Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Iae, galera! Tudo certo? Estou atualizando minha rotina de treinos PPL focada em ganho de massa e aumento da força bruta, e surgiu uma dúvida que não consegui esclarecer nas minhas pesquisas: é melhor organizar os exercícios para um mesmo grupo muscular em sequência ou alternar com outros grupos?

Por exemplo, em um dia de push, seria melhor fazer algo como: peito-peito-tríceps-tríceps-ombro-ombro ou alternar: peito-tríceps-ombro-peito-tríceps-ombro?

Costumo alternar e sinto que funciona bem pra mim, mas percebi que muitos treinos PPL que vi na internet colocam os exercícios de cada grupo em sequência. Existe uma abordagem "mais correta" para os meus objetivos? Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada método?

Publicidade

Postado
Em 25/11/2024 em 15:43, DiogoLacerda disse:

No caso desse seu exemplo eu acredito que o ideal seja peito-ombro-triceps, deixar o triceps antes pode prejudicar os outros exercicios 

Troquei as bolas na pergunta, eu já faço na ordem peito-ombro-tríceps, como você falou. Minha dúvida era sobre a estrutura: é melhor fazer os exercícios de cada grupo em sequência (peito-peito-ombro-ombro-tríceps-tríceps) ou alternar entre os grupos (peito-ombro-tríceps-peito-ombro-tríceps)?

Postado

Cara, acho que tem pra todo gosto aí.

Geralmente, quem opta por fazer multiarticulares primeiro - e há uma lógica boa nisso - e mono depois, pode acabar alternando. Por exemplo, supino -> desenvolvimento -> algum crucifixo... elevação lateral... Enfim, deu pra entender.

Tenho optado pela alternância. Por exemplo, fazer três grupos (ou até mais) e depois repetir, pois sinto que, assim, as séries ganham mais performance. Aumento o volume-load total do treino ao fim. A desvantagem é que "na volta" ao grupo muscular pode ter que rolar uma ou duas séries de (re)aquecimento talvez, a depender da distância temporal entre os exercícios. Enfim, eu gostei. 2023 estava fazendo o contrário.

Postado
Em 25/11/2024 em 15:18, Frango Graúdo disse:

Costumo alternar e sinto que funciona bem pra mim

Se tá progredindo carga, sua resposta tá aí.

Eu prefiro deixar ombro pro final pq ele é um estabilizador nos exercícios de peito e de tríceps.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...