Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Eu jurava que alongar na parte final da excêntrica na puxada era um espécie de "dica bônus" pra quem visa ampliar largura do latíssimo.

Pelo que entendi, quem trabalha mesmo nesse caso são os outros grupos das costas.

Barra fixa deve ser semelhante, não é isso? Amplitude máxima na excêntrica vai recrutar mais outros grupos que latíssimo.

Postado
Em 11/12/2024 em 19:39, vitoriacampeao2 disse:

Eu jurava que alongar na parte final da excêntrica na puxada era um espécie de "dica bônus" pra quem visa ampliar largura do latíssimo.

Pelo que entendi, quem trabalha mesmo nesse caso são os outros grupos das costas.

Barra fixa deve ser semelhante, não é isso? Amplitude máxima na excêntrica vai recrutar mais outros grupos que latíssimo.

Sim, vai trabalhar mais outros músculos, um dos principais é o teres maior, que às vezes se confunde com a porção alta do latíssimo.

Tipo, não tem certo e errado. Só tem que ver se oq tá fazendo tá atingindo o objetivo desejado.

Postado

Um detalhe que talvez não tenha ficado claro é que o latíssimo faz também adução de ombro (abdução é elevação lateral e adução é o movimento contrário).

Spoiler

movimentos da articulação do ombro (flexão, extensão ...

Então quando fazemos uma puxada com pegada aberta há um grau de adução de ombro e obviamente o lats participa, principalmente a porção superior, junto com teres maior, delt anterior e peitoral. Então, sim, há trabalho de latíssimo, assim como em praticamente qualquer exercício de puxar. O que não acontece é um trabalho focado no lats, já que ele é dividido com diversos outros músculos.

O que foi apresentado no tópico são formas de realizar trabalhos específicos de latíssimo (e de upper back) da mesma forma que alguém pode querer fazer um supino inclinado pra porção clavicular (superior) do peitoral ou um crucifixo pra porção esternal (miolo), mesmo que um supino reto trabalhe tudo isso.

Postado

Estudando sobre treino de latíssimo eu sempre me perguntei sobre como treinavam mais especificamente a porção lombar antigamente, já que ninguém fazia essas variações. Aí vi esses vídeos do Arnold:

Spoiler

Spoiler

Vejam como na posição mais alongada do movimento a carga está bem em diagonal com o tronco, gerando tensão em alongamento justo numa posição que beneficia a porção lombar do latíssimo.

É Interessante como a galera old school fazia ajustes nos treinos no feeling e mtas vezes fazia mto sentido.

O único detalhe é que eu acho que esse tipo de movimento não é o mais eficiente, já que movimenta o corpo todo, parte do movimento é feito com o tronco e não com as costas e acaba desperdiçando mta energia e usando mtos outros grupos musculares que não precisariam ser usados em um treino específico de lats.

Postado

Guia do Maycon Mathias de pull around (torácico, lombar e ilíaco):

Set up:

https://www.instagram.com/p/C1HrbkMu3Ow/

Ênfases:

https://www.instagram.com/share/BAVlO_m4e4

ilíaco detalhado:

https://www.instagram.com/share/BAIPpbHVhB

Postado (editado)

COMO MONTAR UM TREINO DE COSTAS

Básico/minimalista/iniciante

Pra um iniciante, alguém que tem boa genética ou simplesmente alguém que queira algo menos complexo, bastam três padrões de movimento:

Puxada neutra/supinada

Nessa puxada a pegada deve ser feita mais ou menos na largura dos ombros e o foco deve ser em levar os cotovelos pra baixo.

O objetivo é atingir principalmente a parte mais baixa do lats.

Remada fechada

Essa remada deve ser feita levando os cotovelos na direção do tronco.

O objetivo é atingir a porção alta do latíssimo e o miolo do upper back.

Remada aberta

Essa remada deve ser feita com os braços abertos em cerca de 45° em relação ao tronco.

O treino com os seguintes exercícios satisfaz o que foi dito?

• Barra fixa
  • Remada curvada (pronada)
  • Remada cavalinho (com triângulo)

Editado por bit
Postado
Em 15/12/2024 em 09:00, bit disse:

O treino com os seguintes exercícios satisfaz o que foi dito?

• Barra fixa

É possível fazer barra fixa, mudando alguns pontos de execução da mesma forma que na puxada, pra atingir mais as porções mais baixas do lats. Tem que ver sua execução. Mas são os mesmos pontos de execução: pegada supinada/neutra na largura dos ombros com foco em levar os cotovelos pra baixo e não pra trás e mantendo os cotovelos próximos ao tronco.

FxxbxI8_d.jpeg?maxwidth=520&shape=thumb&fidelity=high

A imagem acima mostra puxada, mas serve pra entender a barra fixa em termos de posicionamento.

Se fizer a barra fixa mais aberta com bastante movimento escapular vai atingir mais upper back e um pouco da porção mais alta do lats.

É como eu escrevi acima, basicamente qualquer movimento de puxar vai treinar em maior ou menor grau o latíssimo. O que muda é o foco. Em alguns tipos de movimentos o latíssimo vai ser mais secundário e em outro mais primário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...