Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

descanso longo entre as séries e alternância de músculos

Kizen

Posts Recomendados

Há novas pesquisas que indicam que o descanso entre as séries pode chegar até a 5 minutos que não prejudica a hipertrofia.

Sendo assim, não poderia ser montado treino diário em que você treine uma série de peito, passa para uma série de panturrilha, passa para uma de costas, depois abdômen, e passa para peito novamente e assim sucessivamente? (1-peito, 2-panturrilha, 3-costas, 4-abdômen, repete)

O que torna mais interessante agrupar as séries em um só grupo muscular atualmente? (3 ou 4 séries de peito, por exemplo)

Seria o foco no músculo, seria a concentração que damos ao exercício? Toda aquela atenção que damos?

Não é muito mais eficiente fazer o ciclo dos grupos musculares a cada série?

Economiza tempo, fora que fica mais fácil dar um maior tempo de descanso para o mesmo músculo (demora algumas séries até você treinar o mesmo músculo novamente).

Dando mais tempo de descanso, consequentemente poderemos colocar mais carga e/ou mais volume também.

Executando todas as séries na sequência para o mesmo grupo muscular com descanso de 1 minuto terá carga menor que usando rodízio que pode chegar a demorar 3 minutos para voltar no mesmo músculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu comecei a flertar mais ou menos com essa proposta de um mês pra cá, justamente por causa desse raciocínio.

Faço em geral duas séries de um grupo e vou pra outros (faço uns quatro grupos por dia). Aí reinicio o "circuito" (não é treino de circuito, até pelo descanso maior).

É como se o treino tivesse dois tempos e todos os grupos do dia em cada um deles. Tenho gostado. 

Estarei de olho no tópico pra ver se apontam pontos fracos significativos dessa abordagem. 

Qualquer coisa séria fácil reordenar pra ordem mais tradicional. 

Editado por vitoriacampeao2
Link para o comentário

Tem duas questões aí. A primeira é que fazer o exercício direito, pelo menos os básicos principais, exige todo um preparo físico e mental. O cara não senta e mete um supino, primeiro precisa fazer um aquecimento, depois vai subindo o peso e fazendo poucas reps, até finalmente chegar no patamar que vai fazer as séries em si. Aí já dá uma boa quebrada na tua ideia, porque no que terminou o preparo pro 3o exercício, já esfriou o primeiro... Uma coisa é alternar um ou outro exercício, outra é fazer uma alternância geral. O tempo de descanso também fica totalmente descontrolado, algumas vezes vai ter que esperar mais porque tem alguém usando o equipamento e isso pode se repetir em vários.

E aí o que quebra definitivamente a ideia é olhar pras academias. Maioria é lotada pra caralho, tem umas por aí que até tem regra contra bi-set por alugar dois equipamentos ao mesmo tempo e coisas do tipo. As vezes de 5, 6 exercícios, não tem um equipamento livre... Imagina todos livres, em sequência? Tem como não. Se na tua academia não é assim, treina num horário vazio ou em casa, pode testar esse esquema aí pra ver como o corpo reage.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário

Em 16/11/2024 em 20:28, vitoriacampeao2 disse:

Quem puder, treine entre 13 e 14hrs. Depois que consegui home office e descobri o quanto esses horário eh bem mais vazio (ao menos na minha), fico me esforçando pra ir sempre nele.  

Queria conseguir fazer um treino bom em só 60min 😂😂😂 de usando treino no almoço parece que nem treinei direito, academia pode estar vazia, mas não gosto de treinar correndo, treinar pra mim precisa de treino e concentração, não vou só levantar peso contar série e ir embora. 

Link para o comentário

Eu faço uma hora e meia ou pouco mais. Realmente, mais pra o fim tá começando a chegar mais gente. Como a segunda refeição ("almoço") é por volta das 11 horas acaba ficando de boa. Quem tiver a oportunidade, é a melhor dica que eu posso dar. Nunca tinha feito esse horário antes e é bom demais. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...