Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, ao longo do meu processo de perda de peso, tenho notado já há um tempo que quando faço um dia do lixo caprichado (6000 calorias fácil) e depois sigo fazendo uma restrição bem mais severa nos outros dias, com média de 1300 calorias diárias, acabo emagrecendo bem mais do que na abordagem clássica de manter 1800 calorias por dia e com uma refeição livre apenas, que acrescenta umas 1200 calorias na semana.

Repare que o total semanal é o mesmo, mas emagreço bem mais no primeiro caso. Nesses períodos eu monitoro também as medidas corporais e tiro bioimpedância com o smartwatch (sei que não é tão confiável, mas observo também as medidas). E vejo que não há diferença significativa entre as abordagens, então não é questão de perder mais massa magra. No treino eu não sinto muita diferença, até porque em ambos os casos não consigo fazer nada muito pesado mesmo.

O ponto é que isso quebra totalmente aquela ideia de que o que importa é apenas o balanço calórico semanal. Será que há algo além disso? Como se quando o corpo comesse muito apenas em uma janela de 24h ele não conseguisse estocar? Faz algum sentido? Nunca vi uma discussão a respeito. O que acham?

Publicidade

Postado
Em 29/01/2025 em 16:07, kisuko disse:

O ponto é que isso quebra totalmente aquela ideia de que o que importa é apenas o balanço calórico semanal

Não.

O balanço calórico não é uma questão meramente bioquímica e fisiológica, é uma questão de física (termodinâmica).

Estamos falando de energia e matéria.

Se fizer uma analogia com um carro a gasolina, a sua frase seria o mesmo que eu falar que seu carro com 5l de gasolina no tanque faz 10km/l mas com 50l no tanque faria 15km/m.

Claro q a conta não fecha pois todos sabemos que a energia necessária para mover o carro depende do consumo da gasolina e isso é praticamente uma constante (ignorando variações que influenciam no consumo, analisando as mesmas condições).

Essa volta toda só pra dizer que o balanço consumo/gasto calórico sempre vai mandar.

Quando a gente vai aprofundar na anamnese do paciente vai encontrar pistas de desvios no consumo calórico e redução do gasto calórico, mais uma vez reforçando que balanço calórico sempre vai mandar.

As pessoas superestimam demais o quanto elas estão gastando de calorias no exercício e subestimam muito o quanto estão ingerindo de calorias.

Hoje em dia não é possível fazer estudos dessa forma, mas até os anos 50/60 tinham estudos onde as pessoas ficavam meses, até 1 ano literalmente confinadas em hotel ou condomínio e cada grama de comida consumida era controlada pelos pesquisadores. E independente da divisão de macros, idade, composição corporal, e qualquer outro ponto as pessoas perdiam ou ganhavam peso de acordo com o estudo que estivesse sendo conduzido.

Voltando para o seu caso, eu não vejo necessidade de uma restrição calórica tão grande durante a semana e nem uma ingestão tão grande de refeição livre. Gosto muito da abordagem de média semanal, aplico bastante, mas não nessa proporção tão grande.

Muito provável que você especificamente se adapte mais fácil com esse esquema, consiga controlar mais o consumo e preparo das refeições na semana, até mesmo se motivando com o grande consumo que vai vir no final.

Isso pode ser fator decisivo de adesão pra você.

Aí entra o maior fator quando se fala em refeição livre, a questão psicológica.

Motivação durante a semana e a satisfação pós refeição.

Existe também uma questão metabólica que é uma melhora da função da tireóide, mais especificamente: quando consumimos pouco carboidrato por longos períodos temos uma redução da conversão do T4 em T3(mais ativo e potente) e uma redução leve da função da tireóide. Isso falando em meses e com muita restrição de carboidratos (pessoal da cetogênica e carnívora aí).

E em refeições livres com muito carboidrato temos esse efeito de conversão de T3.

Postado

Aproveitando a bucha: Existem estudos do impacto psicológico em manter-se numa dieta limpa o tempo todo vs manter 6 dias de dieta e 1 dia do lixo? Vejo muita gente desistindo na primeira opção, e não é de hoje.

Postado
Em 29/01/2025 em 18:27, cadumonteiro disse:

Se fizer uma analogia com um carro a gasolina, a sua frase seria o mesmo que eu falar que seu carro com 5l de gasolina no tanque faz 10km/l mas com 50l no tanque faria 15km/m.

Faz sentido!

Quando a gente vai aprofundar na anamnese do paciente vai encontrar pistas de desvios no consumo calórico e redução do gasto calórico, mais uma vez reforçando que balanço calórico sempre vai mandar.

Ah, nisso concordo totalmente, a chance de errar é grande. Só que no meu caso, esse gasto do dia do lixo especificamente eu acho que está certo sim. Detalho um pouco mais na resposta ao colega abaixo. E durante a semana, em tese o mesmo erro nas 1300 eu cometeria nas 1800. Tudo bem que em 1800 tende a ter um erro maior (que normalmente é para cima mesmo como observou). Mas não sei se seria tão crítico assim. E eu costumo preparar as minhas refeições, o que diminui um pouco esse efeito.

Hoje em dia não é possível fazer estudos dessa forma, mas até os anos 50/60 tinham estudos onde as pessoas ficavam meses, até 1 ano literalmente confinadas em hotel ou condomínio e cada grama de comida consumida era controlada pelos pesquisadores.

Parece que até hoje se faz, só que em um ambiente mais controlado ainda. Lembro que vi um estudo um tempo atrás, parece que é câmara metabólica que é o nome. Até as fezes são coletadas e analisadas. Mas são poucos lugares no mundo que têm isso. Lembrei disso agora que você falou, achei muito legal!

Aí entra o maior fator quando se fala em refeição livre, a questão psicológica.

Motivação durante a semana e a satisfação pós refeição.

Pois é. Meu medo é isso virar uma dependência psicológica grave, quase uma compulsão. Na real que já estava virando. Imagina passar a vida toda comendo assim! Algo me diz muito fortemente que isso vai cobrar um preço em algum momento.

Por outro lado, o que desanima é a travada no peso. Fico com receio de daqui a pouco precisar voltar para as 1300 kcal diárias, só que agora sem o benefício do sabadão livre. Seria terrível!

Existe também uma questão metabólica que é uma melhora da função da tireóide, mais especificamente: quando consumimos pouco carboidrato por longos períodos temos uma redução da conversão do T4 em T3(mais ativo e potente) e uma redução leve da função da tireóide. Isso falando em meses e com muita restrição de carboidratos (pessoal da cetogênica e carnívora aí).

Humm....curioso que por bastante tempo fiz low carb. Em certos momentos sendo bem radical. Na verdade eu estava em obesidade mesmo quando parti para essa estratégia drástica. Saí dela para a abordagem mais convencional baseada em déficit calórico com treinos e tal há um ano mais ou menos. E hoje a situação é bem menos grave (IMC 27 no momento) e meu foco é mais na perda de gordura corporal mesmo, não no peso bruto. Mas será que esse tempo de low carb não deixou sequelas no metabolismo ou algo assim?

Postado
Em 29/01/2025 em 18:34, CPhasma disse:

A resposta é que na verdade você não consome as 6mil que vc supõe.

É bem difícil consumir 6mil kalorias em um dia mano

Pior que acho que não. Mesmo sendo coisas não saudáveis, eu costumo fazer boa parte delas em casa, de modo que tenho controle dos ingredientes. Até fui buscar um exemplo de um dia desses aqui. Fiz um bombom de travessa, que leva 4 caixas de leite condensado, 6 de creme de leite, 2 barras de chocolate e 1 bandeja de uva e outra de morango. Só aí são umas 4000 calorias. Comi inteiro! Depois mais 500g de costela assada e já bateu 6000. E tinha maionese ainda!

Postado
Em 29/01/2025 em 19:20, kisuko disse:

Pior que acho que não. Mesmo sendo coisas não saudáveis, eu costumo fazer boa parte delas em casa, de modo que tenho controle dos ingredientes. Até fui buscar um exemplo de um dia desses aqui. Fiz um bombom de travessa, que leva 4 caixas de leite condensado, 6 de creme de leite, 2 barras de chocolate e 1 bandeja de uva e outra de morango. Só aí são umas 4000 calorias. Comi inteiro! Depois mais 500g de costela assada e já bateu 6000. E tinha maionese ainda!

Tu me deixou foi com fome agora!

Eu consumo fácil essa quantidade tbm mas pq eu tenho o estômago muito dilatado, mas é muito difícil quem realmente come assim. 

Opto por nunca fazer dia do lixo (eu jogo tudo no lixo mesmo a semana e se bobear a quinzena) 

Eu tenho 1 refeição livre e já faço caca 

Mas aquela coisa, se funciona de verdade pra você não tem pq fazer de outro jeito.

Eu não aguentaria ficar com mais de 1000 de defict bro,  minha compulsão me pega 

Postado

6k sujo é uma delícia! Bombom de travessa e costela é foda kkkkkkkk

Postado (editado)

Fiz um bombom de travessa, que leva 4 caixas de leite condensado, 6 de creme de leite, 2 barras de chocolate e 1 bandeja de uva e outra de morango.

Que porra é essa, velho? Se eu comer metade ou até 1/3 disso, vomito tudo de volta e depois ainda fico 2 dias tendo diarreia. Quando o cara come decentemente, o corpo simplesmente perde a capacidade de assimilar essa quantidade bizarra de lixo. Nesse teu "processo de perda de peso", partiu de quanto e tá com quanto agora?

Em tempo: gordo não faz dia do lixo.

Editado por Super Ogro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...