Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teria resultados BONS com um treino de inferiores tão enxuto?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Tenho hiperlordose lombar e estou focado no fortalecimento da região lombar. Apesar de estar evoluindo de forma lenta, sinto que estou melhorando. No entanto, algumas situações ainda me causam desconforto, como o simples ato de levantar um dumbbell com mais de 30 kg para fazer supino.

Todas as minhas remadas são feitas com o tórax apoiado para evitar sobrecarga na lombar. Para os membros inferiores, consigo realizar apenas os seguintes exercícios sem dor:

• Agachamento sumô na máquina (belt squat) com cinto de suporte.
  • Cadeira extensora.
  • Mesa e cadeira flexora.
  • Cadeira adutora/abdutora.
  • Panturrilhas em aparelhos específicos, tanto sentado quanto em pé.

Exercícios como stiff, agachamento livre, no smith, no hack, articulado, passadas, afundos e o búlgaro geram muito desconforto na lombar e, por isso, não os incluo no treino.

Atualmente, treino membros inferiores duas vezes por semana. No primeiro dia, inicio com o agachamento sumô, seguido de mesa flexora, cadeira extensora, cadeira flexora e as duas variações de exercícios para panturrilhas. No segundo dia, inverto a ordem, começando pelos exercícios para posterior de coxas e substituo um dos exercícios de panturrilhas pela cadeira abdutora.

Optei por essa divisão porque sinto que consigo ter um desempenho melhor do que treinando apenas uma vez por semana. O que vocês acham?

Atualmente faço inferior/superior 2x na semana de modo que vem dando resultados. Porem inferiores sempre com o sentimento de que estou deixando a desejar por conta da limitação. 

Editado por e_ddie

Publicidade

Postado
Em 14/01/2025 em 22:16, e_ddie disse:

Tenho hiperlordose lombar e estou focado no fortalecimento da região lombar. Apesar de estar evoluindo de forma lenta, sinto que estou melhorando. No entanto, algumas situações ainda me causam desconforto, como o simples ato de levantar um dumbbell com mais de 30 kg para fazer supino.

Todas as minhas remadas são feitas com o tórax apoiado para evitar sobrecarga na lombar. Para os membros inferiores, consigo realizar apenas os seguintes exercícios sem dor:

• Cadeira extensora.

Exercícios como stiff, agachamento livre, no smith, no hack, articulado, passadas, afundos e o búlgaro geram muito desconforto na lombar e, por isso, não os incluo no treino.

Atualmente, treino membros inferiores duas vezes por semana. No primeiro dia, inicio com o agachamento sumô, seguido de mesa flexora, cadeira extensora, cadeira flexora e as duas variações de exercícios para panturrilhas. No segundo dia, inverto a ordem, começando pelos exercícios para posterior de coxas e substituo um dos exercícios de panturrilhas pela cadeira abdutora.

Optei por essa divisão porque sinto que consigo ter um desempenho melhor do que treinando apenas uma vez por semana. O que vocês acham?

O treino está bom e terá bons resultados trabalhando 2x por semana, a ciência HOJE mostra que estimular a musculatura mais vezes com menos volume individual traz melhores resultados que uma única vez com alto volume.

Já tentou o Leg Press horizontal? Nele dá pra ter uma excelente amplitude sem gerar tanta sobrecarga na lombar em comparação ao 45.

Postado
Em 14/01/2025 em 22:16, e_ddie disse:

• Cadeira extensora.

Atualmente faço inferior/superior 2x na semana de modo que vem dando resultados. Porem inferiores sempre com o sentimento de que estou deixando a desejar por conta da limitação. 

Vc pode ajustar intensidade, volume e frequência.

Oque vai reger isso? Principalmente duas coisas na minha opinião. Sua regeneração muscular (o quando estará pronto para o próximo treino de mesmo grupo muscular) e a sua progressão de cargas.

Tem diversas formas de setar isso, uma simples eh: trava a frequência, tentando ser maior possível, e ajustar intensidade com o volume. 

Eu prefiro por mais intensidade e menos volume, de forma que eu me recupere a tempo do treino seguinte,  mas se vc ainda não pode ou não consegue por intensidade o suficiente, pode subir o volume.

Conseguindo progredir cargas entre um treino e outro, de forma genérica as 3 coisas estarão boas, ou mais ou menos ajustadas.

Lembre que por volume não significa por 500 series, e que crescemos no descanso, ele precisa existir.

Comece sempre do menos volumoso para ir acrescentando volume devagar, pegando sempre máximo de carga que suporta.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...