Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

TREINO RESISTIDO 7/2025

Supostos fatos meio inúteis do dia:

I - Todo dia de alguma repetição a mais no supino é um dia feliz. "Ah, mas foi no inclinado". Não importa, dia lindo. LDL bateu 120 mg/DL no resultado do exame anual? Nada importa. Depois resolvo.

II  - Descalço no "Panturrilha Smith" é vida. Inicialmente achei uma baita frescura, mas agora estou: "por que não fiz isso antes?". Já estava fazendo de meia e hoje fiz descalço. Pois bem, quatro reps a mais na primeira série e duas a mais na segunda. Na próxima semana vou chamar o VAR pra ver se é isso mesmo. Outro nível de contração e controle do movimento naquele step borrachudo horrível. Mais certeza que a falha foi falha e não pé escorregando e etc. Enfim, apesar de ser mais bactéria na minha vida, vou aderir.

III - Descanso de dois dias é o melhor pré-treino. Foi o dia em que fui treinar mais disposto. Demorei um pouco pra aquecer, mas tudo rendeu bem menos sofrido. Coração e respiração estiveram mais suportáveis. Também cheguei mais pesado, voltando a tocar os 75,5kg. Minha manutenção tem oscilado entre isso e 74 e pouco.

IV - Três meras séries de posterior podem "incapacitar" um sujeito por três dias. Achei que dava pra fazer minha já tradicional e também descarada corrida de cinco ou seis minutos pré-treino (vulgo "até chegar na academia"), mas só aguentei uns dois minutos e o posterior reclamou. Finalizei andando. Espero que amanhã esteja recuperado, pois pretendo bater mais três ou quatro séries. 72 horas e essa porra continua doendo dos rdl/terra/"stiff". Até a lombar não tá reclamando mais.

V - Exercício cura. (acho). Pelo menos o que não for grave. Não faço nada pra melhorar o leve incômodo no ombro direito, mas ele já está uns 95% ok, acho. Mesmo nos aquecimentos não reclama quase nada. Acho que daqui a umas semanas ou meses some qualquer vestígio. Início do ano passado, com o esquerdo, foi a mesma história, só que ele incomodava bem mais e demoraram meses pra eu voltar a fazer supino reto com barra, por exemplo. O atual (direito) felizmente não atrapalha nenhum exercício.

VI - Treino sem regressões também é vida. Hoje, nos desempenhos piores, mantive as reps. Na maioria acho que até melhorei. E algumas foram pra comemorar. Enfim, se todo dia fosse assim eu não reclamaria de mais nada na vida. Da nossa desigualdade social, mas só.

VII - Humilhação lateral na polia só perde pro búlgaro como exercício mais sofrido. Pelo menos entre os que eu faço com alguma regularidade. Acho que defini o "top 2 exercícios chatos" (depende do que se entende por chato, mas enfim...). Como um pesinho besta pode doer tanto? O ombro chega sai pesado.

VIII - Dragon Flag é o exercício mais legal. Talvez perca pro Deadlift? Não sei. Enfim, nunca vou tirar, pois gosto pra caralho. Quero fazer até o dia da morte. 

Enfim, segundo PUSH-PANTU-ABD da semana cumprido. Amanhã será mais difícil.

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi até a"FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

e. = leve rotação externa dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

i. = leve rotação interna dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

al. = série toda em parcial alongada, como "querem" alguns estudos.

D = descanso entre as séries em segundos.

NÚMEROS DO TREINO:

1) SUPINO INCLINADO

Aqueci 18x2, 26x2 e 32x2kg.

3×7f-7f-8f   -    36x2kg 32x2kg 26x2kg (halteres) 

+ 1 rep hoje. PR, que eu lembre.
resto igual

D = 180s.

2) PARALELAS/DIPS LIVRE

Sem aq.

1x"20"  - B.W. (75,5kg)

+ 1 rep hoje. 

Voltei às 20 reps de antes. Talvez com execução melhor. Só filmando pra ver.

Inclino corpo pra frente aqui.

3) ELEVAÇÃO LATERAL NA POLIA

Sem aq.

2×"12"(11)-"11"(10)   -  6.8x2kg

+ 1 rep na primeira. PR sofrido. Outro só daqui a dois anos.
+ 0,5 rep na segunda. Nesta voltei ao normal.

Vario alturas.

D = 60s a cada unilateral.

4) PANTURRILHAS NO SMITH

Aqueci só uma com 30x2kg.

3x12i.-10e.f.-"10"n.al.  -  50x2kg anilhas

+ 4 reps! Na primeira.
+ 2 reps! Na segunda.
Terceira não comparável. Descanso bem menor.

D = 90 a 100s.

5) SUPINO MÁQUINA

Aqueci com 36 e 70kg. (Ampl maior. A pino 2 de 4).

1x8f  -  90kg (Ampl menor. A pino 3 de 4)

Não comparável, pois peso subiu de 84 para 90kg. Acho que duas reps a menos foi o esperado ou até bom. 

6) FLEXÕES DECL. PÉS ALTOS

Sem aq.

1x22f - s/peso extra

+ 0,25 rep. Não tá fácil, mas dá pra melhorar um pouco a contração da última rep.

(Como acho que a execução melhorou, pode ser até um PR pra o exercício nessa nova ordem).

7) PANTURRILHA NO LEG 45º

Aqueci com 200kg. 

3x16i.-12f.e.-"8"f.n.al.    -   220kg 220kg 300kg

Não comparável. Só a última série que foi o mesmo peso. Nela, uma rep a mais.

Leves picos, concêntrica e excêntrica. 

(Será que aqui seria melhor descalço também? Acho tênis futsal ok. Devo manter).

D = 90 a 100s.

8 ) TR. FRANCÊS BILATERAL NA POLIA

Uso as cordas na pegada. Sem aq.

2x8-6f  -  22.7kg 

Aqui nada acontece, feijoada. Se houve alguma melhora foi de execução, mas nem garanto.

D = 90s

9) DRAGON FLAG

Sem aq.

2x9-5  -  75.5kg (B.W.)

1x6 (elevação de pernas Ethier, mas esticadas)

Meio que tudo igual hoje. Diferenças irrelevantes.

Isometria 45º na última rep das dragon.

D = 120s. 

Agora é torcer pra não acordar quebrado amanhã. Quero fazer logo o último treino da semana. Não gosto de deixar pro domingo.

Enfim, é muito bom retornar à normalidade dos treinos.

Até breve!

Postado (editado)

TREINO RESISTIDO 9/2025

Enfim o dia ruim... Desde que inaugurei o diário e a manutenção calórica, deve ter sido o desempenho pior. Engraçado que eu nem estava me sentindo cansado hoje. Talvez por ter dormido umas nove horas ou mais. Mas fato é que rendi menos em algumas séries de alguns exercícios. E tive bem poucas progressões.

Semana passada tive um desempenho legal, mas há o risco de eu ter me recuperado menos do que pensei. Na verdade, há quatro hipóteses principais:

A) Um dia fraco depois de algum tempo com dias bons pode ser normal. Pode ser mera oscilação. Então segue o barco por enquanto. Se semana que vem voltar ao normal, por exemplo, nada a se preocupar.

B) O domingo pode ter me desgastado. Treinei pesado sábado e sexta (quase quatro horas somadas) e passei a tarde de ontem carregando criança pra lá e pra cá em estádio de futebol rs. Nem notei, mas quando cheguei em casa, estava tão cansado que dormi mais cedo que o habitual.

Também acabei comendo menos ontem. Teve pipoca, sorvete, espetinho... Enfim, comida de estádio. Mas só deu pra fazer umas três refeições ok no dia ao menos. Até por ter pegado no sono mais cedo.

C) Semana passada esse primeiro AB teve dois dias de descanso antes dele e nesta só um. Resolvi inverter e deixar o "combo dois dias de descanso" pra depois. Então hoje a carga pode ter ficado "mais pesada" por causa disso. Em breve devo adotar um padrão fixo e levar até o fim deste programa de treino.

D) Volume máximo recuperável pode estar, por alguma razão, excessivo. Acho difícil ser isso, pois as coisas têm andado ok, o número de séries semanais é baixo e não fiz aumentos recentes. Saberei melhor durante a semana e na próxima.

...Ou opção "E)": todas as letras anteriores estão corretas. (Ou só algumas).

Peso até poderia ser cogitado também, mas não faz muito sentido. Só tá 200g menor que o dia de "push1" da semana passada. 75,1kg.

OS "PELO MENOS"...

I) Nos exercícios multiarticulares, em média, foi praticamente a mesma coisa.

II) uma ou outra progressão no treino pra comemorar.

III) a maioria das reps a menos foram especialmente nas segundas séries (back-off e afins), o que pode sinalizar só algum cansaço provisório mesmo em vez de perda de força.

SUPINO RETO:

O meu "exercício-ponto-fraco" foi melhor que semana passada, mas nada relevante. Já tinha conseguido essa sexta rep com amplitude feia há duas semanas. 

Pensei que a progressão no inclinado três dias atrás pudesse significar boa chance de sair a "sexta rep limpa" hoje, mas não saiu. Não foi por falta de esforço.

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi "FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

e. = leve rotação externa dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

i. = leve rotação interna dos pés (também conhecida como frescura tirada de estudos)

al. = série toda em parcial alongada, como "querem" alguns estudos.

D = descanso entre as séries em segundos.

NÚMEROS DO TREINO:

1) SUPINO RETO

Quatro aq. 40kg 50kg 70kg (4r) 85kg (1r)

3x"6"(5)-7-9   -   85kg 75kg 65kg

+ 0,5 rep na 1ª hoje. (Essa primeira série continua sendo a que eu vou mais no limite, flertando com a falha)

D = 180s ou mais

2) PANTURRILHA NO LEG HORIZONTAL

Um aq.

3x19i.-16f.e.-12n.al.   -   131kg 109kg 143kg

+ 11 kg na 1a. Gostei. Dezenove foi acima das expectativas.
+ 0,5 rep na 2a.
- 1,5 rep na 3a. Sei lá como fiz "catorze" na passada.

Leves "picos". Concêntrica e excêntrica.

T.U.T. = 49s - ?s - 31s 

D = 100s

3) DESENVOLVIMENTO

Aqueci 6r de 22x2kg.  Nem precisava seis.

Sentado com halteres.

1x3f   -   30x2kg 
1x"6"(5)f   -   26x2kg

- 0,5 rep na 2ª série.

Saiu meio podre a última da segunda série. Não subiu tudo.

D = 180s

4) TRÍCEPS BARRA V POLIA ALTA

Sem aq praticamente.

2x13-"11"(10)  -  29.5kg 27.2kg

- 1 rep em ambas.

D = 90s

5) VOADOR

Aqueci duas hoje, sendo a última com 63kg (7r).

2x"13"(11)-"11"(9)  -   70kg e 63kg

- 0,5 rep nelas, pois achei a execução da última ampl total levemente pior

(Pode ser impressão minha, mas, via das dúvidas, botei menos meia rep)

D = 100s

6) ABDÔMEN NA MÁQUINA

Sem aq.

2x17-11  -  63kg

+ 1 rep na primeira.
- 1 rep na segunda.

(hoje teve de tudo rs. Acho que "me matei" no PR da primeira)

D = 90 a 100s

7) CADEIRA SOLEAR

Aqueci com 15kg cada. 

3x14-13 -14n.al.  -  32.5x2kg (anilhas)

+ 1 rep em ambas.

Terceira série é nova.

Leves picos de contração e na excêntrica.

D = 90 a 100s.

8 ) TRÍCEPS TESTA NO BANCO

Sem aq.

2x11/"11"-10  -  halteres de 14x2kg e 10x2kg

+ 0,25 rep na 1ª.
- 1 rep na 2ª.

Primeira 120º. Segunda "90"º (sem ponto de descanso).

D = 100s. 

9) ELEVAÇÃO LATERAL COM HALTERES

Sem aq.

1x15  -  12x2kg

1x"7"(6) - 14x2kg 

Tudo igual ou besteira melhor. Ao menos na 1ª.

D = 120s

Terminei exausto, mas isso é quase sempre.

O PRÓXIMO TREINO DA SEMANA

Apesar de tudo, ainda acho que dá pra emendar o "PULLEGS" mais pesado de amanhã. Outros grupos musculares. Vamos ver o desempenho.

Até breve!

Editado por vitoriacampeao2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...