Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esforço corporal x direcionamento muscular

caps0209

Posts Recomendados

Olá a todos, enquanto faço supino, depois do aquecimento, ou seja nas 3 series de trabalho, pegando a carga ideal para 10-12 reps percebo que parece que eu faço muito mais ''esforço'' no geral do que qualquer outra coisa, sinto pegar o meu peito, mas não tanto quanto, quando eu diminuo um pouco o peso. Quando diminuo o peso parece que tenho mais consciência corporal para realizar o exercício e o peitoral em si, parece que ele recebe mais o estimulo, porém fica relativamente leve. 

Isso é normal? A progressão de carga esta acontecendo desde sempre, não cheguei em nenhum platô de volume ainda. O que seria ideal a nível de exercício? manter aquela carga ou diminuir um pouco e (odeio essa expressão) ''sentir'' mais o musculo? Será que não estou ganhando somente força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não sei se entendi a sua queixa corretamente, mas como o supino é um exercício composto que ativa diversos músculos além do peitoral, você sentir pouco trabalho no peito para muito esforço no restante pode indicar um problema na execução, ou um subdesenvolvimento de algum músculo sinergista.

Em um primeiro momento, seria interessante você reduzir a carga, reavaliar a execução e observar se não está compensando o trabalho do peito e sobrecarregando outra musculatura ao progredir carga.

Link para o comentário

Em 11/11/2024 em 12:18, Drake Ramoray disse:

Não sei se entendi a sua queixa corretamente, mas como o supino é um exercício composto que ativa diversos músculos além do peitoral, você sentir pouco trabalho no peito para muito esforço no restante pode indicar um problema na execução, ou um subdesenvolvimento de algum músculo sinergista.

Em um primeiro momento, seria interessante você reduzir a carga, reavaliar a execução e observar se não está compensando o trabalho do peito e sobrecarregando outra musculatura ao progredir carga.

Entendo sobre os músculos sinergistas etc. Sobre a execução, realmente a priorizo, principalmente por que tenho um pequeno problema no ombro, então a execução precisa ser boa kkkkkkkk, então acredito que não seja ela, pois faço a exata execução com o maior peso e também com o menor peso, seja a cadência, amplitude e tudo mais. A única diferença mesmo é a ''resposta'' do peito durante e posteriormente ao exercício 

Link para o comentário

Em 11/11/2024 em 12:22, Bruuninho disse:

Reduzir carga não é uma opção!

Rapaz! Mas quando diminuo a carga, não quero dizer por exemplo, nem 30%. Como descrevi acima, levando em consideração que faço de 10-12 no meu peso ''ideal''. Se eu diminuísse a carga, faria de 12-15. Deveria manter o maior peso mesmo assim? Esqueci de citar que, isso acontece somente com o supino, exercícios com cabos e até mesmo no fly, isso não acontece. 

Link para o comentário

"Sentir pegar" com mais repetições é simplesmente estresse metabólico e pump. Mas assim, 10-12 é muito parecido com 12-15. Pode experimentar fazer uma primeira série mais intensa, 5 a 8 ou até 3 a 5, depois faz +1 ou 2 séries de 10-15. Supina com quantos kg pra essas 10 reps atualmente?

Editado por Super Ogro
Link para o comentário

Em 11/11/2024 em 12:06, caps0209 disse:

Olá a todos, enquanto faço supino, depois do aquecimento, ou seja nas 3 series de trabalho, pegando a carga ideal para 10-12 reps percebo que parece que eu faço muito mais ''esforço'' no geral do que qualquer outra coisa, sinto pegar o meu peito, mas não tanto quanto, quando eu diminuo um pouco o peso. Quando diminuo o peso parece que tenho mais consciência corporal para realizar o exercício e o peitoral em si, parece que ele recebe mais o estimulo, porém fica relativamente leve. 

Isso é normal? A progressão de carga esta acontecendo desde sempre, não cheguei em nenhum platô de volume ainda. O que seria ideal a nível de exercício? manter aquela carga ou diminuir um pouco e (odeio essa expressão) ''sentir'' mais o musculo? Será que não estou ganhando somente força?

Em uma série de alto nível de esforço em exercícios livre e multiarticulares, tu nunca deve ficar se preocupando em sentir algo, a ultima coisa que vai acontecer é tu sentir um musculo especifico em detrimento do resto.

Em alto esforço, teu SNC ta recebendo feedback de MUITOS MUSCULOS, sejam eles contribuindo para o movimento ou não, e isso descaralha o tu "sentir" um musculo em específico.

Link para o comentário

Também acredito que é isso. Nas séries muito pesadas de exercícios compostos (low reps), a gente se preocupa ainda mais com um monte de coisa ali naquelas poucas reps. Mesmo com a mesma execução. 

Respiração, postura, contrair glúteo e outros grupos, trajetória correta da barra etc etc etc. Há mais tensão de uma forma geral e constante. 

Eu que faço faixas diferentes de reps num mesmo treino também "sinto mais o músculo" nas que possuem mais repetições. Isso mesmo com execução e amplitudes iguais. 

Enfim, venho entendendo que é normal . 

Outra possível explicação é que alguém pode estar chegando, por opção ou não, mais perto da falha nas médias e altas repetições. Até porque quanto mais reps, mais isso se torna necessário (e menos arriscado que supinando com um peso pra cinco ou seis reps, por exemplo).

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...