Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado (editado)
Em 27/11/2024 em 16:12, tmz disse:

A acne é um quadro inflamatório que impacta as glândulas sebáceas, possuem motivos multifatoriais e são bastante comuns em usuários de esteróides anabolizantes.

As glândulas sebáceas são um dos tecidos mais sensíveis aos andrógenos, assim como os folículos pilosos. E esse é um dos motivos em que boa parte dos iniciantes sofrem de acne e queda de cabelo, pequenas alterações nos níveis de andrógenos são capazes de causar uma inflamação e ocasionar esses colaterais indesejados.

Um dos fatores mais importantes à se entender é que quando você usa esteroides eles necessitam de receptores androgênicos para recebê-los, logo os excedentes não vão sumir magicamente, eles vão se ligar em outros receptores que como mencionado anteriormente podem ser as glândulas sebáceas, folículos pilosos e também no coração. Sendo assim, a primeira e mais inteligente alternativa ao notar esse tipo de colateral seria reduzir ou até mesmo remover os hormônios até solucionar o quadro já que quanto mais grave se torna, mais difícil de tratar. 

Todo hormônio androgênico tem capacidade de causar acne, não é um colateral exclusivo de um fármaco em específico e nem apenas de aumento de estradiol ou DHT como muitos imaginam, como somos seres INDIVIDUAIS, alguns vão se dar melhor com uma classe e outros com outra, mas uma coisa notável é que a testosterona aparentemente é quem mais causa esse estímulo das glândulas sebáceas e por isso muitos usuários acabam optando por adicionar outros hormônios em dosagens menores do que simplesmente aumentar a quantidade de testosterona. 

Embora exista uma crença de que o DHT aumenta esses riscos, o estudo de Bhasin (2012), investigou o uso de inibidores da 5α-redutase com doses suprafisiológicas de testosterona e não houve diferença na produção de sebo e escores de acne, os grupos que fizeram uso de dutasterida e no grupo placebo utilizando diferentes dosagens de enantato de testosterona, isso demonstrou que a supressão dos níveis de DHT não diminuem a acne em usuários de testosterona, embora alguns usuários relatam melhora, não temos de forma teórica a comprovação disso. 

Deixando de lado a testosterona, outros hormônios com grande potencial androgênico e que normalmente causam aumento de acne são: dianabol, hemogenin, stanozolol e trembolona.

Opções de controle e tratamento para acne

O primeiro ponto que todos devem ter atenção antes mesmo do surgimento de acnes é em relação a higiene para controlar a inflamação logo no começo.

Uma opção eficiente e com um custo mais acessível seria o sabonete de enxofre, ele pode ser combinado com cremes que possuam salicílico, ácido glicólico, ácido azeláico ou peróxido de benzoíla.

No mercado temos opções com custo um pouco mais elevado mas que já possuem esses ácidos na formulação e que podem trazer efeitos até melhores do que o sabonete de enxofre como o Actine da Darrow ou o Effaclar da  La Roche-Posay.

Se a higiene está em dia e a pele continua sebosa, o segundo passo é inserir a parte farmacológica, iniciando sempre por opções menos agressivas e escalando os fármacos de acordo com a necessidade. Lembrando sempre que a melhor opção em caso de acne severa é descontinuar o uso de esteroides.

• Acido Pantotenico (Vitamina B5)

Possui propriedades antibacterianas regulando a proliferação e diferenciação dos queratinócitos.

Dosagem recomendada para auxílio na acne 2g/dia, pode ser fracionado em 4 tomadas de 500mg.

• N Acetilcisteina (NAC)

Possui potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatório.

Dosagem recomendada para auxílio na acne 2g/dia, pode ser fracionado em 4 tomadas de 500mg.

Uma opção muito usada são os antibióticos como por exemplo a tetraciclina, mas vale lembrar que as bactérias são altamente adaptáveis aos antibióticos e mantendo o uso de esteroides você pode ter um efeito rebote até mais difícil de resolver, portanto para o usuário de EAAs essa é uma linha de tratamento que eu não recomendo.

Se a higiene adequada e os fitoterápicos não resolveram o seu problema e você vai manter o ciclo sem importar-se com os danos à saúde, então aí temos a “bala de prata” a isotretinoina (Roacutan).

Este ao se ligar no receptor do ácido retinóico irá regular a proliferação e diferenciação celular; além de diminuir a produção de sebo e atrofiar os sebócitos.

Pensando em controle de danos e maior tempo de uso, ao meu ver o uso de isotretinoína em usuários de esteróides deve sempre ser feito em doses mais baixas e mantendo por maiores períodos, sempre acompanhando perfil lipídico e hepático pois infelizmente ela é uma droga relativamente agressiva à saúde, principalmente combinada com hormônios esteróides.

Minha recomendação nesses casos é de 0,1 a 0,4mg/kg por um período mais prolongado. 

Abordei aqui a acne do ponto de vista hormonal, mas é sempre muito importante lembrar-se que esse é um problema multifatorial e pode sofrer grande influência da sua microbiota, e esse é mais um ajuste importante e muito necessário, uma microbiota eficiente transforma seu corpo e metabolismo, seja inteligente, dieta não é apenas bater macros.

Se tiver algo a acrescentar, é sempre interessante a troca de ideias para enriquecer o conteúdo e ajudar os demais usuários.

Forte abraço a todos.

Tópico fantástico man! Obrigado!

quanto ao uso da isotretinoina, estou usando 20mg 2x por semana faz 10 meses. praticamente limpou as acnes… eh fantástico, quem puder fazer uso e estiver com exames em dia … eh a 8 maravilha do mundo kkk

Editado por Polaco88
Postado
Em 29/11/2024 em 09:40, adaounder disse:

Sabem se a foliculite segue a mesma via de ação e portanto os tratamentos seriam os mesmos?

Não, foliculite é pelos encravados, pode ocorrer por sujeira na pele também, pele oleosa etc, mas não tem ligação com hormonios.

Eu tive muita foliculite no abdômen, aprendi a pouco tempo como evitar: Esfoliação antes da raspagem, depois da raspagem e hidratação, qualquer sujeira, por minima que for pode dar. 

Postado
Em 29/11/2024 em 10:09, Oliveiralan disse:

Não, foliculite é pelos encravados, pode ocorrer por sujeira na pele também, pele oleosa etc, mas não tem ligação com hormonios.

Eu tive muita foliculite no abdômen, aprendi a pouco tempo como evitar: Esfoliação antes da raspagem, depois da raspagem e hidratação, qualquer sujeira, por minima que for pode dar. 

Eu tenho bastante tbm, não uso hormônios mas penso em dia começar mas tinha medo de agravar essa parte  

Postado
Em 29/11/2024 em 10:21, adaounder disse:

Eu tenho bastante tbm, não uso hormônios mas penso em dia começar mas tinha medo de agravar essa parte  

Mas é uma coisa que dá geralmente quando depila, não é normal se vc não raspa o local, se aparecer em locais que não raspou possivelmente é espinha mesmo, aí não tem o que fazer, usar hormônio vai agravar.

Postado (editado)
Em 27/11/2024 em 16:12, tmz disse:

dieta não é apenas bater macros.

Realmente a alimentação é muito importante para a prevenção e o tratamento da acne, eu tenho relativamente muita acne e esses dias acabei comento uma porção grande de amendoins japonês, No outro dia minha cara pipocou espinha ea pele oleosa ficou  dms, dps de uma semana ainda esta bem desregulada 😕 mas já esta bem melhor kkkkkk

Editado por LEMOEL
Postado
Em 29/11/2024 em 11:21, LEMOEL disse:

Realmente a alimentação é muito importante para a prevenção e o tratamento da acne, eu tenho relativamente muita acne e esses dias acabei comento uma porção grande de amendoins japonês, No outro dia minha cara pipocou espinha ea pele oleosa ficou  dms, dps de uma semana ainda esta bem desregulada 😕 mas já esta bem melhor kkkkkk

é muita genética tbm kkk pra aparecer uma espinha em mim eu tenho que comer umas 2 pizzas de 6 queijo e meio quilo de chocolate kkkkkkkkkkkk, é um exagero, mas é difícil mesmo.

Postado (editado)
Em 29/11/2024 em 11:27, Oliveiralan disse:

é muita genética tbm kkk pra aparecer uma espinha em mim eu tenho que comer umas 2 pizzas de 6 queijo e meio quilo de chocolate kkkkkkkkkkkk, é um exagero, mas é difícil mesmo.

po eu ja comi 1 pizza inteira de 12 pedaços de frango com catupiry com coca e nem deu espinha kkkkkkkk, ai como uns amendoins e da nisso kkkkkkkkkkkk vai entender

Editado por LEMOEL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...