Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Reduz um pouco a carga pra mecanizar o movimento. Pode fazer mais sets leves. Isso vai te dar o volume pra aprendizado. Vai progredindo carga bem aos poucos. Manda um vídeo com uns 10-20% menos carga pra essa mesma quantidade de reps.

Além disso, tenta encaixar um pouco mais o quadril, abre mais as pernas (lá ele) e encaixa o tronco (lá ele). E fica o mais firme possível, tentando não fazer esse movimento todo com o pescoço.

Publicidade

Postado (editado)

EPISÓDIO 6 de 2024.

AGACHAMENTOS E FILMAGENS...

Estou surpreso que o treino matinal foi bonzinho hoje (ao contrário do meu dia... Nunca vou ser monge, velho...). Muitas progressões até. 

Tirei, excepcionalmente, umas três séries e troquei um exercício para o tempo total de treino ser menor hoje.

Porém (Não podia faltar um!), ainda estou insatisfeito - talvez menos hoje? - com o agachamento de 130kg.

Parti pra esse peso porque fiquei moderadamente satisfeito com o anterior 6r x 125kg. As quatro primeiras de hoje acho que saíram mais "amplas" que semana passada, mas não é minha semana de sorte, pois fiz várias filmagens hoje, menos a dessa série, que era a que eu mais queria ver.

...Na verdade, alguém puxou o pé da cadeira que estava servindo de apoio e o celular girou exatamente na hora que eu desci a primeira rep!... 

...Primeiro eu ri quando peguei o celular e vi que o vídeo parou aí. Alguns segundos depois fiquei "que merda, queria ter visto" e deletei de "raiva" hehe. Só filmou meu mais de um minuto encarando a barra feito psicopata antes de começar.

Spoiler

Enfim, claro que academia nem é pra isso e sim pra treinar (mesmo essas de rede). Então zero culpa da pessoa, que acho que nem viu, até porque ela puxou a cadeira e ficou lá sentada vendo o celular dela por mais tempo do que eu descansei de uma série de trabalho rs.

Inclusive, quem tende a atrapalhar geralmente é quem fica filmando coisa. Tento colocar em lugares que ninguém tá usando nem passando perto, mas hoje não deu certo. E também nem é todo treino ou mesmo toda semana que tento filmar alguma(s) série(s).

Fui curar minha "frustração" parcial fazendo agachamento na pegada "cárdio" na outra série de trabalho. Em busca de doze repetições pra 100kg, o que meio que acabei conseguindo. A décima segunda piorou, mas novembro era pior ainda.

Pois bem, essa série "menos importante", deu pra filmar de boa. E também a última de aquecimento (coloquei aí também no vídeo, logo na sequência).

"LEGENDAS/SÍMBOLOS":

Spoiler

Aq = AQUECIMENTOS

Número entre parênteses = quando aparecer isso, são reps que julgo praticamente perfeitas, mas nem sempre uso isso.

Aspas = última rep (ou últimas) caiu, em algum nível a qualidade. E/ou virou rep parcial.

f = quase certeza que foi "FALHA" (geralmente concêntrica e/ou técnica)

(f?) = dúvida relevante se foi "FALHA" (falha ou no mínimo quase)

D = descanso entre as séries em segundos.

NÚMEROS DO TREINO:

1) AGACHAMENTO LIVRE 90°

Quatro aquecimentos hoje, pois era de manhã. 20kg 60Kg 100kg 120kg (2r).

2x"5"-"12"  -   130 100kg

Vi que a quinta saiu com menor amplitude, aí nem tentei a sexta.

D = 180s. No mínimo. Às vezes me perco até.

Spoiler

As doze reps nessa amplitude com 100kg foram inéditas, mas quero PR é no 130kg.

2) REMADA MÁQUINA 

Aqueci duas. 36 e 57kg.

Aumentei o pino do apoio do peito pra 9 de 9. Imagino que amplitude ajude.

2x12-"11"(10)  -  63kg

+ 0,5 rep hoje.

D = 120s

Spoiler

Nem esperava melhora. Pode ser cansaço menor do agachamento também. SNC ou algo assim. Semana passada fiz mais séries de agacho.

3) FLEXÃO NÓRDICA

Minha nova "diversão". 

Tava sem tempo pra outros.

2×7-5

+ 1 rep hoje.

D = 120s

Spoiler

Fiz uns testes hoje sem os pequenos toques de dedo no banco pra "voltar". Vou controlando, desacelerando e invertendo. Não achei tão difícil quanto achei que seria, mas vou pesquisar sobre.

O Alexandre Evangelista é um dos que elogiam bastante esse exercício: 

A flexão nórdica é um excelente exercício para aumento da força, hipertrofia e prevenção de lesões nos músculos posteriores de coxa. De fato, estudo de revisão sistemática e meta-análise publicado por MEDEIROS et al. (2020) mostrou que a flexão nórdica gera aumentos de força dos flexores de joelho em torno de 10-26%, bem como aumento significativo do comprimento do fascículo da cabeça longa do bíceps femoral (12%-22%).

Outro estudo desenvolvido por VIANA et al. (2021) avaliou jogadoras amadoras do sexo feminino durante 8 semanas na pré-temporada. Os treinos com a flexão nórdica eram realizados 2x por semana, com 6 a 10 repetições realizadas em 2-4 séries. Ao final da intervenção, ambos os membros aumentaram a força excêntrica do flexor do joelho (~13%) e o comprimento do fascículo do bíceps femoral.

Por fim, outro estudo de revisão sistemática ainda mostrou que a aplicação regular da flexão nórdica ainda pode reduzir o índice de lesões no esporte em até 50%.

Isso nos mostra quão bacana pode ser esse exercício.

4) ROSCA SCOTT MÁQUINA

Sem aq.

1x"13"(11)  -   63kg

Luta.

+ 1 rep hoje.

Spoiler

Continuo fazendo mais algumas parciais após a última limpa (hoje a décima primeira).

5) EXTENSORA UNILATERAL

Um aq.

2x11-10f   -  57kg

+ 1 rep hoje. Nas duas séries.

Ajuste da maquina na amplitude máxima.

D = 120s.

Spoiler

Não sei, porem, se o desempenho melhor foi em razão de volume-load menor nos agachamentos que iniciaram o treino. Apesar da distância de meia hora ou mais entre os exercícios, pode ter alguma influência.

6) PUXADA TRIÂNGULO

Aqueci uma de 70kg (6r)

2x6-11   -   90 70kg.

+0,5 rep na 1a. Ou seja, limpei a sexta.

+ 1 rep na 2a.

D = 180s

Spoiler

Surpreso aqui. Foi melhor que semana passada (ou que qualquer outra). SNC mais preservado é uma hipótese.

7) DELT POSTERIOR no BANCO INCLINADO.
Sem aq.

2x12-"12"(11)  -  halt12kg x2 (Delt post).

+1 rep limpa na última série.

Giro o braço pra ficar neutra. Sinto que dificulta.

D = 100s.

Spoiler

Uma rep parcial na última. Estou quase "zerando" este par de halteres, digamos assim. A faixa aqui é dez a doze.

8 ) ROSCA BAYESIANA

Sem aq.

2×17-"14"(13)   -   6.8x2kg

+2 reps na primeira.

D = 90s

Spoiler

Porém, desempenho igual na segunda série. Buscar décima quinta.

Após dois treinos em menos de vinte e quatro horas, amanhã é o justo dia de descanso.

Vou ver se finalmente invento uns alongamentos.

Também tem uma confraternização de fim de ano pela noite, mas estou tranquilo. Com margem pra qualquer coisa. Sem problemas de peso pra resolver.

No mais, satisfeito com essa "missão AB em menos de 24 horas".

"Foi intenso foi", mas deu tudo certo. Inclusive sem dores relevantes. Até o leve incômodo do deltoide anterior direito está cada vez melhor. Acho que o músculo está "se ajeitando" sozinho, sei lá.

Meu treino pra 2025 tende a ser 90 a 95% esse aí mesmo.

Editado por vitoriacampeao2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...