Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Depois de certa idade e experiência de treino, será que vale a pena?

Ir para solução Solucionado por fereydum_93 ,

Posts Recomendados

Olá! Esta é minha primeira postagem aqui. Eu li as regras antes, lurquei o bastante, mas se algo estiver fora do padrão, por favor é só falar que eu mudo. Minha proposta com o tópico é trocar ideias mesmo, sanar algumas dúvidas. Este sou eu:

• Altura: 1,65m
  • Peso: 75Kg
  • Medidas: braço 40cm, peito 98cm , abdomen 80cm, coxa  74cm (as outras medidas eu não consegui tirar sozinho)
  • BF: 18%
  • Treino: Principalmente treino de força, comecei fazendo treino basicão de academia, depois fui pro 5x5 do Stronglifts, hoje em dia eu sigo variações do 5/3/1 do Jim Wendler; meu cardio é caminhada com peso (rucking) por 2h, duas vezes na semana, num passo mais rápido do que andando mas mais lento do que correr; o treino com pesos é em casa, na minha mini academia que montei na minha área externa, 4x na semana. Um dia por semana, geralmente sábado, descanso absoluto.

Eu descreveria meu físico como em forma, que talvez diriam que eu treino e tal, mas nada impressionante. Talvez porque eu nunca me foquei muito em hipertrofia. Minha dieta é bem de manutenção, sem me restringir muito, mas é bem controlada nos macros e eu parei de beber com frequência faz 1 ano e meio. Só em ocasiões especiais.

Meus levantamentos atuais (uma repetição máxima) nos principais movimentos:

• Supino: 120kg
  • Agachamento: 198kg
  • Terra: 210kg
  • Desenvolvimento de ombro (overhead press) : 74kg

Lesões que já tive:

• Capsulite no ombro esquerdo
  • Canelite
  • Diversas contraturas ao longo do tempo
  • Estiramento no latissimus dorsi (peso foi pro chão eu tava com strap na mão deu uma puxada desagradável)

Nunca arrebentei nada, seja músculo ou tendão porque eu sempre baixo a intensidade do treino quando to casando ou minha execução não tá das melhores.

Eu treino já faz um bom tempo, eu nunca fui exatamente sedentário, mas só resolvi ir puxar ferro mesmo lá pelos 25 anos de idade. Tive idas e vindas, especialmente na pandemia, mas sempre que eu volto eu recupero muito bem tanto meu peso quanto o BF. Basicamente, eu sou um cara normal que levanta bastante peso e tem uma estrutura corporal (músculos e tendões) razoavelmente desenvolvidos.

Eu nunca considerei a utilização de drogas para performance pois, para mim, que sou só um amador, não vale a pena os riscos. E sinceramente, pra quem faz esse treino de powerlifting que eu faço, estética meio que se foda né? Porém, eu estou num dilema agora.

Com a idade chegando, tá cada vez mais complicado me manter assim, treinando 4x na semana com 2 sessões de cardio semanais. Eu gosto muito de atividade física mas a canseira tá batendo forte. Eu já tenho um sono meio merda, sempre tive, por ter problemas de ansiedade, e agora to ficando cada vez mais cansado, mesmo tomando meu ômega 3, vitamina D e vitamina B12 em dia. Nem dobrando minha dose de creatina eu consigo me recuperar bem entre os treinos. Para vocês terem uma ideia, eu já cheguei a uma repetição máxima de 150kg no supino. Meus números, especialmente dos membros superiores, estão caindo progressivamente de dois anos pra cá.

Nesse caso, uma TRT valeria a pena? Meu último exame, de dois anos atrás, deu 450ng/dl de testosterona total. Achei muito bom na verdade, para um homem na minha idade; mas será que um extra seria adequado? Eu gostaria da opinião de vocês pois, sei lá, estou indeciso. Eu poderia perseguir esse caminho facilmente com meu médico mas não quero trocar o certo pelo duvidoso. Eu só queria continuar treinando bem forte que nem eu treino agora até meus 60, 70 anos (se eu viver isso tudo).

Não tenho muitos objetivos estéticos, eu e minha esposa não queremos ter filhos, e eu já vivo uma vida razoavelmente em ordem. Só isso que vem me incomodando.

Obrigado a todos pela paciência! Eu sou meio velho e nunca postei aqui, se eu falei qualquer coisa errada, por favor me falem.

Edit: tinha esquecido de colocar as medidas.

Editado por fereydum_93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 01/11/2024 em 10:05, fereydum_93 disse:

Eu descreveria meu físico como em forma, que talvez diriam que eu treino e tal, mas nada impressionante. Talvez porque eu nunca me foquei muito em hipertrofia. Minha dieta é bem de manutenção, sem me restringir muito, mas é bem controlada nos macros e eu parei de beber com frequência faz 1 ano e meio. Só em ocasiões especiais.

Pelo BF a dieta não parece ok, ou você errou na %, ou não está em forma como imagina.

Com a idade chegando, tá cada vez mais complicado me manter assim, treinando 4x na semana com 2 sessões de cardio semanais. Eu gosto muito de atividade física mas a canseira tá batendo forte. Eu já tenho um sono meio merda, sempre tive, por ter problemas de ansiedade, e agora to ficando cada vez mais cansado, mesmo tomando meu ômega 3, vitamina D e vitamina B12 em dia. Nem dobrando minha dose de creatina eu consigo me recuperar bem entre os treinos. Para vocês terem uma ideia, eu já cheguei a uma repetição máxima de 150kg no supino. Meus números, especialmente dos membros superiores, estão caindo progressivamente de dois anos pra cá.

Teu problema está justamente no sono meio merda, o que recupera esse cansaço é o sono, e um sono ruim influencia na ansiedade e consequentemente vira uma bola de neve, teu problema não é falta de hormônio e nem de nenhum outro fármaco.

Primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar sobre HIGIENE DO SONO.

E na boa amigo, idade chegando? 34 anos? Ta te faltando é vergonha na cara, na boa.

Nesse caso, uma TRT valeria a pena? Meu último exame, de dois anos atrás, deu 450ng/dl de testosterona total. Achei muito bom na verdade, para um homem na minha idade; mas será que um extra seria adequado? Eu gostaria da opinião de vocês pois, sei lá, estou indeciso. Eu poderia perseguir esse caminho facilmente com meu médico mas não quero trocar o certo pelo duvidoso. Eu só queria continuar treinando bem forte que nem eu treino agora até meus 60, 70 anos (se eu viver isso tudo).

TRT é a abreviação de terapia de REPOSIÇÃO de testosterona, se é pra REPOR é pra quem tem deficiência, coisa que você não tem e seus numeros estão dentro da normalidade, usar dose de TRT vai te elevar um pouco mantendo ainda dentro do fisiológico, se sair do fisiológico é uso pra fins estéticos o que acarreta outros colaterais e ai não tem mais nada a ver com TRT.

Não tenho muitos objetivos estéticos, eu e minha esposa não queremos ter filhos, e eu já vivo uma vida razoavelmente em ordem. Só isso que vem me incomodando.

Obrigado a todos pela paciência! Eu sou meio velho e nunca postei aqui, se eu falei qualquer coisa errada, por favor me falem.

Se não tem objetivo estético, não tem porque usar hormônio.

Se não tem deficiência de testosterona, não tem porque REPOR testosterona.

Teu problema é falta de organização, rotina, planejamento de treino, sono de qualidade, nenhum fármaco vai resolver isso por ti.

34 anos tu ta longe de precisar de qualquer coisa, é só falta de vergonha na cara mesmo, desculpe a sinceridade

Link para o comentário

Cara, condições de usar acho que vc tem, pelos números certamente sabe treinar, tem alguma massa muscular, então pelo menos com low doses não deve ter problemas dos colaterais mais superficiais e simples.

A questão é que existem outros colaterais de longo prazo e é bom estar ciente disso. Testosterona acarreta problemas cardiovasculares em maior ou menor grau, de forma dose dependente e, mesmo se cuidando, vai estar colocando a saúde em risco. Vai ter que fazer exames de sangue periódicos, a cada 2-6 meses, e de imagem, principalmente do coração (eco) a cada ~2 anos. Vai ter cuidar dobrado da alimentação e fazer ainda mais aeróbicos. Isso tudo pra minimizar os danos e ainda assim não tem nada garantido.

O efeito de melhora na recuperação dos treinos, disposição, hipertrofia, principalmente nos primeiros anos de uso de low doses deve ocorrer. Mas tem todos esses problemas aí acima e vc tem que estar bem ciente e disposto a esse trade off.

De repente olhar pro sono, ansiedade e outras questões da rotina que atrapalham a recuperação e disposição podem ter bons benefícios sem os custos dos esteroides.

Vale uma lida no tópico abaixo:

Link para o comentário

Em 01/11/2024 em 10:13, tmz disse:

Teu problema é falta de organização, rotina, planejamento de treino, sono de qualidade, nenhum fármaco vai resolver isso por ti.

Obrigado pela resposta, no entanto, só discordo disso acima. Eu planejo todos meus mesociclos e macrociclos, e minha rotina é extremamente consistente. Talvez o sono, de fato, seja a chave nisso tudo.

Edit: ortografia

Editado por fereydum_93
Link para o comentário

• Solução
Em 01/11/2024 em 10:49, Lucas, o Schrödinger disse:

O efeito de melhora na recuperação dos treinos, disposição, hipertrofia, principalmente nos primeiros anos de uso de low doses deve ocorrer. Mas tem todos esses problemas aí acima e vc tem que estar bem ciente e disposto a esse trade off.

Obrigado, meu caro, por me responder. Sobre o que você disse acima, de verdade é a única coisa que me preocupa. Como eu falei, eu só quero ao longo dos anos continuar fisicamente ativo; mas, talvez, como o outro colega citou e você também, eu posso ver essa questão do sono.

Pra mim sempre foi muito difícil dormir, até com melatonina. Outras coisas como calmantes eu não conto pois sei que eles não dão um sono reparador mesmo. Acordo muito a noite, sono bem leve.

Link para o comentário

Em 01/11/2024 em 10:52, fereydum_93 disse:

Obrigado pela resposta, no entanto, só discordo disso acima. Eu planejo todos meus mesociclos e macrociclos, e minha rotina é extremamente consistente. Talvez o sono, de fato, seja a chave nisso tudo.

Edit: ortografia

Sono é uma das principais variáives quando se fala em saúde, se você não descansa obviamente não se recupera e consequentemente vai ficando cada dia pior.

Melhora na recuperação com o uso de hormônio exógeno ocorre em duas situações.

1º - Individuos HIPOGONÁDICOS que fazem TRT e obviamente se eram deficientes e passam a ter uma taxa hormonal normal, vão ter melhora na qualidade de vida se tornado uma pessoa NORMAL.

2º - Uso de testo em dosagem supra fisiológica, dai você aceita os possíveis riscos à saúde e colhe os benefícios do fármaco.

Low dose é diferente de TRT.

Subir a testo de 450 pra 800ng não vai fazer nada por ti.

Aposta na melhora do teu sono, se o resto está alinhado, teu problema pode estar ai.

34 anos está bem longe de se preocupar com idade.

Link para o comentário

Olá! Esta é minha primeira postagem aqui. Eu li as regras antes, lurquei o bastante, mas se algo estiver fora do padrão, por favor é só falar que eu mudo. Minha proposta com o tópico é trocar ideias mesmo, sanar algumas dúvidas. Este sou eu:

• Altura: 1,65m
  • Peso: 75Kg
  • Medidas: braço 40cm, peito 98cm , abdomen 80cm, coxa  74cm (as outras medidas eu não consegui tirar sozinho)
  • BF: 18%
  • Treino: Principalmente treino de força, comecei fazendo treino basicão de academia, depois fui pro 5x5 do Stronglifts, hoje em dia eu sigo variações do 5/3/1 do Jim Wendler; meu cardio é caminhada com peso (rucking) por 2h, duas vezes na semana, num passo mais rápido do que andando mas mais lento do que correr; o treino com pesos é em casa, na minha mini academia que montei na minha área externa, 4x na semana. Um dia por semana, geralmente sábado, descanso absoluto.

Meus levantamentos atuais (uma repetição máxima) nos principais movimentos:

• Supino: 120kg
  • Agachamento: 198kg
  • Terra: 210kg
  • Desenvolvimento de ombro (overhead press) : 74kg

Lesões que já tive:

• Capsulite no ombro esquerdo
  • Canelite
  • Diversas contraturas ao longo do tempo
  • Estiramento no latissimus dorsi (peso foi pro chão eu tava com strap na mão deu uma puxada desagradável)

Nunca arrebentei nada, seja músculo ou tendão porque eu sempre baixo a intensidade do treino quando to casando ou minha execução não tá das melhores.

Eu treino já faz um bom tempo, eu nunca fui exatamente sedentário, mas só resolvi ir puxar ferro mesmo lá pelos 25 anos de idade. Tive idas e vindas, especialmente na pandemia, mas sempre que eu volto eu recupero muito bem tanto meu peso quanto o BF. Basicamente, eu sou um cara normal que levanta bastante peso e tem uma estrutura corporal (músculos e tendões) razoavelmente desenvolvidos.

Eu nunca considerei a utilização de drogas para performance pois, para mim, que sou só um amador, não vale a pena os riscos. E sinceramente, pra quem faz esse treino de powerlifting que eu faço, estética meio que se foda né? Porém, eu estou num dilema agora.

Edit: tinha esquecido de colocar as medidas.

Pela sua testo natural vc não precisa de trt. Seria trocar 6 por meia dúzia. TRT te mantém dentro do fisiológico,  é pra quem tem hipogonadismo, ou faz uso contínuo e utiliza a TRT como "cruise".

Dito isso, se for pra usar deveria partir pro suprafisiologico, e isso terá seu preco.

Sobre a sua recuperação, nesses anos todos a sua intensidade certamente subiu, tendo mais intensidade pode diminuir o volume, quem sabe te auxilie com a recuperação.

Sono de usuário de esteroides normalmente eh uma bosta, leve isso em consideração se o seu já eh ruim.

Aliás, antes de tomar qualquer decisão tentaria primeiro esses dois ajustes, volume de treino e melhora do sono, ver se não resolve o problema.

Abraço.

Link para o comentário

Em 01/11/2024 em 12:46, Vitor_Maromba disse:

Sobre a sua recuperação, nesses anos todos a sua intensidade certamente subiu, tendo mais intensidade pode diminuir o volume, quem sabe te auxilie com a recuperação.

Sono de usuário de esteroides normalmente eh uma bosta, leve isso em consideração se o seu já eh ruim.

Aliás, antes de tomar qualquer decisão tentaria primeiro esses dois ajustes, volume de treino e melhora do sono, ver se não resolve o problema.

Obrigado pela resposta, caro colega.

Hummm é uma ideia interessante. Quem sabe reduzir um pouco mais o volume de treino e procurar terapias para um sono melhor não são o ideal?

Eu tinha uma ideia de que o sono de quem é usuário de AEs não era lá aquelas coisas mas não pensei que fosse tão ruim assim.

Obrigado pelas dicas, como eu disse, não quero tomar nenhuma decisão repentina, nem trocar o certo pelo duvidoso. Por isso prefiro vir aqui e trocar ideia com pessoas mais experientes e vividas nisso. Agradeço muito o seu comentário.

Link para o comentário

Eu descreveria meu físico como em forma, que talvez diriam que eu treino e tal, mas nada impressionante. Talvez porque eu nunca me foquei muito em hipertrofia.

Cara, que curioso. Tu treina há quanto tempo seguido? Tenho mais ou menos o mesmo peso e bf, mas sou mais alto e sempre treinei focado em hipertrofia. Não tenho a menor dúvida que dá pra dizer que eu treino (pelo menos sem camisa...), mas em compensação ainda sou muito mais fraco que tu. Rola uma foto do shape?

Eu já tenho um sono meio merda, sempre tive, por ter problemas de ansiedade, e agora to ficando cada vez mais cansado

Procura um médico do sono, muito provavelmente é isso aí que tá te fodendo.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...