Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala galera, estou voltando à ativa depois de anos parado e lesões gravíssimas.

Em 2012 realizei uma cirurgia na coluna, hernia de disco. Em 2014 comecei a treinar calistenia, corrida, kung fu... Fiquei praticamente zero. Porém parei de treinar em meados de 2020, quando me tornei pai. Bom... a vida cobrou, com força.

Em fevereiro de 2024 passei por uma segunda cirurgia, dessa vez tive que colocar 6 parafusos e a tristeza e o arrependimento bateram forte. No entanto, a vida também deu outra chance, em setembro de 2024 o médico já me liberou para qualquer atividade física, a única recomendação: não exagere.

Estou treinando desde setembro, porém treino todo regaçado: Bro split, PPL, Upper lower e por aí vai... Até que resolvi tentar fazer o 531, já que sempre tive curiosidade com a metodologia.

Resolvi criar o diário para registrar o progresso e aprender um pouco mais com vocês.

Minhas marcas, pelos treinos da última semana, foram aproximadamente:

Supino: 50kg x 5 ---> E1RM: 56 kg

Desenvolvimento: 36kg x 3 ---> E1RM: 38kg

Agachamento: 70kg x 5 ---> E1RM: 79kg

Terra: 80kg x 5 ---> E1RM: 90kg

Para chegar na RM estimada, utilizei a seguinte calculadora:

https://exrx.net/Calculators/OneRepMax

O template selecionado foi o 5/3/1 for beginners, retirado daqui: https://thefitness.wiki/routines/5-3-1-for-beginners/

Basicamente consiste em 3 fullbody na semana, com dois main lifts 531 e FSL + assistência.

Comecei o treino hoje, segue como ficou:

Main lift 1 - agachamento

Aquecimento:

5x28kg, 5x36kg, 5x42kg

Working sets:

5x46kg, 5x52, 8x60kg, 5x5x45kg

Tive que parar o agachamento na 8 repetição porque a desgraça do meu shorts atrapalhou.

Main lift 2 - supino

Aquecimento:

5x20kg, 5x26kg, 5x30kg

Working sets:

5x32kg, 5x38kg, 12x42kg, 5x5x32kg

Assistência:

Serrote: 14x34kg, 10x34kg, 2x8x34kg (com cada braço)

Supino inclinado: 2x15x30kg, 12x30kg, 8x30kg

Hanging knee raises: 5x10 (não foi pendurado na barra)

Superset:

Triceps polia: 4x10

Face pull: 4x15

O descanso entre cada série foi o menor possível, principalmente nas assistências.

É isso, um abraço.

Postado

Cara, eu não sou tão grave quanto você de hérnia de disco (meu caso é tanto lombar quanto cervical). Sei lá, fui atleta de remo, até hoje tenho a lombar forte e uma progressão bem rápida na musculação nessa parte. 

Mas já me machuquei fazendo stiff. Então eu sugiro que você, ao mexer com a parte da coluna (você não falou se é lombar ou cervical) que a musculação exigir mais, comece devagar e progrida com cautela. Porque acidentes fatalmente vão acontecer, mas a gravidade deles é determinante pra te fazer parar de malhar ou não, ok?

Postado

Bom, sempre esteja fazendo exames médicos para ver o estado de sua coluna. Não sei se já te deram esta recomendação, mas é bom que faça exercícios de fisioterapia para sempre (pode ser em casa baseado nos que você aprendeu), pois eles ajudam um pouco a recuperar a coluna, fora que sempre estão melhorando a postura. Lesões podem acontecer pelo cansaço e perda de postura, às vezes um lado está mais tenso do que outro e isso vai acumulando, até acontecer algo mais grave.

Postado
Em 05/02/2025 em 14:58, Ruy Barbosa disse:

Então eu sugiro que você, ao mexer com a parte da coluna (você não falou se é lombar ou cervical) que a musculação exigir mais, comece devagar e progrida com cautela. Porque acidentes fatalmente vão acontecer, mas a gravidade deles é determinante pra te fazer parar de malhar ou não, ok?

O meu problema é lombar, entre L4 e L5 principalmente. Escolhi o 531 justamente para progredir lentamente, pois eu tenho o problema de ser exagerado sempre. Sempre querendo ir além do ideal. O medo de acontecer de novo é imenso.

Em 05/02/2025 em 18:22, Atleta_híbrido disse:

Bom, sempre esteja fazendo exames médicos para ver o estado de sua coluna.

Opa, esse eu tenho que continuar fazendo o resto da vida. Mas o médico é ponta firme demais, já deixamos até agendado, mesmo que semestralmente.

Postado

Pô, eu andava me batendo pra compatibilizar o 5/3/1  em três sessões semanais sem que o programa precisasse recorrer a um dia da semana seguinte. Outra coisa que me incomodava era fazer o terra mais de uma vez na semana. Enfim, 5314B parece perfeito para o que eu procuro. E foda é que o Jim Wendler não colocou nos e-books dele essa variação (só colocou o FSL padrão no Forever).

Valeu por ter passado o bizú.

Acompanhando!

Postado

Main lift 1 - supino

Aquecimento:

5x20kg, 5x26kg, 5x30kg

Working sets:

5x32kg, 5x38kg, 16x42kg, 5x5x32kg

Main lift 2 - agachamento

Aquecimento:

5x28kg, 5x36kg, 5x42kg

Working sets:

5x46kg, 5x52, 9x60kg, 5x5x45kg

Assistência:

Hoje foi praticamente tudo superset, aproveitei que a academia estava bem vazia e fiz tudo que podia.

Superset 1:

Meadow row 3x8x40kg + skull crusher 3x10x20kg + supino fechado 3x10x20kg

Aproveitei que jé estava na posição do skull crusher e já mandei +10 rep de supino fechado.

---

Superset 2:
Passada segurando o KB acima da cabeça 3x12x12kg + ab máquina 3x10

---

Farmer walk: foram 3 séries segurando halteres de 18kg, mais ou menos 50 passos. Gostei de fazer esse, mas acredito que só será possível em dias como hoje, vazio.

---

Superset 3:
Lat pulldown corda 3x10x45kg + elevação lateral polia 3x10x10

---
Panturrilha sentado 4x10x60kg

Peso atual: 111kg - não que eu me importe, apenas para registro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...