Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 08/02/2025 em 17:24, Debew disse:

Aumentar o volume a partir daquilo tem potencial de diminuir os ganhos a depender do que seja feito, como de ter exatamente a mesma coisa como se não tivesse adicionado. Na grande maioria dos casos onde volumes exagerados se equiparam com ganhos em volumes menores, é justamente pelo baixo estímulo por série que acaba tendo que ser compensado com ainda mais séries. Pouquissimas pessoas fazem de fato - e suportam - um treino BEM FEITO e com alto volume (outliers).

Como o @Super Ogro mencionou, ciência se trata do que acontecem com o maior números de pessoas, não com o 1 de 102837172391280312873 participantes.

Pelo teu diário, mau chegam a 20.

Mas aí você ignorou o que eu disse acima, já deixei claro no diário que eu não comentava muito detalhadamente o treino de calistenia para não gastar muito tempo.

Postado
Em 08/02/2025 em 17:30, Atleta_híbrido disse:

Mas aí você ignorou o que eu disse acima, já deixei claro no diário que eu não comentava muito detalhadamente o treino de calistenia para não gastar muito tempo.

Não ignorei, inclusive coloquei no primeiro comentário:

- está utilizando exercícios de baixo estímulo hipertrófico pela complelxidade coordenativa, onde por mais que gerem uma determinada fadiga, ela não influencia no desenvolvimento das demais tarefas;

Todavia, como não tem isso no teu diário, não tem como ser utilizado como dado pra absolutamente nada, mas como exemplo, em membros inferiores tu já utilizou, não sei se continua, skater squat, livre, é o típico exemplo de exercício com baixo potencial hipertrófico pois o que mais demanda no exercício é a estabilidade, então nunca de fato vai se chegar perto da falha pela exigência do músculo que se deja trabalhar e sim pela soma de vários feedbacks recebidos de varios musculos lutando pra estabilizar o corpo.

Contabilizar skills de calistenia como exercício hipertrofico quando a maior demanda do exercício é a complexidade coordenativa e não o estímulo muscular de fato, faz nem sentido, mas igual, como está no diário, é algo que não tem nem como levar em consideração, se não, pode chegar qualquer um aqui e dizer que faz 100 séries válidas de quadriceps na semana e ok, não tem como provar, ta todo mundo pouco se fodendo pra que ele prove, pode ser só um outlier, pode ser só alguém que não sabe de fato o que ta fazendo, não se sabe nem se tem de fato um resultado bom, não se sabe nada, então continuamos com os unicos dados concretos que são os trabalhos apresentados na elaboração das postagens do Lucas.

Postado

Se formos usar indefinidamente o argumento da complexidade coordenativa, daqui a pouco só serão válidos estudos que usam máquinas, exercícios livres serão cortados, porque a estabilização impede de alcançar maior intensidade.

Existem vários exercícios de calistenia, alguns usam mais coordenação do que outro, não creio que seja o caso do treino ao qual me referi, no caso, algumas regressões para barra de uma mão, que exigem boa estabilidade, mas também nem tanto a mais, até porque não são a barra de uma mão propriamente dita. Há uma boa chance de estarem no rep range da pesquisa.

Excluir a priori exercícios de calistenia não parece uma coisa razoável.

Por fim, acrescento que aqui é um fórum, uma das ideias é trocar relatos pessoais. Ainda não comentei os estudos porque não os li (só li os comentários), mas quem mexe com pesquisa científica sabe que há várias coisas a serem trabalhadas, geralmente, por exemplo, a maioria desses estudos deve ser de 1 a 3 meses, é muito difícil fazer bons estudos por um longo período de tempo, aí entra muito a experiência dos profissionais que, embora não tenham o mesmo controle do estudo, avaliam o processo a longo prazo.

E lembrem-se que meu ponto foi modesto, minha intenção não foi refutar os estudos, comentei um gráfico que nem sei se foi fruto desses estudos.

Postado
Em 08/02/2025 em 17:51, Atleta_híbrido disse:

Se formos usar indefinidamente o argumento da complexidade coordenativa, daqui a pouco só serão válidos estudos que usam máquinas, exercícios livres serão cortados, porque a estabilização impede de alcançar maior intensidade.

Complexidade coordenativa é um dos componentes de carga de um exercício e interfere diretamente no resultado final de um trabalho mas o ponto principal não é ela e sim que, exercícios onde a principal demanda deles é estabilização e por consequência coordenação, são menos favoráveis a gerar ótimos estímulos para hipertrofia. Isso é uma coisa óbvia.

Pq tu acha que dentro do BB empresas foram se especializando cada vez mais na criação de máquinas que direcionem melhor os estímulos? Obviamente também que tudo depende de um contexto. Vou usar novamente de exemplo o skater squat.

Comparando um skater squat e um barbell back squat, simplesmente qualquer pessoa no mundo sabe qual que tem a maior complexidade, como também qual tem maior potencial hipertrófico.

Agora um barbell back squat e um linear hack machine, já depende de contexto, mesmo na teoria o hack tendo maior potencial.

Em 08/02/2025 em 17:51, Atleta_híbrido disse:

Excluir a priori exercícios de calistenia não parece uma coisa razoável.

Não foram excluídos "exercícios de calistenia", foram excluídos exercícios que não estão no teu diário, então não se tem como saber se o que tu ta fazendo tem de fato algum sentido para o contexto do tópico ou não.

Eu faço tanto tanto Pull Up como Dips que são exercícios calistênicos, mas faço no contexto de hipertrofia e força, onde pra isso, precisam ser feitos de maneira X e não Y.

Postado

Houve um tempo em que eu fazia quase 30 pull ups. Se eu fizesse 10 séries de 10 com um descanso de pelo menos 2-3min, a maioria das séries, senão todas, teriam mto próximo de ZERO potencial de hipertrofia, pois estariam excessivamente distantes da falha. Então dizer apenas que faz N séries, não é uma informação suficiente pra analisar o potencial de hipertrofia desse treino.

Não vou entrar mto na questão das demandas coordenativas que o Wagner já abordou, só deixar mais um exemplo: se eu fizer 10 séries de snatch, que seriam bastante desgastantes e tem uma demanda técnica bem grande, o potencial de hipertrofia vai ser MUITO menor que 10 séries de agachamento, não tem comparação. Novamente, o número de séries isoladamente não é suficiente pra determinar o potencial de hipertrofia (nesse caso o exercício é relevante).

Recomendo a leitura dos tópicos [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia? e Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?, os quais tem mtas das nuances sobre volume.

• 4 semanas depois...
Postado
Em 08/02/2025 em 18:48, Lucas, o Schrödinger disse:

Houve um tempo em que eu fazia quase 30 pull ups. Se eu fizesse 10 séries de 10 com um descanso de pelo menos 2-3min, a maioria das séries, senão todas, teriam mto próximo de ZERO potencial de hipertrofia, pois estariam excessivamente distantes da falha. Então dizer apenas que faz N séries, não é uma informação suficiente pra analisar o potencial de hipertrofia desse treino.

Não vou entrar mto na questão das demandas coordenativas que o Wagner já abordou, só deixar mais um exemplo: se eu fizer 10 séries de snatch, que seriam bastante desgastantes e tem uma demanda técnica bem grande, o potencial de hipertrofia vai ser MUITO menor que 10 séries de agachamento, não tem comparação. Novamente, o número de séries isoladamente não é suficiente pra determinar o potencial de hipertrofia (nesse caso o exercício é relevante).

Recomendo a leitura dos tópicos [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia? e Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?, os quais tem mtas das nuances sobre volume.

Achei muito legal o tópico Lucas, os estudos e análises, inclusive achei até certo ponto hilário a quantidade de gente que veio debater mais cientificamente a questão de treino e volume semanal.

Tenho uma opinião muito consolidada à respeito disso, claro que existe uma individualidade biológica, mas mesmo assim, em nível profissional os grandes bodybuilders se preocupam muito mais com descanso e recuperação do que com o volume de treino, afinal, qualquer atleta que esteja num nível intermediário/avançado sente quando realizou um bom trabalho, bem como busca uma evolução constante alternando a cada treino cargas, exercícios, ângulos e métodos.

O volume ótimo para grandes grupos fica entre 15-18 séries semanais, não importando a divisão de treino, 8-12 para pequenos grupos e 3-5 para isobraquiais, trapézio, posterior e anterior. Claro que aqui não cabe contar dropsets como cada drop sendo 1 série ou então realizar um FST-7 considerando como 7 séries (imagine considerar 7 séries dentro do volume semanal se você realiza um FST-7 em rosca direta?), mas seria isso, não há muito segredo. Creio que a grande dica é realizar exercícios isolados, pré-exaustão, roubadas, negativas, drop sets, FST-7 e tudo o que houver para a realização de um treino intenso e extenuante, principalmente se treinar cada grupo 1 vez por semana.

Obrigado pelas contribuições.

Postado
Em 08/03/2025 em 15:16, Genshi disse:

Creio que a grande dica é realizar exercícios isolados, pré-exaustão, roubadas, negativas, drop sets, FST-7 e tudo o que houver para a realização de um treino intenso e extenuante, principalmente se treinar cada grupo 1 vez por semana.

Obrigado pelas contribuições.

Acho que a grande dica é justamente não fazer tudo isso filho...

Cada coisa tem seu lugar e função (algumas nem isso),  não é jogar tudo no liquidificador e misturar.

Postado
Em 08/03/2025 em 16:00, Vitor_TW disse:

Acho que a grande dica é justamente não fazer tudo isso filho...

Cada coisa tem seu lugar e função (algumas nem isso),  não é jogar tudo no liquidificador e misturar.

Respostinha mais genérica impossível, só mesmo pra gerar intriga.

Postado
Em 09/03/2025 em 16:02, Genshi disse:

Boa tarde Victor! Tudo certo?

Vejo que você é um profundo conhecedor de EA e treinamento de força. Essa semana estarei em Curitiba e gostaria de trocar uma ideia contigo, quem sabe se me puder a oportunidade de compartilhar um pouco do seu vasto conhecimento comigo.

Se possível também me dê uma dica de alguma boa academia na cidade, meu amigo Igor e Patricia, moradores da sua cidade me indicaram a Overall, academia que frequento quando estou por aí, mas quero conhecer aonde você treina, deve ser um padrão altíssimo, essa vez vou querer algo diferente, pois pelo visto, os métodos que me passaram ao longo dos anos estão todos errados (sic). Talvez um intercâmbio de 3 dias contigo me faça evoluir, muito mais do que com as pessoas que estive até o momento.

Ah, esqueci de comentar pra você e sua "patota", a turminha da pipoca (lorenzo, tmz, t.wall), os "professores de Deus", pedem respeito, mas não dão respeito, hipócritas! O que deu errado pra você e tua "patota", não necessariamente dará errado pra quem treina sério, busca informação e coloca em prática. Você e sua turma já comprovaram muitas falácias e volto a dizer no treinamento de alto nível não existe verdade absoluta e nem receita de bolo, que o diga Kay Greene.

Não vou deixar de dar ouvidos para profissionais, com os quais evoluí junto com eles, por uma mera opinião de um tolo que se usa como referência. Aí na sua terra, tenho 2 grandes amigos meus que talvez pelo seu alto nível deva conhecer, porém, não são da geração Z, mas sim da minha, o grande Igor de Paula e a inquestionável Patricia Flexa, não vou falar sobre os daqui de Sampa, pois aí fugirá demais, teu nível não está pronto para isso.

Volto a dizer, tenho saudades de quando esse fórum começou, quando tínhamos pessoas de altíssimo nível aconselhando e evoluindo juntas.

P.S.: Não sou seu filho, pelo contrário, acredito que eu tenha idade para ser seu pai ou no mínimo seu irmão mais velho.

O meu pai, ou irmão mais velho, sei la, não fui desrespeitoso contigo.

O Dorian e o Jay juntos tem 10 mister olimpia. Um treinava com intensidade no talo, outro com volume no talo.

Ambas as formas são funcionais, ambas promovem hipertrofia. Afirmar qualquer coisa diferente disso é dar tiro no pé. 

Tudo isso gerou estudos pra kct, tentando equalizar algo entre volume e intensidade (ou percepção de esforço se quiserem por diferente) e é justamente esse o intuito do tópico do colega. 

Mostrar que não eh preciso essa salada toda que vc cita pra ter hipertrofia, e que inclusive pode atrapalhar o processo.

O seu método funciona e dá certo? Claro que sim, obviamente, é o melhor? Isso é discutível,  e a discussão é exatamente essa.

Se quiser enriquecer o tópico trazendo pontos e dados que usar tudo isso é mais eficiente, bacana, vai enriquecer a discussão, se trouxer somente o "pra mim funciona" fica bastante raso.

Sobre os fisiculturistas que citou, sim, muitos ainda usam alto volume e milhões de adendos aos exercícios, mas esse número vem se reduzindo cada vez mais, e boa parte disso frente aos estudos feitos e apresentados.

Minha resposta foi somente tão sem argumentos quanto a sua, vc simplesmente escreveu mais, ambas são vazias, mas vc se ofendeu com a minha, não deveria, é só uma resposta e um questionamento. 

Quanto a sua pergunta, na maioria das vezes treino na garagem da minha casa mesmo, e passo por um processo de readaptação após pequenos infartos graças a anos de abuso de esteroides, então são anos lendo e estudando, me sinto bem confortável pra falar sobre eles sim.

Quanto a um lugar maneiro pra treinar, vá na johns army,  la vale a pena, academia de marombeiro.

Quanto ao convite, normalmente seria um prazer, gosto bastante de conhecer gente nova e discutir coisas relevantes, infelizmente pela sua resposta aqui passo.

2 semanas atrás estava na sua terra a trabalho tbem, na Paulista, e fui muito bem recebido pelos paulistas, espero que tenha a mesma reciprocidade aqui em Curitiba durante sua estadia.

Nao vou prolongar pra não poluir o tópico do colega, uma boa noite pra vc.

Postado
Em 09/03/2025 em 16:02, Genshi disse:

Boa tarde Victor! Tudo certo?

Vejo que você é um profundo conhecedor de EA e treinamento de força. Essa semana estarei em Curitiba e gostaria de trocar uma ideia contigo, quem sabe se me puder a oportunidade de compartilhar um pouco do seu vasto conhecimento comigo.

Se possível também me dê uma dica de alguma boa academia na cidade, meu amigo Igor e Patricia, moradores da sua cidade me indicaram a Overall, academia que frequento quando estou por aí, mas quero conhecer aonde você treina, deve ser um padrão altíssimo, essa vez vou querer algo diferente, pois pelo visto, os métodos que me passaram ao longo dos anos estão todos errados (sic). Talvez um intercâmbio de 3 dias contigo me faça evoluir, muito mais do que com as pessoas que estive até o momento.

Ah, esqueci de comentar pra você e sua "patota", a turminha da pipoca (lorenzo, tmz, t.wall), os "professores de Deus", pedem respeito, mas não dão respeito, hipócritas! O que deu errado pra você e tua "patota", não necessariamente dará errado pra quem treina sério, busca informação e coloca em prática. Você e sua turma já comprovaram muitas falácias e volto a dizer no treinamento de alto nível não existe verdade absoluta e nem receita de bolo, que o diga Kay Greene.

Não vou deixar de dar ouvidos para profissionais, com os quais evoluí junto com eles, por uma mera opinião de um tolo que se usa como referência. Aí na sua terra, tenho 2 grandes amigos meus que talvez pelo seu alto nível deva conhecer, porém, não são da geração Z, mas sim da minha, o grande Igor de Paula e a inquestionável Patricia Flexa, não vou falar sobre os daqui de Sampa, pois aí fugirá demais, teu nível não está pronto para isso.

Volto a dizer, tenho saudades de quando esse fórum começou, quando tínhamos pessoas de altíssimo nível aconselhando e evoluindo juntas.

P.S.: Não sou seu filho, pelo contrário, acredito que eu tenha idade para ser seu pai ou no mínimo seu irmão mais velho.

Tá poluindo toda a porra do tópico do cara com essa choradeira

Ninguém liga pra com quem você treina nem pras merdas das suas drogas do inferno do leste europeu que você citou em outro tópico seu mala arrogante

Ninguém tinha sido estúpido com você até agora, mas eu estou fazendo questão de ser

Todos deram opiniões educadas em tudo que você escreveu aqui até hoje, só que ninguém pode discordar do alecrim. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...