Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Nas puxadas e remadas é necessário iniciar jogando os ombros para trás e fechando as escápulas.

Isso só é possível com maestria e total independência do exercício se tiver pouco peso.

Minha dúvida é:

1- Para isolar ao máximo os músculos das dorsais, eu preciso colocar um peso que permita que eu jogue os ombros e feche as escápulas isoladamente e depois execute o movimento?

Isso significa bem pouco peso.

2- Ou eu devo colocar bastante peso que me force a jogar o ombro para trás e fechar as escápulas já misturado com a puxada em si?

Minha suspeita:

A técnica 2, recruta muito bíceps e até outros músculos e isola menos os dorsais.

Porém, fica a dúvida: Será que há mais hipertrofia para as dorsais mesmo que tenha que recrutar muito os bíceps e outros auxiliares, porém colocando mais peso?

Uma dúvida final:

Nas puxadas e remadas se você passar o cotovelo para trás do teu tronco, irá recrutar muito os bíceps.

Mas isso necessariamente é ruim?

Pois não estará esmagando ao máximo as dorsais, ou até a linha do teu torso é o suficiente?

Editado por Kizen

Publicidade

Postado (editado)
Em 11/12/2024 em 11:39, Kizen disse:

Nas puxadas e remadas é necessário iniciar jogando os ombros para trás e fechando as escápulas.

Não o dorsal se liga ao braço e precisa do movimento do ombro principalmente nas remandas.

Não da pra ficar um robozinho como se fosse fazer peito.

Editado por Beerus
Postado

Pra trabalhar o upper back é importante um movimento completo de escápulas, pro latíssimo não.

Levar os cotovelos mais atrás aumenta o trabalho da porção posterior do deltóide.

O que vai ser mais recrutado tem relação com a angulação do braço em relação ao tronco: cotovelos mais próximos trabalham mais lats; mais afastados trabalham mais upper back (trapézio, teres, etc.).

O latíssimo tem 3 porcões: torácica, lombar e ilíaca:

8yyFioh.jpg

A porção torácica tem fibras mais horizontais, então remadas em geral tendem a trabalhar bem essa porção, por conta da orientação do vetor da carga.

A porção lombar vai ser trabalhada em movimentos mais ou menos diagonais de puxada. Veja que estou me referindo à direção da carga.

A porção ilíaca pode ser trabalhada com movimentos mais verticais.

Mas tem alguns detalhes importante que mta gente erra nas puxadas tentando recrutar as porções mais baixas do lats:

O lats não tem grande alavanca de extensão de ombro (puxar o braço pra baixo) acima de cerca de 120° de flexão de ombro, ou seja, com o braço além de 120° em relação ao tronco.

Logo, é importante o movimento ter um sentido vertical pra baixo (foco em cotovelos pra baixo, não pra trás, as escápulas são menos relevantes aqui), mas não adianta erguer o braço além desses 120°.

Com os braços estendidos outras musculaturas (principalmente do upper back) entram em ação, como teres, porção posterior do delt e até mesmo o peitoral pode ajudar aqui a depender de como seja feito o movimento.

Se quiser esticar o lats, basta fazer o movimento unilateral e ficar mais de lado, cruzando o braço na frente do corpo (como na imagem abaixo), oq vai promover mto mais alongamento das fibras e aumentar o potencial de hipertrofia.

HOswZRG_d.jpeg?maxwidth=520&shape=thumb&fidelity=high

Além disso, é importante usar uma pegada na distância dos ombros. Ao abrir a pegada se aumenta gradativamente a atuação das musculaturas do upper back (e existem formas melhores de trabalhar o upper back).

Aqui sugiro ainda uma pegada neutra, que tende a permitir uma amplitude ideal (limita a parte superior até onde o lats vai) e permite trazer os cotovelos bem embaixo.

Já pra um bom trabalho de upper back, remadas com uma angulação de cerca de 45° dos braços em relação ao tronco tendem a fazer um bom trabalho, desde que se realize um bom trabalho de escápulas. É possível complementar o trabalho de upper back com encolhimentos com o tronco inclinado pra frente, focando bastante no trabalho das escápulas.

Tudo que é feito no “meio do caminho” vai trabalhar em algum grau todas essas coisas.

Daqui a pouco posto uns links mostrando alguns exercícios e explicações sobre o trabalho de latíssimo.

Postado

Puxada Ilíaca e explicação sobre grau de flexão do ombro e pouca alavanca do lats, entre outras coisas:

Apenas a puxada ilíaca, mas simples:

Pull around ilíaco:

Puxada/remada lombar:

Pull around lombar:

Eu fiz um breve tutorial de PULL AROUND LOMBAR.

A porção torácica é mais fácil de atingir, então nem vale colocar aqui nada mto específico, embora seja possível fazer remadas com foco nessa porção, tirando um pouco do upper back.

É isso. Quem sabe qualquer dia compilo isso aí num tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...