmente, dá impressão que engordei 2kg em uma semana, depois passa). Essa inflamação leva a um ambiente hipóxico (condição em que há redução no suprimento de oxigênio) no tecido adiposo, favorecendo fibrose e dificultando a mobilização da gordura, o que explica a resistência à perda de gordura mesmo com déficit calórico e treino intenso. Na verdade, o treino intenso até complica nossa situação, porque causa ainda mais inflamação e ainda mais dificuldade para eliminar a gordura. Também não conseguimos uma boa hipertrofia, já que o tal acúmulo anormal de gordura leva a um aumento da distância entre os adipócitos e os capilares sanguíneos, também dificultando a oxigenação adequada do tecido. Além disso, há um aumento da permeabilidade capilar, tornando os vasos mais frágeis.

Ou seja, contexto do fisiculturismo, o aspecto inflamatório do lipedema pode interfe demais na recuperação muscular, as vezes parece um desafio sem fim. Que nada do que eu tento fazer me ajuda a sair do lugar. Eu tenho como parte da minha rotina as estratégias de controle da inflamação sistêmica por meio da dieta, suplementação (ômega-3, picnogenol, óleo de alho) e técnicas de drenagem linfática e massagens.

Essa condição tem forte influência hormonal e genética, sendo mais comum em mulheres. O único tratamente definitivo que a medicina conhece até o momento é cirúrgico, lipoaspiração e plástica. De resto, tudo é so redução de danos e aceitação mesmo. Os próprios médicos parecem saber bem pouco sobre o assunto ainda. De uns tempos para cá, eu comecei a encontrar infomações sobre o uso de terapias hormonais para ajudar com lipedema. Mas não consigo ajuda dos médicos com isso. Por esse motivo, estou abrindo esse tópico. A ciência é importante, mas ela não é a única forma de conhecimento, por isso, eu gostaria de reunir aqui a experiência de quem já ouviu falar ou testemunhou ou acompanhou alguma mulher com lipedema que fez uso de EAs e conseguiu bons resultados com o tratamento. 

Até hoje na minha vida, a única coisa que me fez melhorar o lipedema foi uma fase que eu não comia. Eu nunca fui anoréxica, nunca foi sobre isso. Meu psicológico é muito de boas, não tenho ansiedade, consigo fazer dieta de qualquer tipo quando decido que vou fazer. E foi por isso que numa certa fase da minha vida eu fiz essa experiência de jejuns prolongados, ficava muitos dias sem comer, as vezes 3 ou 4, não me sentia mal, nem fraca. Apenas perdia muito cabelo e ficava com espinhas (coisa que nunca tive, nem adolescente). Mas nessa época meu lipedema reduziu (nunca sumiu). Porém, eu perdi completamente os musculos. Eu era somente pele pendurada e gordura, afinal o lipedema reduziu, mas não sumiu completamente. 

Eu não me importo com o tipo de sacrifício dos meus prazeres que vou ter que fazer. Mas eu não quero fazer essa cirurgia que os médicos recomendam. Eu quero encontrar um outro caminho, menos arriscado e violento com meu corpo. Acho que sair cortando meu corpo inteiro só pode ser algo para fazer em caso de vida ou morte. O lipedema me incomoda muito, mas ele não vai me matar. Eu posso ter paciência até encontrar a solução que seja realmente saudável e de baixo risco. 

Atualmente, na data que estou fazendo esse post, eu treino musculação a partir de toda essa lógica de fisiculturismo há 3 anos (antes disso eu treinava de outro jeito, pensando em emagrecer e não pensando em crescer músculos). Minhas costas estão ficando lindas, meu serrátil aparece um pouco, mas meus braços, pernas e bumbum ainda são "fofinhos", todos cobertos por esse lipedema. Não sou obesa, minha cintura é bem fina, não tenho barriga. Minha alimentação é super saudável, sem industrializados e low carb porque se eu comer muito carbo, eu começo a ficar inchada. Não tem como. Meu carbo é basicamente frutas e legumes, mesmo assim raramente vou para as batatas. É muito difícil treinar porque, além de todas essas dificuldades que relatei na definição fisiológica da doença, não posso fazer superávit e nem comer muito carbo. É uma vida eterna de treinar com baixa energia. Ou seja, nada que eu faça naturalmente colabora para meu ganho de massa muscular. Treino mal e me recupero mal. E não estou assim porque eu quero. Continuo me esforçando mesmo sendo difícil, o que me dá motivação é o resultado dos músculos das áreas do corpo que não tem lipedema. Porque se ali ta crescendo, é sinal que eu to indo bem dentro da minha condição. 

Desde o dia 19 de janeiro, aproximadamente 2 semanas, eu comecei a usar Ox de 5mg.
Que experiência boa e assustadora ao mesmo tempo!
Boa porque pela primeira vez na vida eu to conseguindo não ficar com a sensação que eu fui atropelada por um caminhão no dia seguinte de um treino. (Eu sou bem disciplinada com meu sono também, nunca foi sobre isso). Senti um aumento bem leve na minha força. Minha primeira menstruação veio há 3 dias atrás. Isso também foi incrível de bom, porque eu sempre sofri muito com TPM, porque ela me inflama, me deixa com uma fadiga infinita. Mas dessa vez eu não me senti indisposta na TPM, fiquei até com um humor super. Porque eram os desconfortos dolorosos da TPM que me deixavam irritada, aquela sensação de corpo pesado e que não funciona direito. Mas sem isso foi incrível. Eu também tenho um joelho lesionado de um acidente que tive na adolescencia. Ele sempre tava doendo após os treinos de perna e doía nos multiarticulares, tipo legpress. Eu não senti mais dores enquanto fazia o exercício, e nem depois. 
A parte assustadora foi que logo na primeira semana de uso, eu comecei a sentir umas dores muito agudas e pontuais lá dentro da carne. Do nada parecia que tinha uma agulha atravessando la dentro, bem fundo. Eu fui fazendo massagens, colocando spray de arnica. Nessa semana atual eu não venho sentindo mais isso com frequência. Estou me entregando a uma experiência quase que às cegas, apostando na sorte e não na certeza de que vai me ajudar. Só o tempo vai dizer. Conforme tudo que já estudei sobre isso, a princípio, vou ficar com 5mg por 12 semanas no total. Começar pelo mínimo e ver como fica. Estou sendo detalhista com as informações porque já notei que vocês perguntam essas coisas quando alguém compartilha relatos. Sem a ox eu só conseguia treinar 4x na semana, mais que isso eu ficava com overtraining porque não me recuperava bem. Com a ox eu consegui treinar 6x, sem sentir que to entrando em overtraining. Eu fiz isso para testar os efeitos da substância, mas não sei se seguirei com tantos treinos. Minha rotina é super ativa, moro no bairro de Copacabana no RJ, e faço tudo que preciso por aqui à pé. Ando muito todos os dias pra lá e pra cá, então tô sempre fazendo cardio. Mas também faço eliptico no final dos treinos de superiores. No dia de inferiores não consigo. Mas se eu tiver mais condições durante o ciclo, farei.
Ah, sim. Faltou dizer que bato a meta de proteina na alimentação, tá tudo calculado direitinho. Tomo creatina e um pré-treino sem cafeína (Dilla Pump, da adaptogen).

Enfim, vou seguir esse teste com a OX e ver no que dá. Mas a minha maior dúvida é sobre a OX e a retenção de líquidos. Esse é um sintoma do lipedema e, inclusive, o que mais me incomoda porque o desconforto é grande. viu? Parece que to arrastando aquelas bolas pesadas de presidiário comigo. Será que no longo prazo essa é a substância ideal mesmo para essa experiência terapeutica que estou inventando? Se você tem alguma ideia sobre isso, depois de ter lido tudo até aqui, me conta: com a tua experiência de fisiculturista que entende de substâncias EAs, qual poderia trazer o melhor efeito anabolizante, me ajudar com a circulação sanguínia e com menor retenção de liquidos? 
Eu não quero virilizar. E também não estou buscando um "shape seco e cheio de veias aparentes". Eu não tenho necessidade de ir tão longe com meu físico. Eu só quero conseguir o básico, que é usar as substâncias para compensar as minhas dificuldades e ter um corpo "normal". 

Agradeço pela atenção de ter lido tudo isso, e se você está comentando alguma coisa para me ajudar, já deixo meu obrigada também de antemão à você.
🌟🖖 vida longa e próspera

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...