Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde a todos;

Treino a uns 2 anos, me considero intermediário, vou admitir que nesse tempo fui ignorante quanto a técnica de periodização, sempre treinei todos os dias da semana (ABCAB) com o máximo de volume possível (sem me importar com a intensidade)

Gostaria de saber a opinião dos senhores:

Será que vale a pena uma periodização ondulatória visando a hipertrofia e volume muscular? Como devo proceder para criar uma dessa que seja adequada?

Postado (editado)
Em 03/02/2025 em 12:25, K1NGGGG disse:

Boa tarde a todos;

Não sei quanto é difundido periodização em treinos do tipo fisiculturista, alguns usam sim, acho até que é o ideal, mas não muito necessário. Em esportes é mais comum.

Uma sugestão simples é num dia treinar mais força (3x3~5) e no outro mais hipertrofia (3x8~12) com cargas próximas da falha. Falo disso nos exercícios compostos.

Então se treina peito 2x na semana, no primeiro dia faça supino reto 3x3~5, supino inclinado 3x3~5, voador 3x8~12 (o isolador normal). No outro dia, fazer 3x8~12 para todos.

EDIT: Depois vi seu peso, não sei como está seu bf, mas é possível aumentar o peso sem periodização. Se está preocupado com peso, a questão é antes de nutrição do que com treino.

Editado por Atleta_híbrido
Postado
Em 03/02/2025 em 12:25, K1NGGGG disse:

Será que vale a pena uma periodização ondulatória visando a hipertrofia e volume muscular?

Não.

Periodização é pra quem busca performance (força em 1 repetição, por exemplo) e é extremamente útil para quem já não é mais iniciante nos treinos de força.

Para hipertrofia, periodizar não faz diferença, não é útil e ainda é bastante complicado de se fazer direito.

Existem estudos que confirmam isso, só pesquisar, mas vou deixar um aí:

Postado

Não existe periodização ondulatória.

Todavia, a ideia da periodização é resolver problemas de preparação física que envolvem o desenvolvimento de multiplas valências físicas. Treinar por hipertrofia não envolve isso, você gera estímulos pensando em maximizar hipertrofia, ponto.

De fato tu só precisa encontrar um volume confortável e que consiga lhe ajudar a progredir de maneira constante (isso não significa sempre), e seguir nisso o maior tempo possível, ajustando somente o foco de cada programação.

PS.:

O problema de trabalhos/artigos envolvendo periodização, é que eles não fazem o trabalho em cima de uma periodização, eles criam uma dinâmica de cargas fixa e colocam pessoas para roda-las. Dentro da teoria da periodização, individualidade biológica é de extrema importância (para tudo de treinamento), e isso dita que TUDO dentro da periodização é modulado conforme a resposta individual de cada um, logo, a falta de diferença de resposta pode somente estar ligado a isso.

Postado
Em 03/02/2025 em 13:08, Atleta_híbrido disse:

Não sei quanto é difundido periodização em treinos do tipo fisiculturista, alguns usam sim, acho até que é o ideal, mas não muito necessário. Em esportes é mais comum.

Uma sugestão simples é num dia treinar mais força (3x3~5) e no outro mais hipertrofia (3x8~12) com cargas próximas da falha. Falo disso nos exercícios compostos.

Então se treina peito 2x na semana, no primeiro dia faça supino reto 3x3~5, supino inclinado 3x3~5, voador 3x8~12 (o isolador normal). No outro dia, fazer 3x8~12 para todos.

EDIT: Depois vi seu peso, não sei como está seu bf, mas é possível aumentar o peso sem periodização. Se está preocupado com peso, a questão é antes de nutrição do que com treino.

Obrigado, vou focar essencialmente em nutrição, vou deixar a periodização de lado por enquanto.

Postado
Em 03/02/2025 em 21:28, Debew disse:

Não existe periodização ondulatória.

Todavia, a ideia da periodização é resolver problemas de preparação física que envolvem o desenvolvimento de multiplas valências físicas. Treinar por hipertrofia não envolve isso, você gera estímulos pensando em maximizar hipertrofia, ponto.

De fato tu só precisa encontrar um volume confortável e que consiga lhe ajudar a progredir de maneira constante (isso não significa sempre), e seguir nisso o maior tempo possível, ajustando somente o foco de cada programação.

PS.:

O problema de trabalhos/artigos envolvendo periodização, é que eles não fazem o trabalho em cima de uma periodização, eles criam uma dinâmica de cargas fixa e colocam pessoas para roda-las. Dentro da teoria da periodização, individualidade biológica é de extrema importância (para tudo de treinamento), e isso dita que TUDO dentro da periodização é modulado conforme a resposta individual de cada um, logo, a falta de diferença de resposta pode somente estar ligado a isso.

Você tocou em um ponto importante, então é melhor eu deixar a periodização pra depois com a ajuda de um profissional, não é?

Postado (editado)

Para não atletas, quando periodizar?
Quando sentir dores na execusão, dores de inflamação/lesão. Se tiver um grupo muscular mto fraco, para acertar assimetrias... 
Faz o seguinte, compra o livro do Belmiro de Sales, garanto q não irá se arrepender. Excelente para entender melhor sobre hipertrofia, periodização e volume de treino q parece facil, mas não é.

Editado por Gymrat Focado
Postado
Em 07/02/2025 em 14:14, K1NGGGG disse:

Você tocou em um ponto importante, então é melhor eu deixar a periodização pra depois com a ajuda de um profissional, não é?

Não, esquece literalmente periodização se teu foco é estética, não importa se com ou sem profissional.

Se contratar um profissional e ele falar em periodizar, não é tão profissional assim.

Postado
Em 07/02/2025 em 14:44, Gymrat Focado disse:

Para não atletas, quando periodizar?
Quando sentir dores na execusão, dores de inflamação/lesão. Se tiver um grupo muscular mto fraco, para acertar assimetrias... 
Faz o seguinte, compra o livro do Belmiro de Sales, garanto q não irá se arrepender. Excelente para entender melhor sobre hipertrofia, periodização e volume de treino q parece facil, mas não é.

Vou procurar e comprar um e-book, valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...