Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá, pessoal! Boa noite.

Sou novo por aqui, então, de antemão, peço desculpas se acabei quebrando alguma regra.

Resolvi fazer este post porque, ultimamente, tenho pensado muito sobre meu processo na academia para o ano de 2024. Tive um bom progresso no meu corpo: o rosto, que antes era bem redondo, deu uma afinada, e finalmente consigo ver o formato do meu bíceps quando forço – e não mais algo parecido com uma peça de mortadela! 😅

Fotos: https://imgur.com/a/qqVPnIo

• Altura: 190cm
  • Peso: 102kg

Brincadeiras à parte, o motivo deste post é buscar ajuda de pessoas mais experientes. Tenho pesquisado bastante sobre treino e dieta, mas sinto que o excesso de informações nas redes sociais está me confundindo mais do que ajudando. Cada pessoa diz algo diferente, e isso me deixa travado, sem saber no que acreditar.

No ano passado, consegui bons resultados na perda de peso seguindo uma dieta de 1.800 kcal, com os seguintes macros:

• 185g de proteína
  • 51g de gordura
  • 150g de carboidratos

(E sim, eu sei que 150g de frango não correspondem a 150g de proteína, rs.)

Cheguei a esse número de calorias porque dietas com mais calorias não estavam funcionando para reduzir meu peso. Só consegui resultados com menos de 2.000 kcal. Porém, foi bem difícil: sentia muita fome, ficava cansado e minha progressão de carga praticamente não evoluiu. Para ter ideia, ainda faço só 8 reps com 20 kg no supino.

Gostaria de saber a opinião de vocês: estou no caminho certo? É normal consumir apenas 1.800 kcal em uma dieta? Como posso aprender mais sobre como montar um treino? O que significa alta frequência ou volume? Preciso realmente me preocupar com volume sendo iniciante (1 ano de treino)?

São muitas perguntas, eu sei, rs, mas quero entender melhor!

Publicidade

Postado (editado)

Nossa meu rei, com 1.90 e 102kg vc nao consegue emagrecer se nao comer menos de 2000k? 

Eu com 1.64 emagreci 8kg  comendo 2300kal

Vc pesa direitinho? Calcula o oleo da comida e tudo mais? 

C faz cárdio? 

Eu to agora em 1800 kal mas eu ja perdi 14kg, tinha 94 e qd apertei ja tava em 83 (peso atual 80) 

Tem um tópico aqui que pode te ajudar

E ja ja chega a galera mais experiente te responder tbm

Editado por CPhasma
Postado
Em 02/01/2025 em 22:18, gd1fx disse:

Gostaria de saber a opinião de vocês: estou no caminho certo?

Se ta perdendo peso e tem margem pra descer as calorias, sim.

É normal consumir apenas 1.800 kcal em uma dieta?

Depende, se você estiver consumindo 2600kcal e do nada cortar pra 1800kcal direto, ai sim vai ser considerado anormal e vai ser um tiro no seu próprio pé, por que vc não vai ter margem para abaixar, sendo que já está baixo, mas se vc decidir abaixar mesmo assim, podemos te considerar como um morto vivo.

O ideal é encontrar sua normocalórica e baixar 500kcal e usar o cardio ao seu favor (se estagnar tire 250kcal).

Pra obesos, não é tão necessário a proteina muito alta, pode usar em uma faixa de 1,5g/kg.

Como posso aprender mais sobre como montar um treino?

Tem vários artigos aqui no fórum ensinando isso.

O que significa volume?

É o total de séries no final da semana.

Exemplo, vc fez 3 séries de peito segunda e 3 séries de peito quinta, e no final da semana o total foram 6 séries de peito.

Preciso realmente me preocupar com volume sendo iniciante (1 ano de treino)?

1 ano de treino tá querendo sair da casca do ovo ainda, o ideal seria encontrar seu volume máximo recuperável, se vc não treina com  alta intensidade te recomendado a fazer mais séries pra compensar.

Ta conseguindo progredir as cargas? ta tendo algum tipo de dor em algum músculo?, se estiver progredindo quer dizer que está funcionando e se estiver funcionando não precisa trocar.

Postado

após ler um post que você mencionou, eu pensei em tentar dar um 'reset'. A ideia seria aumentar um pouco o consumo calórico e, ao mesmo tempo, incrementar mais cardio, para ver se a minha Taxa Metabólica Basal volta ao normal. Pelo que interpretei do post, a TMB tende a diminuir ao longo do tempo como uma forma de adaptação para evitar o ganho de peso, e esse 'reset' pode ajudar a normalizar esse processo.

(se eu estiver enganado pode me corrigir kkk)

Postado (editado)

O @carlos.bastinha aberto algumas vagas pra uma consultoria gratuita, eu vi no insta dele, acho que é um mês e meio de graça 

Nao sei se ainda tem vaga, coachcarlosbas o insta dele. Vc é um menino esforçado, conseguiu perder 30kg e acho que vai chegar muito mais longe. Eu adoraria ver um diário seu aqui e te acompanhar

Editado por CPhasma
Postado
Em 02/01/2025 em 23:30, Naturale disse:

Se ta perdendo peso e tem margem pra descer as calorias, sim.

Depende, se você estiver consumindo 2600kcal e do nada cortar pra 1800kcal direto, ai sim vai ser considerado anormal e vai ser um tiro no seu próprio pé, por que vc não vai ter margem para abaixar, sendo que já está baixo, mas se vc decidir abaixar mesmo assim, podemos te considerar como um morto vivo.

O ideal é encontrar sua normocalórica e baixar 500kcal e usar o cardio ao seu favor (se estagnar tire 250kcal).

Pra obesos, não é tão necessário a proteina muito alta, pode usar em uma faixa de 1,5g/kg.

Tem vários artigos aqui no fórum ensinando isso.

Mano, conforme fui pesquisando hoje à tarde aqui no fórum e assimilando os posts que vocês me indicaram, montei uma dieta baseada nessas informações. Como não tenho muita experiência com dietas, você acha que está 'boa' para o que estou pensando?

Minha ideia é voltar a consumir mais calorias, aumentando os carboidratos, e seguir assim por pelo menos um mês. Depois, planejo reduzir os carboidratos gradualmente por semana, aumentar o tempo de cardio e ajustar o treino conforme for aprendendo a melhorar alguns aspectos do treino e progressão de carga.

Sobre o treino, ainda tenho dúvida sobre qual seguir. Tenho 5 dias disponíveis para treinar e estava fazendo um que peguei em um site, indicado para iniciantes. Porém, já estou seguindo esse treino há bastante tempo. Acho que, conforme for ganhando mais experiência, conseguirei montar um por conta própria.

Valeu pelas dicas :) (bom se tiver algo errado, acho que eu vou aprender errando msm kkk)

Postado
Em 03/01/2025 em 21:39, CPhasma disse:

O @carlos.bastinha aberto algumas vagas pra uma consultoria gratuita, eu vi no insta dele, acho que é um mês e meio de graça 

Nao sei se ainda tem vaga, coachcarlosbas o insta dele. Vc é um menino esforçado, conseguiu perder 30kg e acho que vai chegar muito mais longe. Eu adoraria ver um diário seu e te acompanhar

Que legal! Vou seguir o @carlos.bas ver se ainda tem alguma vaga disponível.

Obrigado! Eu realmente entrei no sub com o objetivo de aprender. Sei que vou cometer alguns erros, mas acredito que, com o tempo, vou conseguir evoluir.

Quanto ao diário, vou tentar organizar melhor meu perfil aqui no site. Ainda estou meio perdido para encontrar algumas coisas kkk.

Hoje a tarde eu montei uma dieta conforme as dicas de alguns posts do forum da uma olhada lá

https://prnt.sc/OF4uqOtM0Rbw

Postado
Em 03/01/2025 em 21:39, gd1fx disse:

Mano, conforme fui pesquisando hoje à tarde aqui no fórum e assimilando os posts que vocês me indicaram, montei uma dieta baseada nessas informações. Como não tenho muita experiência com dietas, você acha que está 'boa' para o que estou pensando?

Minha ideia é voltar a consumir mais calorias, aumentando os carboidratos, e seguir assim por pelo menos um mês. Depois, planejo reduzir os carboidratos gradualmente por semana, aumentar o tempo de cardio e ajustar o treino conforme for aprendendo a melhorar alguns aspectos do treino e progressão de carga.

Sobre o treino, ainda tenho dúvida sobre qual seguir. Tenho 5 dias disponíveis para treinar e estava fazendo um que peguei em um site, indicado para iniciantes. Porém, já estou seguindo esse treino há bastante tempo. Acho que, conforme for ganhando mais experiência, conseguirei montar um por conta própria.

Valeu pelas dicas :) (bom se tiver algo errado, acho que eu vou aprender errando msm kkk)

Bom, é óbvio que essa dieta ta melhor, comparado com a outra é claro.

Mas parece que você aumentou mais ainda as proteinas, não precisa de 200g de proteinas, o ideal para vc seria em uma faixa de 1,5g/kg, se vc pesa 102 kg, vc deve ingerir uma quantidade de 153g (ou 10g menor) de proteinas em média, de resto está ok, oque importa é as calorias no final.

Usa o fat secret pra calcular seus macros ou usa o próprio app de dieta da growth, que fica melhor pra calcular e já te dá o resultado exato

Postado (editado)
Em 03/01/2025 em 21:39, gd1fx disse:

Dá pra comer mais ainda e emagrecer, mantem em 2600 que você ja vai perder peso mesmo assim ( até 3000 mil calorias vc já vai perder peso ).

E não esquece do cardio, pois vai ser essencial pra auxiliar na perda de peso e melhora do sistema cardiovascular.

Editado por Naturale

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...