Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino de latíssimo dorsal e costas em geral

Posts Recomendados

Postado

Eu jurava que alongar na parte final da excêntrica na puxada era um espécie de "dica bônus" pra quem visa ampliar largura do latíssimo.

Pelo que entendi, quem trabalha mesmo nesse caso são os outros grupos das costas.

Barra fixa deve ser semelhante, não é isso? Amplitude máxima na excêntrica vai recrutar mais outros grupos que latíssimo.

Postado
Em 11/12/2024 em 19:39, vitoriacampeao2 disse:

Eu jurava que alongar na parte final da excêntrica na puxada era um espécie de "dica bônus" pra quem visa ampliar largura do latíssimo.

Pelo que entendi, quem trabalha mesmo nesse caso são os outros grupos das costas.

Barra fixa deve ser semelhante, não é isso? Amplitude máxima na excêntrica vai recrutar mais outros grupos que latíssimo.

Sim, vai trabalhar mais outros músculos, um dos principais é o teres maior, que às vezes se confunde com a porção alta do latíssimo.

Tipo, não tem certo e errado. Só tem que ver se oq tá fazendo tá atingindo o objetivo desejado.

Postado

Estudando sobre treino de latíssimo eu sempre me perguntei sobre como treinavam mais especificamente a porção lombar antigamente, já que ninguém fazia essas variações. Aí vi esses vídeos do Arnold:

Spoiler

Spoiler

Vejam como na posição mais alongada do movimento a carga está bem em diagonal com o tronco, gerando tensão em alongamento justo numa posição que beneficia a porção lombar do latíssimo.

É Interessante como a galera old school fazia ajustes nos treinos no feeling e mtas vezes fazia mto sentido.

O único detalhe é que eu acho que esse tipo de movimento não é o mais eficiente, já que movimenta o corpo todo, parte do movimento é feito com o tronco e não com as costas e acaba desperdiçando mta energia e usando mtos outros grupos musculares que não precisariam ser usados em um treino específico de lats.

Postado

Guia do Maycon Mathias de pull around (torácico, lombar e ilíaco):

Set up:

https://www.instagram.com/p/C1HrbkMu3Ow/

Ênfases:

https://www.instagram.com/share/BAVlO_m4e4

ilíaco detalhado:

https://www.instagram.com/share/BAIPpbHVhB

Postado (editado)

COMO MONTAR UM TREINO DE COSTAS

Básico/minimalista/iniciante

Pra um iniciante, alguém que tem boa genética ou simplesmente alguém que queira algo menos complexo, bastam três padrões de movimento:

Puxada neutra/supinada

Nessa puxada a pegada deve ser feita mais ou menos na largura dos ombros e o foco deve ser em levar os cotovelos pra baixo.

O objetivo é atingir principalmente a parte mais baixa do lats.

Remada fechada

Essa remada deve ser feita levando os cotovelos na direção do tronco.

O objetivo é atingir a porção alta do latíssimo e o miolo do upper back.

Remada aberta

Essa remada deve ser feita com os braços abertos em cerca de 45° em relação ao tronco.

O treino com os seguintes exercícios satisfaz o que foi dito?

• Barra fixa
  • Remada curvada (pronada)
  • Remada cavalinho (com triângulo)

Editado por bit
Postado
Em 15/12/2024 em 09:00, bit disse:

O treino com os seguintes exercícios satisfaz o que foi dito?

• Barra fixa

É possível fazer barra fixa, mudando alguns pontos de execução da mesma forma que na puxada, pra atingir mais as porções mais baixas do lats. Tem que ver sua execução. Mas são os mesmos pontos de execução: pegada supinada/neutra na largura dos ombros com foco em levar os cotovelos pra baixo e não pra trás e mantendo os cotovelos próximos ao tronco.

FxxbxI8_d.jpeg?maxwidth=520&shape=thumb&fidelity=high

A imagem acima mostra puxada, mas serve pra entender a barra fixa em termos de posicionamento.

Se fizer a barra fixa mais aberta com bastante movimento escapular vai atingir mais upper back e um pouco da porção mais alta do lats.

É como eu escrevi acima, basicamente qualquer movimento de puxar vai treinar em maior ou menor grau o latíssimo. O que muda é o foco. Em alguns tipos de movimentos o latíssimo vai ser mais secundário e em outro mais primário.

• 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Olha como esse treino do Fabrício Pacholok se alinha com as diretrizes principais do tópico:

https://www.instagram.com/p/DGaxhzfJSGB/?igsh=cGFyMnN6NHBxNmRo

Puxada/remada lombar (porção lombar)
Puxada aberta (teres)
Puxada ilíaca (porção ilíaca)
Remada cavalinho (upper back)
Serrote (porção torácica)

Obviamente os caras conseguem fazer tudo no mesmo dia pq usam toneladas de anabolizantes. Pra um ser normal dá pra dividir em 2-3 treinos e fica mto bom.

Postado
Em 24/02/2025 em 11:53, Lucas, o Schrödinger disse:

Olha como esse treino do Fabrício Pacholok se alinha com as diretrizes principais do tópico:

https://www.instagram.com/p/DGaxhzfJSGB/?igsh=cGFyMnN6NHBxNmRo

Puxada/remada lombar (porção lombar)
Puxada aberta (teres)
Puxada ilíaca (porção ilíaca)
Remada cavalinho (upper back)
Serrote (porção torácica)

Obviamente os caras conseguem fazer tudo no mesmo dia pq usam toneladas de anabolizantes. Pra um ser normal dá pra dividir em 2-3 treinos e fica mto bom.

Cara vou pegar o embalo aqui pra tirar uma duvida, minha academia só tem halteres até 30kg e isso torna o exercicio serrote meio "leve", existe alguma opção de exercicio pra parte toraxica que seja tão eficiente quanto ele?

Postado
Em 24/02/2025 em 13:24, andersonluisr disse:

Cara vou pegar o embalo aqui pra tirar uma duvida, minha academia só tem halteres até 30kg e isso torna o exercicio serrote meio "leve", existe alguma opção de exercicio pra parte toraxica que seja tão eficiente quanto ele?

Qualquer remada levando os cotovelos pra perto do corpo serve. Pode usar polia, pode ser uma remada baixa, pode ser uma remada curvada. Todas essas remadas vão trabalhar tb um pouco do upper back.

Postado

Lucas tenho 04 exercícios para costas: barra fixa pegada pronada (mais fechada), remada pulley aberta, remada curvada livre e puxada neutra.

O ajuste abaixo fica melhor?

Barra fixa pegada pronada (mais aberta), remada pulley neutra, remada curvada livre e puxada neutra.

Nao me considero intermediário/avançado, mas gostaria de trabalhar pensando num formato em V.

Postado
Em 08/03/2025 em 23:12, jonathan viana disse:

Lucas tenho 04 exercícios para costas: barra fixa pegada pronada (mais fechada), remada pulley aberta, remada curvada livre e puxada neutra.

O ajuste abaixo fica melhor?

Barra fixa pegada pronada (mais aberta), remada pulley neutra, remada curvada livre e puxada neutra.

Nao me considero intermediário/avançado, mas gostaria de trabalhar pensando num formato em V.

Acho q deve fazer a barra fixa na largura mais confortável pra vc. Se for pra mexer na largura, mexe na puxada pronada. Mas via de regra não precisa se preocupar em focar no teres maior, o difícil é não usar ele.

A seleção de exercícios tá ok. Se quiser, dá pra incluir uma puxada/remada focada na porção lombar, tem um vídeo com set up no primeiro post (dá pra se apoiar num banco tb).

• 1 mês depois...
Postado

OS ÚNICOS 2 EXERCÍCIOS QUE VOCÊ PRECISA PARA TER COSTAS LARGAS

Vídeo original: Assista no YouTube
Autor: Jeremy Ethier com participação de Kassem Hanson
Duração total: Aproximadamente 8 minutos

Desenvolver costas largas é um dos principais objetivos estéticos na musculação, especialmente para quem busca o formato em “V” — ombros largos e cintura fina. No entanto, muitos praticantes enfrentam dificuldades em ativar os dorsais de forma eficaz. Neste artigo, baseado no vídeo de Jeremy Ethier, você entenderá como corrigir isso com apenas dois exercícios-chave e três mudanças estratégicas.

O PROBLEMA COM OS EXERCÍCIOS DE COSTAS MAIS USADOS

Muitos atletas utilizam remadas e puxadas de forma genérica, o que costuma gerar crescimento na parte superior das costas (trapézio, romboides) e braços, mas pouca ativação nos dorsais, especialmente na porção ilíaca. Isso acontece por causa de:

• Padrões de movimento inadequados

• Falta de conexão mente-músculo

• Amplitude de movimento comprometida

OS 2 EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS

Jeremy propõe focar em dois movimentos que maximizam o alongamento e encurtamento dos dorsais:

1. Puxada com pegada neutra inclinada

• Demonstração no vídeo: a partir de 3:45

• Por que funciona? Maximiza o torque nos dorsais, especialmente na porção inferior (ilíaca), com um alinhamento ideal entre direção de força e fibras musculares.

• Dica de execução: Mantenha os cotovelos alinhados com o tronco (plano sagital) e priorize o alongamento total na fase inicial do movimento.

2. Remada com braços “retos” (straight-arm row ou variações com cabos)

• Demonstração no vídeo: a partir de 6:10

• Por que funciona? Foca exclusivamente nos dorsais com mínima interferência de bíceps ou trapézio. Ideal para ativação máxima na fase de encurtamento muscular.

• Dica de execução: Mantenha o braço semi-estendido e puxe como se estivesse “empurrando o cotovelo para trás e para baixo”.

AS 3 MUDANÇAS QUE FIZERAM DIFERENÇA

Além dos exercícios, Jeremy destaca três ajustes que mudaram seu físico:

1. Reforçar a conexão mente-músculo

Concentre-se em contrair os dorsais durante cada repetição. Evite que os braços roubem o movimento.

2. Maior amplitude de movimento

Não sacrifique alongamento em prol de carga. O estímulo ideal vem do estiramento completo e contração total dos dorsais.

3. Menos volume, mais qualidade

Reduzir o número total de exercícios e focar nos mais eficientes permitiu progresso mais rápido. A ideia é treinar os dorsais com precisão, não apenas com quantidade.

CONCLUSÃO

Se você sente que seus dorsais não estão se desenvolvendo como o resto das costas, vale testar a abordagem proposta por Jeremy Ethier. Ao focar em movimentos que respeitam a biomecânica do latíssimo do dorso, é possível construir um shape em “V” com mais eficiência e menos frustração.

Postado
Em 20/04/2025 em 17:54, Lucas, o Schrödinger disse:

Remada com braços “retos” (straight-arm row ou variações com cabos)

Pelo que observei para fazer o movimento sugerido dessa remada o cabo deve estar mais ou menos na altura do ombro. Geralmente faço com cabo na altura do umbigo.

Postado
Em 20/04/2025 em 19:41, jonathan viana disse:

Pelo que observei para fazer o movimento sugerido dessa remada o cabo deve estar mais ou menos na altura do ombro. Geralmente faço com cabo na altura do umbigo.

Sim. É basicamente uma puxada/remada lombar. Tem um vídeo no primeiro post com um set up interessante (é oq eu uso, inclusive):

Se o cross for mto concorrido, dá pra usar um banco de apoio.

Postado
Em 20/04/2025 em 17:54, Lucas, o Schrödinger disse:

1. Puxada com pegada neutra inclinada

• Demonstração no vídeo: a partir de 3:45

• Por que funciona? Maximiza o torque nos dorsais, especialmente na porção inferior (ilíaca), com um alinhamento ideal entre direção de força e fibras musculares.

• Dica de execução: Mantenha os cotovelos alinhados com o tronco (plano sagital) e priorize o alongamento total na fase inicial do movimento.

Ele ainda mostra alguns ajustes nas pull ups pra ter um maior foco no lower lats (porção ilíaca).

Primeiro uma pegada neutra é ideal. Deve-se tb inclinar um pouco o tronco pra trás:

RVg3zuZ.png

Na sequência deve-se puxar os cotovelos pra baixo no plano sagital (na frente do corpo):

kRqBO6p.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...