Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Redução da jornada de trabalho 4x3 pec colhendo assinaturas

Vitor_Maromba
Ir para solução Solucionado por carlos.bas ,

Posts Recomendados

O grande problema é a forma e o tempo em que isso está vindo.

O debate entre os políticos está polarizado por torcida e não por uma discussão honesta. 

Temos muitas coisas que deveriam melhorar antes de começarmos a pensar em uma jornada reduzida.

Foi falado que o dinamarquês faz 55 peças/hora enquanto o brasileiro faz 10 peças/hora. Qual é a condição de trabalho dos dois? Disponibilidade e qualidade de ferramentas? Estrutura e infraestrutura? 

Acredito que seria muito mais produtivo seguirmos um caminho mais concreto em vez de dar um passo mais largo que a perna. Precisamos antes buscar nos igualar ou chegar perto da produtividade do dinamarquês. 

Eu sou favorável a diminuição da jornada de trabalho, mas não sei se deveria vir no peso da constituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 12/11/2024 em 09:37, HeiseN_ disse:

Acho que o problema é justamente esse Vitor, o maior imposto não é na renda. Mas a maior parte fica na produção e consumo, aí que a gente toma no cú. Produz menos, trabalha mais e ganha menos.

E nisso todos concordam, só que em geral a base não está disposta a ceder de outros locais pra aumentar na renda, a conversa fica apenas em aumentar a renda sem compensar do outro lado, aumentando cada vez mais a desproporção pro mais pobre.

Só pra encerrar a contextualização, esse processo levado a sério junto de uma reforma que de fato mude alguma coisa, acho que no mundo ideal seria muito benéfico. Mas do jeito que está, é conversa pra boi dormir.

Pra mim funcionária 100%. Meu trabalho não é atrelado a quantidade de horas, minha produção não depende disso e gero receitas 5x maior que minha remuneração independente do tempo que estou trabalhando. Mas entendo que essa não é a regra, no pequeno negócio, o varejo em geral, a história muda bastante.

Bi tributação,  mata, ainda assim na aliquota média total a nossa ainda permanece mais baixa que a maioria dos países com desenvolvimento parecido ou superior.

De qualquer maneira, esse seria uma outra discussão,  embora bastante pertinente.

Sobre o ponto como a coisa está começando, concordo 100% contigo, mas.... cabe a nós, população, cobrar que nossos interesses sejam observados independente de esquerda ou direita, Lula ou bolsonaro.

Façamos a nossa parte, quem sabe conseguimos uma direito a mais que nos trará diversos benefícios discutido e implementado de uma forma séria.

Link para o comentário

Medida populista que vai ferrar todo micro e pequeno empresário e até mesmo as pessoas, já que tirar de um lugar tem que por em outro lugar.

Mais fácil do que parar de gastar dinheiro desenfreadamente e diminuir imposto.

Link para o comentário

Em 12/11/2024 em 10:02, Beerus disse:

Deixo aqui uma reflexão

O problema são os dias horas trabalhadas ou o poder aquisitivo de quem trabalha essas horas?

Digamos assim, se vc fosse ganhar 2 vezes mais do q ganha hoje vc aceitaria trabalhar 6x1?

Onde trabalho tem sido recorrente colegas optando por ganhar menos pra trabalhar menos, saúde e família tem sido fatores preponderantes. 

Eu mesmo estou inserido em um processo para ganhar menos e trabalhar menos, pelos mesmos motivos.

Ter o dobro da renda pra trabalhar 6 dias na semana talvez faça sentido para pessoas mais novas, talvez ainda sem família, pra quem possui família a forma de trabalho atual tem sido desumana.

Tudo bem, não posso reclamar do meu trabalho em questao salarial, mas estava passando 10-12 horas dentro dele. E a minha família? E a saúde?

Principalmente pós pandemia a comunicação mais rápida tem trazido muita informação a mais, muito trabalho a mais, e já está além do que as pessoas conseguem aguentar. Claro que isso ainda não atingiu todos os trabalhadores, todas as classes, mas é questão de tempo.

Em 12/11/2024 em 09:53, Oliveiralan disse:

Medida populista que vai ferrar todo micro e pequeno empresário e até mesmo as pessoas, já que tirar de um lugar tem que por em outro lugar.

Mais fácil do que parar de gastar dinheiro desenfreadamente e diminuir imposto.

Então bixo, um dos pontos de onde isso foi implementado era justamente a economia.

A ideia partia do princípio 100-80-100. 100% do salário, 80% da jornada com 100% da produção.

Um dos pontos fortalecidos foi justamente a economia local, leia se micro/pequeno empresário.

Perceberam que as pessoas tinham mais tempo para ir as compras. Mais tempo para ir a academia, e a demanda aumentou. Mais tempo pra ir com a família a restaurantes e parques, etc etc etc.

Visar somente que vai ter que gerar mais 1 emprego por causa da escala de trabalho fica pequeno, pois possivelmente a demanda será maior.

Que dia da semana um trabalhador tem hoje para ir às compras, ir a academia, etc etc?

Sobra trabalho, falta tempo.

Link para o comentário

Em 12/11/2024 em 10:26, Vitor_Maromba disse:

Perceberam que as pessoas tinham mais tempo para ir as compras. Mais tempo para ir a academia, e a demanda aumentou. Mais tempo pra ir com a família a restaurantes e parques, etc etc etc.

Visar somente que vai ter que gerar mais 1 emprego por causa da escala de trabalho fica pequeno, pois possivelmente a demanda será maior.

Que dia da semana um trabalhador tem hoje para ir às compras, ir a academia, etc etc?

Na teoria faria um aquecimento a curto prazo, mas a médio longo não, justamente porque não adianta a pessoa ter tempo e não tem poder de compra.(É o caso de 12/36)

Eu acredito que tudo que envolve trabalho deveria ser um acordo funcionário x empregador, inclusive se o funcionário quiser ser PJ e combinar com o empregador de inves dele pagar os quase 80% de imposto pro governo converter isso no salário PJ do funcionário, já trabalheio em supermercado 6x1, entrando as 5 da manha e saindo as 15 da tarde, se eu assinei o contrato sabendo daquilo e não reclamava, e a partir do momento que me encheu o saco eu sai.

Mas brasileiro tem em mente que ficar acomodado e "cheio de direito trabalhista" vai ajudar, pra maior parte dos brasileiros se falar que  o governo imprimir dinheiro e dobrar o salario eles vão achar bom, até chegar no mercado e ver que os produtos também aumentaram 200%. 

Isso é uma coisa que cabe bem mais discussão, pro político que faz escala 3x4 ganhando 60k/mes(e olha lá), é fácil.

Editado por Oliveiralan
Link para o comentário

Em 12/11/2024 em 10:26, Vitor_Maromba disse:

Onde trabalho tem sido recorrente colegas optando por ganhar menos pra trabalhar menos, saúde e família tem sido fatores preponderantes. 

Eu mesmo estou inserido em um processo para ganhar menos e trabalhar menos, pelos mesmos motivos.

Ganhar menos mas no sentido de pouca diferança isso é normal, agora diminuir a renda pela metade o buraco é mais embaixo

Link para o comentário

Em 12/11/2024 em 10:31, Oliveiralan disse:

Na teoria faria um aquecimento a curto prazo, mas a médio longo não, justamente porque não adianta a pessoa ter tempo e não tem poder de compra.(É o caso de 12/36)

Eu acredito que tudo que envolve trabalho deveria ser um acordo funcionário x empregador, inclusive se o funcionário quiser ser PJ e combinar com o empregador de inves dele pagar os quase 80% de imposto pro governo converter isso no salário PJ do funcionário, já trabalheio em supermercado 6x1, entrando as 5 da manha e saindo as 15 da tarde, se eu assinei o contrato sabendo daquilo e não reclamava, e a partir do momento que me encheu o saco eu sai.

Mas brasileiro tem em mente que ficar acomodado e "cheio de direito trabalhista" vai ajudar, pra maior parte dos brasileiros se falar que  o governo imprimir dinheiro e dobrar o salario eles vão achar bom, até chegar no mercado e ver que os produtos também aumentaram 200%. 

Isso é uma coisa que cabe bem mais discussão, pro político que faz escala 3x4 ganhando 60k/mes(e olha lá), é fácil.

Opa, não vamos misturar as coisas, pois trabalhando 6x1 nosso poder de compra foi reduzido a nada.

Acordo funcionário X empregador? Que poder um empregado tem frente ao empregador? De onde empregador sai dando benefício grátis? A realidade é outra, empregador quer é pagar cada vez menos pra encher mais o próprio cofre, isso não muda. 

Eh muito simplista isso de "virem todos PJ e vamos negociar por conta e pagar menos impostos". Talvez pra uns poucos felizardos sirva, pra grande maioria é jogar fora todos os avanços e proteção da CLT, ou vc acha que uma empregada doméstica, um motorista de ônibus, uma recepcionista, um gerente de banco, e por aí vai tem alguma força perante o empregador?

Falar eu trabalhava das 6 às 15 e quando enxi sai fora eh muito fácil, vc teve essa condição, e o pai de família que precisa alimentar os filhos e pagar aluguel, acha que consegue?

Leia sobre. Onde foi implementado não houve redução do poder de consumo, o salario é mantido. A economia não foi prejudicada. A produção não foi prejudicada.

Link para o comentário

Em 12/11/2024 em 10:47, Beerus disse:

Ganhar menos mas no sentido de pouca diferança isso é normal, agora diminuir a renda pela metade o buraco é mais embaixo

Último funcionário que pediu downgrade 18k pra 5k. Será que a saúde estava comprometida?

Se fosse único poderia ser tratado com reservas, não tem sido, e a cada semestre número de pedidos aumenta.

Link para o comentário

Para isso não existe acordo empregado x empresa, tem de vir por determinação para o mercado se "acomodar". Se deixar livre, o marcado sempre vai se basear na pior prática, porque a pior prática, via de regra, é a mais barata ou a que se acha mais barata (ao menos no curto prazo).

Quer um exemplo? Os próprios sindicatos de logistas pediram pra diminuir horário de cima pra baixo dos supermercados porque não valia a pena abrir certos dias pra vender pouco, mas se deixassem cada um por si todos iam se auto implodir porque o mercado, pelo Benchmarking e outros dispositivos sociais, se comporta muitas vezes de forma entropica

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...