Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• 2 meses depois...
Postado

https://www.instagram.com/p/DFsgcd0PdQ1/?igsh=MWI3dDV1M3UzczVwZw==

Post sobre estudo comparando volumes e RIR diferentes em leg press unilateral, com cada perna fazendo uma condição.

Fizeram uma perna com RIR ~7 e outra com RIR 0. A perna que fez RIR 7 fez o dobro do volume, mas obteve ganho de hipertrofia semelhante.

A ideia central é que ao aumentar o número de repetições em reserva, deve-se aumentar o volume pra compensar, conforme a ideia central do tópico.

Postado
Em 05/02/2025 em 14:13, Diegodrix365 disse:

Galera tenho Altura 1,72

braço: 40,5 reto, 44cm contraído 💪

Cintura: 85 cm

Coxa: 61,5cm

Quadril: 106cm

Panturrilhas: 35cm😏 difícil aumentar 

Peso: 80kg

Essas medidas pra minha altura estão boas

Tá gostoso, merece foguinho no insta

Postado

Eu li os posts, talvez eu abra para ler com mais calma os estudos. Teve um gráfico, não sei se foi respaldado pelos estudos, gostaria de comentá-lo.

How Many Sets per Muscle Group per Week? – StrengthLog

Vocês sabem do meu experimento, treino até perder a conta na semana. Treino bem desequilibradamente os grupos musculares (busco o movimento, não ligo para estática), acabo focando mais em costas e bate a preguiça das pernas acompanharem, até por ser mais desgastante. Quanto a exercícios de empurrar, não faço tanto quanto costas, pois com esse volume acabo tendo alguma inflamação no cotovelo, ombro etc. Por algum motivo, não sinto limitação para costas. Estou no quinto mês desse programa, na verdade já rodei algo semelhante no passado. Tentei fazer uma estimativa de quantas séries faço mais ou menos para costas, às vezes chego a uns 100 na semana (e muitas acima de 70%RM)

Segundo muito o que foi debatido no tópico e pelo que é debatido na internet o que deveria acontecer? Deveria ser o meu grupo muscular menos desenvolvido, enquanto outros grupos cresceriam mais por ter um volume ótimo. Mas a realidade é outra, minhas costas se tornaram meus músculos mais desenvolvidos!

Eu não quero dizer que esse padrão seja o ótimo. Minha finalidade nem é hipertrofia. Mas minha experiência pessoal é muito diferente do que é relatado. E vejo ainda menos lógica quando pegamos atletas. Eles estão preocupados com certos padrões de movimento, não ligam para simetria etc. O que mais desenvolvem? O músculo mais treinado (com um volume muito acima de 10~30 sugerido pelo tópico). Caras que correm desenvolvem mais pernas; escaladores, costas; ginastas, parte superior do corpo, notadamente bíceps etc.

Novamente, não quero dizer que sair fazendo 100 séries semanais para cada grupo muscular seja a solução, mas, como falei, parece haver um exagero oposto. Essa curva deveria ser uma curva mais logarítmica ou um leve decréscimo após o volume ideal, não uma queda brusca.

Postado
Em 08/02/2025 em 16:34, Atleta_híbrido disse:

Eu li os posts, talvez eu abra para ler com mais calma os estudos. Teve um gráfico, não sei se foi respaldado pelos estudos, gostaria de comentá-lo.

How Many Sets per Muscle Group per Week? – StrengthLog

Vocês sabem do meu experimento, treino até perder a conta na semana. Treino bem desequilibradamente os grupos musculares (busco o movimento, não ligo para estática), acabo focando mais em costas e bate a preguiça das pernas acompanharem, até por ser mais desgastante. Quanto a exercícios de empurrar, não faço tanto quanto costas, pois com esse volume acabo tendo alguma inflamação no cotovelo, ombro etc. Por algum motivo, não sinto limitação para costas. Estou no quinto mês desse programa, na verdade já rodei algo semelhante no passado. Tentei fazer uma estimativa de quantas séries faço mais ou menos para costas, às vezes chego a uns 100 na semana (e muitas acima de 70%RM)

Segundo muito o que foi debatido no tópico e pelo que é debatido na internet o que deveria acontecer? Deveria ser o meu grupo muscular menos desenvolvido, enquanto outros grupos cresceriam mais por ter um volume ótimo. Mas a realidade é outra, minhas costas se tornaram meus músculos mais desenvolvidos!

Treinar com junk volume não faz com que os musculos atrofiem ou cresçam em slow em comparação aos outros. 

Das várias coisas que podem explicar o volume, entram:

- superestimando intensidade, onde tu pensa estar treinando a 70% quando de fato não está e isso faz com que o volume extra possa compensar o baixo estímulo;

- está utilizando exercícios de baixo estímulo hipertrófico pela complelxidade coordenativa, onde por mais que gerem uma determinada fadiga, ela não influencia no desenvolvimento das demais tarefas;

- a contagem de volume está levando em consideração séries a mais do que as de trabalho.

E mais um monte de coisa.

Essa semana por exemplo, pelo que consta no teu diário, tu fez 18 séries para "costas", dentro do volume ótimo descrito. Na anterior fez muitas testes, o que joga o volume util também para algo dentro das 20 séries semanais. Então no seu diário pelo menos, não mostra nada dentro dessas duas semanas, que identifique 100 séries semana.

Eu não quero dizer que esse padrão seja o ótimo. Minha finalidade nem é hipertrofia. Mas minha experiência pessoal é muito diferente do que é relatado. E vejo ainda menos lógica quando pegamos atletas. Eles estão preocupados com certos padrões de movimento, não ligam para simetria etc. O que mais desenvolvem? O músculo mais treinado (com um volume muito acima de 10~30 sugerido pelo tópico). Caras que correm desenvolvem mais pernas; escaladores, costas; ginastas, parte superior do corpo, notadamente bíceps etc.

E para não dizer nenhum deles, a grande maioria não faz absolutamente nada até a falha, como também não são exemplos de volume hipertrófico. Todo o tópico de volume, de certa forma, gira em cima de maximização e otimização do volume PARA HIPERTROFIA, utilizando treinamento de força.

Um corredor que utiliza de treinamento de força para melhorar na corrida, ta praticamente sempre longe da falha e utilizando estímulos de baixissimo volume na sala de pesos, para não ter fadiga que atrapalhe na corrida. Um escalador pior ainda, é uma bosta fazer a programação desses caras, a dosagem de volume tem que ser muito boa E BAIXA se não já fodeu a escalada.

Postado

Mas a realidade é outra, minhas costas se tornaram meus músculos mais desenvolvidos!

Mas minha experiência pessoal é muito diferente do que é relatado.

como falei, parece haver um exagero oposto

O problema desse raciocínio é que experiência pessoal tem pouco valor pra inferir qualquer coisa sobre tendências populacionais. Já faz alguns meses que sequer treino panturrilha e tô com 40 cm, então devo concluir que o volume ótimo pra panturrilha se aproxima de zero? Obviamente não. Essas métricas são baseadas em diversos estudos feitos ao longo dos anos, não significa que é o que funciona pra todos, mas é o que funciona pra maioria. Dito isso, com toda a certeza tu não tá fazendo 100 séries válidas por semana. Isso daria 14 séries por dia todos os dias, sem descanso. A não ser que esteja contando junto séries de aquecimento, reconhecimento... Mas aí nem faz muito sentido contar desse jeito.

Postado
Em 08/02/2025 em 17:05, Debew disse:

Treinar com junk volume não faz com que os musculos atrofiem ou cresçam em slow em comparação aos outros. 

Geralmente não relato o treino de calistenia com detalhes, ali às vezes faço muito volume, com frequência rodo um grease the groove. As outras objeções são interessantes, é preciso ver com calma minha métrica. Mas não sei se entendi, então você concorda que volume excessivo não fará decair os ganhos como no gráfico citado?

Em 08/02/2025 em 17:07, Super Ogro disse:

O problema desse raciocínio é que experiência pessoal tem pouco valor pra inferir qualquer coisa sobre tendências populacionais. Já faz alguns meses que sequer treino panturrilha e tô com 40 cm, então devo concluir que o volume ótimo pra panturrilha se aproxima de zero? Obviamente não. Essas métricas são baseadas em diversos estudos feitos ao longo dos anos, não significa que é o que funciona pra todos, mas é o que funciona pra maioria. Dito isso, com toda a certeza tu não tá fazendo 100 séries válidas por semana. Isso daria 14 séries por dia todos os dias, sem descanso. A não ser que esteja contando junto séries de aquecimento, reconhecimento... Mas aí nem faz muito sentido contar desse jeito.

Claro que é possível desafiar a minha contagem, mas é bem razoável que estejam ainda assim acima dos valores referidos. Vários foram sugeridos, mas vamos partir de 30, mesmo recontando o que fiz, não seria absurdo dar umas 50 séries válidas, uma quantidade ainda bem acima do ótimo.

Postado
Em 08/02/2025 em 17:16, Atleta_híbrido disse:

Geralmente não relato o treino de calistenia com detalhes, ali às vezes faço muito volume, com frequência rodo um grease the groove. As outras objeções são interessantes, é preciso ver com calma minha métrica. Mas não sei se entendi, então você concorda que volume excessivo não fará decair os ganhos como no gráfico citado?

Aumentar o volume a partir daquilo tem potencial de diminuir os ganhos a depender do que seja feito, como de ter exatamente a mesma coisa como se não tivesse adicionado. Na grande maioria dos casos onde volumes exagerados se equiparam com ganhos em volumes menores, é justamente pelo baixo estímulo por série que acaba tendo que ser compensado com ainda mais séries. Pouquissimas pessoas fazem de fato - e suportam - um treino BEM FEITO e com alto volume (outliers).

Como o @Super Ogro mencionou, ciência se trata do que acontecem com o maior números de pessoas, não com o 1 de 102837172391280312873 participantes.

Em 08/02/2025 em 17:16, Atleta_híbrido disse:

Claro que é possível desafiar a minha contagem, mas é bem razoável que estejam ainda assim acima dos valores referidos. Vários foram sugeridos, mas vamos partir de 30, mesmo recontando o que fiz, não seria absurdo dar umas 50 séries válidas, uma quantidade ainda bem acima do ótimo.

Pelo teu diário, mau chegam a 20.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...