Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom dia amigos,

Sempre li os artigos e opiniões aqui do pessoal, sem nunca integrar. Registrei minha conta para fazer um relato a um pedido de ajuda para o pessoal aqui mais experiente.

Tenho 43 anos e 1,81m. Tinha 98Kg em 2022, quando fiz uma daquelas dietas loucas e atividades aeróbicas (corrida e bicicleta), e cheguei a 71,5Kg em julho de 2023, porém fraco, feio e ainda "gordo", pois a barriga que sempre me incomodou, por mais que tenha reduzido bastante, só reduziu a gordura visceral, ficando toda a subcutânea ainda lá.

Em 2023 ainda comecei a treinar musculação, sem orientação dietética (os nutricionistas onde moro são piores do que eu pedir conselho ao vizinho sobre como montar um reator nuclear). Aumentei o consumo de calorias, porém via poucos resultados estéticos, e pior, o que estava acontecendo era que a gordura estava voltando aos poucos e a massa muscular, mesmo vendo uma melhora, parecia estar em um ritmo muito mais lento.

Enfim, depois de 2024 todo tentando período de dietas entre 1300 a 1800 calorias para eliminar a pança de falso magro, acho que 2024 vou tentar algo diferente. Estou pensando em aumentar gradualmente a ingestão calórica (cerca de 200 calorias a cada 2 semana), observando a balança e as medidas. Tenho um consumo considerável diário: geralmente caminho de 9000 a 12000 passos por dia (vou caminhando para o trabalho); 4 vezes na semana vou a academia (AB2x, cerca de 500 a 600 calorias em 1:15 a 1:20 de treino) e 2 vezes na semana faço ciclismo (treinos de cerca de 1:30 a 2:00, que passam fácil de umas 900~1200 kcal).

Sei que vejo que o consenso para um falso magro é perder gordura antes de criar massa. Estou com cerca de 21~22% de BF e não consigo baixar mais. Acham viável adotar uma dieta isocalórica e com o tempo ir aumentando de pouco em pouco para ganho de massa? Por incrível que pareça não tenho tanto problema de força e nos treinos, mas não sei se por causa da dieta, mesmo com esse 1 ano e meio de academia, não pareço nem que treino. Não quero ser aquele cara grandão, quero apenas ter um boa forma física e uma aparência agradável, e ainda cultivar massa muscular para não sofrer na minha velhice, mas não estou vendo muito resultado.

Publicidade

Postado

Não sei se entendi bem. Você não consegue baixar o BF de 21-22% mesmo quando faz uma ingestão tão extremamente baixa (1300-1800kcal)? No mínimo, estranho. Ainda mais tendo 1,81m. 

E qual o objetivo principal? Pois se for perder gordura de forma visível, sem demorar, infelizmente será necessário algum déficit mesmo. Porém, antes tenha certeza de que você realmente está num BF prejudicial à saúde. No mais, normocalórica pode funcionar pra baixar BF, só não espere perda de gordura grande com ela. A não ser no muito longo prazo.

Postado
Em 27/01/2025 em 11:07, Fabián Contreras disse:

Sei que vejo que o consenso para um falso magro é perder gordura antes de criar massa. 

Eu tenho outra abordagem: crie força e crie músculo.

O que mais ativa fibras musculares é pegar mais pesado na academia (mas com boa forma, claro). Esse negócio de emagrecer o quanto antes julgo ser má ideia, porque a pessoa estará ativando menos fibras musculares levantando menos e o cutting tira a força. Você está numa faixa tolerável de BF, pode usar uma estratégia menos agressiva. É possível diminuir bf sem perder músculo, embora seja muito mais lento, ainda mais que essa outra estratégia deu errado (se bem que você poderia tentar um cutting mais leve também).

Eu manteria as calorias e continuaria treinando tranquilo até atingir certas metas de força. Poderia falar sua marca nos principais levantamentos?

Outra coisa a se verificar são as gramas de proteínas por quilos corporais, aliás, bom também falar da taxa de carbos e gorduras por quilo.

Postado
Em 28/01/2025 em 23:29, vitoriacampeao2 disse:

Não sei se entendi bem. Você não consegue baixar o BF de 21-22% mesmo quando faz uma ingestão tão extremamente baixa (1300-1800kcal)? No mínimo, estranho. Ainda mais tendo 1,81m. 

E qual o objetivo principal? Pois se for perder gordura de forma visível, sem demorar, infelizmente será necessário algum déficit mesmo. Porém, antes tenha certeza de que você realmente está num BF prejudicial à saúde. No mais, normocalórica pode funcionar pra baixar BF, só não espere perda de gordura grande com ela. A não ser no muito longo prazo.

Ele chegou a 71kg,  magro pra altura dele mas ainda com barriga

Eu chutaria focar em ganhar massa muscular 

Postado

1300 kcal para ti não serve nem pra te manter em pé. Não se sente cansado durante o dia, não?

Pra ti é dieta isocalórica ou com um déficit leve de umas 300 kcal e treino intenso na academia. 

Tem que rever esse teu treino, posta a tua ficha de treino aí pra gente e o teu método de treinamento (repetições, se é até a falha, etc). Porque em 1 ano e meio da para ver mudanças no corpo, mesmo tu sendo alto. Então ou tu treina muito mal, ou a tua dieta matou todos os teus ganhos (não deu combustível pro corpo criar massa).

E tem que ver teu sono também, quantas horas e qual a qualidade do mesmo.

Toma álcool com frequência?

Postado
Em 29/01/2025 em 14:02, igorhonor12 disse:

Para de querer dar palpite em tudo. Muita coisa voce nao sabe e quer opinar.

Oi, clica em ignorar membro, aí você não me vê  

Abraço 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...